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Folha de respostas:

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No que se refere à gestão de conflitos, julgue o item subsequente.

A abordagem de processo é uma forma de gestão de conflitos que pode envolver as partes envolvidas no conflito e uma terceira parte, com objetivo de amenizar o conflito por
meio de sua desativação — uma das partes opta pela cooperação —, de reunião de confrontação entre as partes, ou de colaboração, que ocorre após passadas as etapas anteriores, com as partes buscando uma resolução vantajosa para todos.

Julgue os próximos itens, que dizem respeito às principais abordagens da administração, à transparência na administração pública, aos processos participativos de gestão pública e ao plano de reforma do aparelho do Estado.

Entre os objetivos do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, incluíam-se o desenho de políticas compatíveis com o contexto democrático, a eficiência na gestão pública com a garantia dos direitos fundamentais, civis e sociais, com vistas à correção do desequilíbrio de renda entre as camadas sociais, e à busca da estabilidade do ambiente social.

Em relação a assuntos inerentes ao processo administrativo, julgue o item a seguir.

A adoção do sistema de departamentalização por funções é vantajosa para a instituição na medida em que as responsabilidades pelo desempenho geral são compartilhadas entre as gerências, entretanto tal prática implica a redução do controle das funções pela alta administração.

Em relação à gestão de processos no setor público, julgue os itens a seguir.

I Em um órgão público, o atendimento aos cidadãos é considerado um processo central.
II Quanto menor o número de processos, mais eficiente tende a ser a organização.
III Processos de apoio são aqueles que sustentam os processos centrais.

Assinale a opção correta.

A Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e o Banco Central do Brasil (BACEN) são entes

Segundo Mintzberg, há várias concepções acerca da Estratégia que podem ser úteis para entender as opções de uma organização, denominadas “5 Ps” da Estratégia. NÃO está entre elas:

Nos apontamentos de Prahaland e Krisshnan (2008), a Arquitetura Organizacional pode ser dividida em: Arquitetura Organizacional Técnica e Arquitetura Social. A respeito das características dessas duas arquiteturas, analise as assertivas abaixo:

I. A arquitetura técnica impacta informação e comunicação.
II. A arquitetura social impacta estruturas e decisões.
III. Um dos focos da arquitetura técnica está nas habilidades pessoais.
IV. Um dos focos da arquitetura social está no banco de dados.

Quais estão corretas?

Uma organização implantou recentemente mudança significativa em seus processos internos e atualização tecnológica em seus sistemas de informação. Essas mudanças implicaram demissões e realocação de pessoal para outras áreas e funções. Após os cortes e realocações de pessoal, a alta direção comunicou aos funcionários que “a transformação está apenas começando, vamos todos construir uma nova organização”. Poucas semanas após essa comunicação, uma pesquisa de clima realizada pela área de RH revelou insatisfação e falta de confiança em relação às mudanças em andamento, além de medo e ansiedade generalizada entre os funcionários. Para superar o que considerou “uma resistência natural à mudança”, a alta direção encarregou a área de RH de realizar um programa de aconselhamento aos funcionários, associado a terapias voltadas ao bem-estar.

 

A estratégia utilizada para reduzir a resistência à mudança e uma de suas desvantagens são, respectivamente:

Sobre os indicadores de desempenho, assinale a alternativa INCORRETA.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre liderança e motivação.

Um gerente de RH precisa definir o salário inicial para um cargo novo de nível superior em sua organização: o de analista em sustentabilidade ambiental. O gerente não tem ideia de um valor adequado. Assim, usou a média dos salários iniciais dos cargos de nível superior da organização e, a partir desse valor, estabeleceu um salário inicial 30% maior – considerando a urgência na contratação desses profissionais.

Em seu processo de tomada de decisão, o gerente incorreu no viés conhecido como:

Ao longo da última década, a administração pública brasileira realizou inúmeros esforços e iniciativas articulados para gerar valor às agências públicas e corporativas, por meio de uma tríade de iniciativas voltadas à governança, gestão de riscos e integridade.

Dentro dessa tríade, a gestão de riscos é fundamentalmente voltada a:

A Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência) acrescentou dispositivos à Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Consoante o disposto na legislação citada, assinale a afirmativa INCORRETA.

Planejamento é uma das funções administrativas mais importantes, tendo o seu foco voltado para

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