Enquanto função psicomotora, o tônus interfere signifi cativamente não só nos aspectos afetivos, como também no diálogo corporal que o indivíduo estabelece com o mundo. Contudo, Fonseca (2009) admite que o estudo da função tônica se situa no estudo do sistema nervoso central, tratando-se de um dos mais vastos e complexos da neurofi siologia. Isso refere-se a um dos conceitos mais caros para o ensino da Educação Física, pois segundo esse autor a função tônica:
De acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários:
Em suas reflexões sobre o ensino da Educação Física, Hildebrant-Stramann (2003) afi rma a necessidade de mudanças radicais em nosso pensamento a fi m de que essas mudanças sejam efetivadas na ação educativa dos esportes na escola. Para o autor, são três as exigências:
Com relação às relações entre corpo e sociedade Jocimar Daólio refere: “O Corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, através do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais num processo de inCORPOração (a palavra é significativa). Mais do que uma aprendizagem do intelectual, o indivíduo adquire um conteúdo do cultural, que se instala no seu corpo, no conjunto de suas expressões” (DAOLIO, 1995). Considerando o corpo na perspectiva apresentada por Daolio (1995) onde este se situa como produto de uma construção social específica e cada gesto cada postura como expressão individual de uma totalidade social, é necessário que as práticas do profissional de Educação Física se distanciem daquelas tradicionais e mecanicistas e adotem uma prática:
A maior parte do movimento humano é uma combinação
complexa das formas básicas de movimento. Ao se
analisar o movimento a partir da perspectiva mecânica,
é prático separar movimentos complexos em seus
componentes linear e angular (HALL, 1991). Os planos
e eixos de referência são úteis na descrição de
movimentos corporais mais evidentes e na definição
da terminologia de movimento mais específico.
Relacione as colunas de acordo com as nomenclaturas
e as descrições dos principais movimentos corporais.
I.Flexão
II.Extensão
III.Abdução
IV.Adução
V.Circundução
A ) Movimento no plano
frontal, quando um
segmento move-se
para longe da linha
central (média) do
corpo.
B ) Movimento no plano
sagital, em que dois
segmentos do corpo
(proximal e distal)
aproximam-se um do
outro.
C ) Movimento de um
membro que descreve
um cone, combinando
os movimentos de
flexão, extensão,
abdução e adução.
D ) Movimento no plano
sagital, em que dois
segmentos do corpo
(proximal e distal)
afastam-se um do
outro.
E ) Movimento no plano
frontal, a partir de uma
posição de abdução de
volta à posição
anatômica.
Assinale a alternativa que estabelece a correta
associação entre a nomenclatura dos principais
movimentos corporais e seu conceito.
A estimulação das adaptações estruturais e funcionais
que aprimoram o desempenho em tarefas específicas
constitui o principal o principal objetivo do treinamento
com exercícios (McARDLE, KATCH e KATCH,2003) . O
planejamento das ações visando estas adaptações deve
respeitar entre outros aspectos a determinados
princípios de condicionamento fisiológico com vistas
a aprimorar o desempenho.
Relacione os princípios relacionados na coluna da
esquerda aos seus conceitos apresentados na coluna
da direita.
I – Princípio de
Sobrecarga
II – Princípio
de Especificidade
III – Princípio de
Diferenças Individuais
IV – Princípio
da Reversibilidade
A - Refere-se às
adaptações nas
funções metabólicas e
fisiológicas que
dependem do tipo de
carga imposta.
B - Declínio ou perda das
adaptações
fisiológicas e de
desempenho
decorrente da
diminuição ou
encerramento da
participação no
exercício regular.
C - Exercício realizado
com intensidade acima
dos níveis em relação
aos quais o indivíduo
encontra-se adaptado,
por meio da
manipulação das
variáveis como
frequência,
intensidade e duração.
D -Os benefícios ótimos
do treinamento são
conseguidos com
programas de
exercícios ajustados
às necessidades e
capacidades próprias
do participante.
A periodização pode ser definida como o estabelecimento de ciclos graduais relacionados à especificidade, à intensidade e ao volume de treinamento para atingir níveis máximos de condicionamento físico para a competição. Assinale a alternativa que estabelece uma relação incorreta entre os elementos vinculados à periodização.
De acordo com a Resolução CONFEF nº 206, em sua organização o CONFEF é constituído pelos seguintes Órgãos, exceto:
De acordo com a Lei nº 12.197/2010, que fixa limites para o valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Educação Física, analise as assertivas abaixo.
I. Na fixação do valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Educação Física, serão observados os seguintes limites: de R$500,00 (quinhentos reais), para pessoas físicas e de R$1000,00 (um mil reais), para pessoas jurídicas.
II. Os valores fixados nesta lei poderão ser corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, calculado pela Fundação Instituto de Geografia e Estatística – IBGE.
III. O Conselho Federal de Educação Física, anualmente, elaborará resolução aplicando, se julgar necessária, a correção aos valores de anuidades devidos pelas pessoas físicas e jurídicas nele inscritas e registradas por intermédio dos regionais, respeitados os limites desta lei.
IV. Os Conselhos Federal e Regionais de Educação Física apresentarão, anualmente, a prestação de suas contas aos seus registrados.
É correto o que se afirma em
A respeito dos recursos, segundo o Código Processual Regional de Ética, analise as assertivas abaixo.
I. As partes poderão interpor recurso ao Conselho Regional de Educação Física correspondente à Comissão de Ética Profissional (CEP) que exarou a decisão, passando a atuar o mesmo como Tribunal Regional de Ética (TRE). A interposição de recurso não suspende, todavia, a aplicação da pena imposta.
II. Os recursos de incidentes de instrução serão julgados pela Comissão de Ética Profissional (CEP), e os recursos de suspeição ou impedimento serão julgados pelo Tribunal Regional de Ética (TRE).
III. O prazo de interposição para todos os recursos será de 10 (dez) dias úteis, a contar da data da ciência da decisão ou da juntada do comprovante de Aviso de Recebimento (AR) aos autos, os quais deverão ser protocolados na sede do respectivo CREF ou na Secional onde estiver tramitando o processo, em duas vias, sendo uma para contra-recibo da parte.
IV. Em grau recursal, é possível a apresentação de fatos novos.
É correto o que se afirma em
A organização de eventos inclui a preparação do Cerimonial de Abertura. Um cerimonial é definido como um conjunto de formalidades e atos solenes que devem ser observados em eventos oficiais e seguem, portanto, normas oficiais. Sobre as normas oficiais, é correto afirmar que
Sobre as capacidades físicas aplicadas na atividade física e os termos alongamento, flexibilidade e mobilidade, assinale a alternativa correta.
Segundo Gallahue, espera-se que, aproximadamente aos 7 ou 8 anos de idade, todas as crianças atinjam o padrão de desempenho que corresponde ao estágio de transição dos movimentos fundamentais para os movimentos esportivos. Em relação às atividades oferecidas pelo professor de Educação Física nesta etapa da vida, é aconselhável que
"Mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha)." Com base nesta descrição, é correto afirmar que se trata da dança folclórica
Sobre o histórico e a origem dos jogos cooperativos, é correto afirmar que