A departamentalização, que consiste na divisão de tarefas em blocos, unidades ou áreas de trabalho, com base em critérios específicos, tem a finalidade de elevar a entropia do sistema organizacional.
Os padrões culturais das organizações moldam os comportamentos, dão sentido aos pensamentos e canalizam as emoções, sendo, pois, mecanismos de controle organizacional.
Julgue os seguintes itens, relativos ao planejamento estratégico.
De acordo com especialistas, a maior parte das organizações ainda emprega técnicas de planejamento embasadas unicamente na superação de situações passadas.
No que diz respeito à gestão de processos, julgue os seguintes itens.
O diagrama de Ishikawa permite a identificação das causas que geram efeito negativo em um processo.
Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
O método de observação direta é o mais adequado para se analisar o cargo de diretor financeiro de uma grande organização.
No que se refere ao recrutamento e à seleção, julgue os itens que se seguem.
O processo de seleção objetiva atrair as pessoas necessárias para ocupar cargos ou funções na organização.
Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de pessoas.
A gestão de pessoas é situacional e contingencial, o que impede ao gerente de pessoal de uma organização implementar, do mesmo modo, as práticas e políticas de recursos humanos por ele adotadas em outra organização e em outro momento.
Acerca de gestão de projetos, julgue os próximos itens.
De acordo com a estrutura analítica do projeto (EAP), divide-se o escopo do projeto em partes menores e mais gerenciáveis, no intuito de facilitar a gestão.
Com relação à ferramenta de gestão denominada balanced scorecard, julgue os itens subsequentes.
As rupturas no sistema de gestão são a principal causa do baixo desempenho das organizações. Embora exista uma grande quantidade de ferramentas para formulação de estratégias, há dificuldades de integrá-las de modo satisfatório.
Com relação ao planejamento estratégico, visão, missão e análise SWOT, julgue os itens subsequentes.
A análise situacional das forças e fraquezas pela matriz SWOT permite ver a situação da organização frente ao ambiente, ou seja, os aspectos positivos e negativos que devem ser aprimorados pela empresa.
Uma empresa deseja expandir suas vendas para outros países, mas não conta com os recursos necessários para investir nessa ação. Tampouco conta com pessoal capacitado para entender mercados externos e propor ações de marketing. Ao mesmo tempo, seus diretores não querem compartilhar o processo de produção inovador da empresa, que garante uma vantagem competitiva bastante considerável.
A alternativa que envolve menos investimentos, sendo a melhor opção para essa empresa ingressar no mercado externo, é
Uma empresa está analisando a possibilidade de adquirir uma nova máquina no valor de R$ 360.000,00. O valor esperado do retorno líquido no 1o ano é de R$ 106.000,00, no 2o ano é de R$ 112.360,00 e no 3o ano é de R$ 119.100,16. A taxa de retorno desejada pela empresa é de 6% ao ano.
Com base nessas informações, conclui-se que a compra da nova máquina
Uma organização do setor educacional está sofrendo uma reestruturação com o objetivo de otimizar e melhorar o fluxo de suas atividades.
A organização identificou que seria necessário adequar as tarefas, os poderes e as responsabilidades, definindo, para isso, uma estrutura organizacional que possibilitasse alocar todas as pessoas agrupadas numa atividade funcional como os departamentos de marketing ou finanças, em uma mesma unidade.
O tipo de estrutura organizacional definido por essa organização é de estrutura
Um consultor, especializado na elaboração de estratégias para empresas de grande porte do setor de siderurgia, está explicando para os diretores de uma organização o processo que utiliza nesse tipo de trabalho.
Durante sua palestra, ele citou as características dos problemas que o nível institucional enfrenta e que os leva a determinar as estratégias que adotará em seu planejamento.
Os problemas enfrentados pelos gestores do nível institucional, que devem ser considerados na elaboração de seu planejamento, apresentam as seguintes características:
Vários são os níveis organizacionais. Relativamente ao nível institucional é CORRETO afirmar: