Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para alcançar o objetivo de sua aula, o professor de Questão 71 Educação Física criou um circuito de atividades com as seguintes habilidades: correr, galopar, saltar, rolar, chutar e arremessar. Pode-se dizer que o objetivo dessa aula é trabalhar o(a):

O professor de Educação Física organiza as atividades do conteúdo ginástica, com o objetivo de despertar nos alunos uma postura cooperativa. Qual dimensão do conteúdo, o professor quer dar ênfase em sua aula?

Durante a realização de um jogo de handebol, ocorre a alternância de períodos de esforço e de recuperação. Essa alternância assemelha-se ao método de treinamento:

Assinale a alternativa que corretamente complete a lacuna.
A partir da vigência da Resolução CONFEF nQ 161/2008, os Conselhos Regionais de Educação Física - CREFs poderão efetuar a suspensão do registro dos Profissionais que estiverem com em atraso.

Segundó CREF3/SC, sobre a atividade profissional e o campo do profissional de Educação Física, afirma-se que:

A Atividade física regular propicia muitos benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doença arterial coronariana, diabetes mellitus, osteoporose dentre outros quadros deletérios associados ao sedentarismo (TRITSCHLER, 2003). Considerando que a atividade física e a aptidão física têm sido associadas ao bem estar, à saúde e à qualidade de vida das pessoas em todas as faixas etárias, relacione as colunas. I – Exercício Físico II – Aptidão Física III – Atividade Física IV – Estilo de Vida V – Qualidade de Vida A ) Conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas. B ) Condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano. C ) capacidade de conduzir tarefas diárias com rigor e vivacidade, sem fadiga inadequada a ampla energia para conduzir os momentos de lazer e as exigências das atividades da vida diária. D ) Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso. E ) Forma de atividade planejada, estruturada e repetitiva.

Considere o texto abaixo e responda a questão a seguir. Tênis X Frescobol (Rubem Alves) O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário - e é justamente para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro. O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que ninguém erre. O erro de um, no frescobol, é um acidente lamentável que não deveria ter acontecido, pois o gostoso mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir... E o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...
A crônica de Rubem Alves contextualiza duas práticas da cultura de movimento no qual a competição se desenvolve em perspectivas diferentes. O tênis da forma apresentada pelo autor pode ser associado à dimensão “rendimento” e o frescobol à dimensão “educação”. Relacione as colunas de acordo, associando os tipos de esporte às suas respectivas características. I – Esporte Rendimento II – Esporte Educação A- Objetiva o máximo desempenho. B- Visa à aprendizagem e orienta-se para a generalidade C- Enfatiza o processo. D- Preocupa-se com a pessoa comum e é inclusivo. E- Orienta-se para a especificidade.

A combinação de várias articulações que unem segmentos sucessivos constituem-se as denominadas cadeias cinéticas (TANAKA e FARAH, 1997). Considerase o movimento desenvolvido em cadeia cinética aberta e fechada de forma respectiva aqueles apontados na alternativa:

A periodização pode ser conceituada como o planejamento geral e detalhado do tempo disponível para treinamento, de acordo com objetivos intermediários perfeitamente estabelecidos, respeitandose os princípios científicos do treinamento desportivo (DANTAS, 1995). Estando no período destinado ao aprimoramento da força muscular, em sua variação força pura, qual das alternativas abaixo apresenta as características básicas das sessões destinadas ao aprimoramento desta valência física.

Um importante componente para o planejamento visando

à prescrição de atividades físicas são os testes. Estes

devem medir, consistentemente, o que se pretende que

meçam e devem ter o mesmo resultado independente

da pessoa que o está aplicando (MARINS e GIANNICH,

1998). Os testes forma idealizados com vistas a

estabelecer parâmetros em relação à seus objetivos.

Desta forma associe os testes contidos na coluna da

esquerda com seu objetivo contido na coluna da

esquerda.


A correta associação encontra-se localizada na

alternativa:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, três aspectos são fundamentais para a prática pedagógica do Professor de Educação Física.
Um desses aspectos afirma que o professor deve “reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência.” (BRASIL, 1998; p. 19)
O trecho em destaque refere–se ao

Sobre o diabetes tipo 2, analise as afirmativas a seguir. I. A atividade física se apresenta como um eficiente e seguro coadjuvante no tratamento e controle do diabetes tipo 2.
II. Está associado à obesidade e ao sedentarismo e caracteriza–se pela resistência à ação da insulina.
III. A atividade física mimetiza a ação da insulina no transporte da glicose para o interior das células.
Assinale

Kishimoto (2010) discute que o jogo infantil carrega uma série de características que o distingue de outros comportamentos.
Uma destas características é definida pelo predomínio da realidade interna sobre a externa, isto é, o sentido dado previamente pode ser substituído por um novo.
Esta característica é definida pela autora como

Segundo Borges (2005), são procedentes as críticas ao modelo curricular da formação de Professores de Educação Física.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. As críticas afirmam que o currículo está distante da realidade, estruturando–se de uma forma compartimentalizada, o que pode ser identificado na fragmentação entre teoria e prática.
II. As críticas afirmam que o currículo está estruturado com ênfase em conteúdos da área desportiva e biomédica
III. As críticas afirmam que o currículo separa os conhecimentos específicos da área da Educação Física dos conhecimentos pedagógicos, do conhecimento da sociedade e do conhecimento filosófico.
Assinale.

É de fundamental importância que reconheçamos o corpo como algo alicerçado pela e na cultura. Entretanto, este parece ser um grande desafio, porque rompe de certa forma, com o olhar naturalista sob o qual o corpo é entendido.
(GOELLNER, 2003. p. 28 – 29)
Neste sentido, as alternativas a seguir corroboram coma ideia apresentada no fragmento, à exceção de uma. Assinale–a. ele se atribuem.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282