A função de controle no processo administrativo implica em:
Trata-se do método de formulação de estratégias gerenciais que determina onde estamos hoje, para onde queremos ir e como vamos chegar lá:
Gestão estratégica de pessoas é
As ferramentas para traduzir as declarações estratégicas genéricas em hipóteses, objetivos, indicadores e metas específicas são fornecidas pelo Balanced Scorecard (BSC) que, nessa perspectiva conceitual,
Em relação a mudança organizacional, considere:
I. São presenciados simultaneamente três campos de força em uma organização em mudança, que se caracterizam por desejar a mudança, evitar a mudança e implementa-la.
II. A história da mudança mostra que, quando as condições melhoram, as pessoas se mostram insatisfeitas; não se contentam por terem progredido tanto e reclamam sobre o que ainda devem percorrer.
III. O modelo de mudança de Lewin expõe três passos para a introdução da mudança, identificado-os sequencialmente como mudança, descongelamento e recongelamento.
IV. Uma dificuldade na gestão da mudança ocorre pelo fato de a empresa desejar ou necessitar mudar e os indivíduos, embora possam inicialmente colocar-se a favor, tendem a resistir à medida que as mudanças ocorrem.
Está correto o que se afirma APENAS em
Em relação à análise econômica de investimentos, considere:
I. As técnicas de análise de investimentos valem-se de alguns estratagemas como a análise da TIR e do VPL.
II. Quando o VPL é maior que zero, a organização obterá um retorno maior que seu custo de capital.
III. A TIR é a taxa de desconto que faz o VPL de um projeto de investimento igualar-se a zero.
IV. O payback é muito utilizado na análise de investimentos por considerar o valor do dinheiro ao longo do tempo.
Está correto o que se afirma em
Em relação à comunicação nas organizações, analise.
I. Uma comunicação eficaz é um processo horizontal, em que todos os envolvidos mantêm uma ética relacional.
II. É possível melhorar a comunicação por meio de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
III. A comunicação é elemento acessório no processo de busca de qualidade nas organizações.
Assinale
A tomada de decisão em grupo depende da tarefa e do grupo e pode assumir várias formas. Em uma decisão por consenso, todos os membros
A abordagem da administração de que não se atinge a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional e que a estrutura de uma organização e seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo, refere-se a:
Para Maslow as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influenciação. Nesta hierarquia de necessidades, visualizadas por Maslow como uma pirâmide, são consideradas necessidades secundárias, EXCETO:
A experiência de Hawthorne conduzida por Elton Mayo procurou estabelecer relações de diversos fatores inerentes às organizações como iluminação, fadiga e turnover, com a eficiência dos operários. Foi descoberta uma teoria que chegou à seguinte conclusão a respeito do comportamento do homem:
Considere que, em reunião, um executivo cobrou do diretorpresidente da empresa o desejo de participar mais de decisões, exigindo diversidade, autonomia e possibilidade de enfrentar maiores desafios em suas atribuições. Essa motivação do executivo faz parte da hierarquia das necessidades de Maslow denominada:
Na teoria geral dos sistemas foram criadas formulações conceituais que podem ter aplicações na realidade empírica, com integração das ciências sociais e naturais. Dentre essas formulações, a que concebe a organização como um sistema sociotécnico aberto e em interação constante com seu ambiente e com seus subsistemas segue o modelo de:
Considere a técnica de fluxogramação que tem como objetivo padronizar a representação dos métodos e procedimentos administrativos e que identifica de imediato o trajeto da informação ou o passo realizado, sem identificar, porém, quem executou, nem onde executou. Essa técnica é conhecida como:
Uma organização busca melhorar a qualidade de seus produtos e serviços mensurando, estatisticamente, seus resultados e a compara com os próprios padrões ou com os padrões das empresas de referência do mercado. Esse procedimento se refere à técnica denominada: