Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considere as proposições acerca da prescrição de exercícios físicos a portadores de Diabetes Mellitus. A prescrição de exercícios para portadores de Diabetes Mellitus não Insulino-dependentes pode representar um papel importante na terapia destes indivíduos. Por outro lado, as motivações para o exercício, o conceito específico acerca de seu uso e os tipos de exercício que são aceitáveis podem se diferenciar consideravelmente entre grupos ou indivíduos. Desta forma As recomendações de exercícios devem seguir um protocolo único contemplando os diferentes tipos de diabetes (tipo I, tipo II ou pré-diabetes) inclusive no que diz respeito à idade ou sexo, a presença ou ausência de complicações crônicas relacionadas ao Diabetes. Assinale a opção correta acerca dessas proposições.

A convulsão pode ser definida como uma crise onde ocorre uma descarga elétrica anormal e excessiva por parte das células do cérebro, causada por traumas ou doenças pré-existentes. Pode levar a alterações súbitas na atenção, no comportamento, na consciência e no controle muscular do indivíduo (FLEGEL, 2002). O profissional de Educação Física ao intervir em um quadro de convulsão de deve guiar-se por alguns procedimentos dentre eles: I.É indispensável controlar os movimentos da vítima; II.Proteger a vítima contra ferimentos, afastando qualquer objeto da vítima; III.Inserir de forma criteriosa um objeto não cortante na boca da vítima com vistas a preservar a respiração; IV.Girar a cabeça da vítima lateralmente, em um momento de diminuição dos espasmos, para que a saliva não obstrua as vias aéreas; V.Ao final da crise faça com que a vítima descanse. Com relação aos procedimentos acima listados estão corretos apenas apontados nos itens:

Segundo Corsino (2010), “muito se ouve entre professores de Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se passa por uma convincente justificativa para as separações por sexo”.
Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam aprender a ser tolerantes.
II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações sociais autoritárias.
III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e intelectuais.
Assinale:

O estímulo à prática da atividade física regular, seja na escola ou fora dela, tem sido reconhecido por seus efeitos benéficos, principalmente no controle da obesidade (PALMA, 2000). Esta, que é uma questão de saúde pública, pode ser monitorada pelo professor de Educação Física no âmbito da escola por meio do cálculo de um índice denominado IMC (Índice de Massa Corporal).
Assinale a alternativa que indica a expressão que permite o cálculo do IMC.

A respeito dos exercícios abdominais, assinale a afirmativa correta.

Leia o fragmento a seguir:
O próprio termo “esporte”, sob o patrocínio das _____, adquiriu múltiplos significados, passando a designar, além das modalidades tradicionais (handebol, atletismo etc.) atividades tão diversas como os esportes radicais e a ginástica aeróbica. (...) Cabe também uma observação em relação à Atividade Rítmica, já que o _____ está presente em todos os outros conteúdos, e ao mesmo tempo é bem visível nas manifestações da cultura de movimento que se caracterizam pela intenção explícita de expressão por meio de movimentos/gestos coreografados na presença de _____e _____.” (SÃO PAULO, 2008; p- 44- Adaptado).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Com relação à importância da dança no âmbito escolar, analise o fragmento a seguir.
“Linguagem artística não _____, patrimônio de todos os seres _____, na qual se manifesta a visão _____, sensível, estética e emocional de si mesmo, da sociedade e do mundo em que estão inseridos, utilizando como fonte e instrumento de _____ e comunicação de seu próprio corpo, segundo as possibilidades deste.” (STOKOE apud LOMAKINE, 2007; p. 42. Adaptado).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Sobre as características do esporte moderno, segundo Stigger (2005), analise as afirmativas a seguir.
I. No esporte moderno, o recorde é caracterizado por uma combinação do impulso para a quantificação com o desejo de vitória, ligado à ideia de comparação e progresso.
II. O esporte moderno é realizado dentro de um sistema de organização (com hierarquia, funções, etc.) de competições unificadas e universais, que permitem disputas em diversos níveis (local, nacional e internacional).
III. O esporte moderno caracteriza–se por transformar todas as façanhas atléticas em algo que pode ser quantificado e medido (número de pontos ou gols, medidas de tempo e distância).
Assinale:

Considere as seguintes afirmações:
I. A Presidência do CREF3/SC será exercida por um Presidente e por dois Vice-Presidentes.
II. Caberá recurso ao CREF3/SC, no prazo máximo de 10 (dez) dias, de atos e decisões do Presidente que atentarem contra expressa decisão prevista no Estatuto ou nesse Regimento.
III. Incumbe ao presidente autorizar a realização de sindicância e a instauração de inquéritos.
IV. A Diretoria do CREF3/SC é o órgão que exerce as funções administrativas e executivas do Conselho eserá constituída pelo Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice­ Presidente, 1Q Secretário, 2Q Secretário, 1Q Tesoureiro e 2Q Tesoureiro.

É correto o que se afirma em:

Considere as seguintes funções:
I. Verificar se os prestadores de atividades físicas estão inscritos no Conselho Regional.
II. Verificar se as pessoas jurídicas, prestadoras de serviço em atividades físicas, desportivas e similares, estão devidamente regularizadas no Conselho.
III. Verificar se os estágios estão devidamente regularizados conforme resolução vigente do CONFEF.
IV. Lavrar o Termo de Fiscalização que deverá ser também assinado pelo Profissional Fiscalizado ou pelo responsável do estabelecimento, organização ou pessoa jurídica vistoriada.
De acordo com a Resolução CONFEF nº 23/2000, que dispõe sobre a fiscalização e orientação do exercício Profissional e das Pessoas Jurídicas no exercício de suas atribuições, o(s} Profissional(is} de Educação Física, agentes de orientação e fiscalização, adotarão as providências contidas em: (e) somente II e IV.

A aprendizagem de habilidades motoras progride sequencialmente de forma previsível e independente da idade do aprendiz. Gallahue e Ozmun (2003) classifi cam o desenvolvimento dessa aprendizagem nos níveis inicial, intermediário e avançado, caracterizados respectivamente por movimentos:

Uma questão polêmica na educação física escolar é a avaliação. Tal problema é detectado ainda na formação de professores dentro das universidades, como afi rma a pesquisa de Paiva e Souza (in Monteiro e Cupollilo, 2011), em que aponta que o ensino sobre a avaliação ainda possui características conservadoras e limitadas. Portanto, a hipótese da pesquisa demonstra que professores avaliam de acordo com a forma denominada “tendência clássica de avaliação”. Tal tendência expressa uma avaliação centrada nos seguintes fatores:

Segundo Soler (2006), o jogo possui importância fundamental na formação e desenvolvimento do ser humano. O autor cita pesquisas de Friedmann (1996) para afi rmar que diversos enfoques da sociedade são projetados na prática do jogo. Esses enfoques são:

De acordo com a Resolução CONFEF nº 137/2007, que dispõe sobre o Código Processual de Ética do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, correto afirmar que

São características próprias da atividade lúdica, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282