Sobre planejamento, analise as afirmativas abaixo.
I. Planejamento estratégico é o processo de definir atividades e recursos, ele é feito na base da pirâmide e para realização de qualquer objetivo.
II. Planos funcionais são elaborados para possibilitar a realização de planos do topo da organização.
III. Planejamento operacional é o processo de definir objetivos e formas de realizá-los e definem planos para toda a organização.
Estão corretas as afirmativas:
O administrador ao estabelecer padrões de desempenho que demonstram a evolução e qualidade do trabalho de acordo com os objetivos de longo prazo, monitorando o desempenho dos colaboradores por meio da coleta de dados e fornecendo para as pessoas feedback a respeito do seu progresso identificando os erros para correção, são atitudes pertinentes à função da administração denominada________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa que nomeia o processo responsável pela intensidade, direção e persistência de esforços de uma pessoa para alcançar um objetivo.
Identifique entre as alternativas abaixo qual a que relaciona corretamente as principais necessidades humanas segundo Maslow.
São equipes onde os líderes são escolhidos em função da sua própria contribuição, podendo se alternar seja pela característica da tarefa ou para que todos participem. A estas equipes denominamos _________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Os sistemas de gestão de qualidade foram inicialmente desenvolvidos em organizações onde procedimentos repetitivos facilitaram a análise de processos, sua padronização e consequente melhoria, como por exemplo a indústria de série. Para tanto, faz-se necessário adotar os Processos de Gerenciamento da Qualidade como principal ferramenta para garantir a implantação das melhores práticas e qualidade nas atividades empresariais. Assinale a alternativa correta que expressa o gerenciamento da qualidade:
Benchmarking (avaliação comparativa), é um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho nas organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional. O objetivo maior do benchmarking é captar e aprender, identificando oportunidades e ameaças. Assinale a alternativa incorreta sobre os principais objetivos do benchmarking.
No que se refere à gestão de pessoas, julgue o item.
A liderança emerge da necessidade de liderança de um grupo e está ligada à conjuntura social, econômica e política em que este grupo se apresenta.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão estratégica desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, integrando e balanceando os principais indicadores de desempenho existentes em uma organização. Permite acompanhar continuamente a organização, girando ao redor de 4 (quatro) perspectivas. Uma das principais críticas que o BSC recebe é justamente não contemplar em suas perspectivas as singularidades das organizações públicas. NÃO corresponde a uma das perspectivas do BSC:
O Planejamento, que faz parte do Ciclo PDCA (método interativo de gestão de quatro passos), tem na sua análise de problema a folha de verificação. Portanto, qual a finalidade da folha de verificação?
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O acréscimo do capital intelectual é primordial tanto para as corporações quanto para os indivíduos que nela trabalham, dado e este fato, as organizações vem desenvolvendo as competências das pessoas.
PORQUE
II. A atualização profissional faz com que as pessoas adquiram novas habilidades dando-lhes a oportunidade de mostrar suas capacidades diante dos comportamentos e atitudes tomadas ao longo de sua jornada profissional.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As ferramentas da qualidade auxiliam o gestor a lidar com problemas e variáveis que surjam na organização.
Relacione os nomes/números (1 a 4) aos conceitos/alíneas (“a” a “d”) correspondentes.
(a) é utilizado para categorizar e priorizar os problemas e suas causas, com a máxima de que 80% dos problemas são gerados por 20% das causas, ou seja, determinadas causas impactam mais nos problemas da organização do que outras. Assim, permite-se identificar as causas mais problemas e priorizar as soluções.
(b) é um gráfico quantitativo, que permite agrupar as variáveis por quantidade. Consiste em agrupar determinados dados conforme suas frequências, identificando-os mediante barras.
(c) é um tipo de gráfico utilizado para medir a variação de defeitos de um determinado processo. Possui uma linha média e um limite mínimo e máximo de tolerância, e, se o processo estiver dentro desses limites, está no nível aceitável de variação. Caso ultrapasse, precisa ser verificado o porquê e corrigir.
(d) serve para demonstrar a correlação entre duas ou mais variáveis, em que se demonstra o impacto que a alteração de uma determinada variável vai gerar em outra (exemplo clássico: aumento da temperatura e vendas de sorvete).
Assinale a alternativa que indica a correspondência CORRETA.