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A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa e recebe a máxima prioridade de todos os executivos, pois se trata do processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra, podendo ser compartilhada por ambas. A comunicação é um processo cíclico composto por seis etapas: Emissor ou fonte; Transmissor; Canal; Receptor; Destino e Ruído. Assinale a alternativa correta que fala da etapa “Receptor”.

A Reengenharia também é uma ferramenta de qualidade e o seu conceito é “começar do zero”, não significa reformular o que existe ou fazer mudanças tímidas que deixem as estruturas básicas intactas, significa abandonar procedimentos consagrados e reexaminar o trabalho necessário para criar os bens e serviços oferecendo aos clientes o que eles desejam. Os esforços de reengenharia em geral têm quatro grandes ingredientes. Assinale a alternativa incorreta sobre o assunto.

O Japão derrotado pós-guerra, sofria com as suas fábricas sujas e desorganizadas, produtos sem qualidade e desperdícios de materiais. Foi nesse cenário que no final da década de 1960, nasce o “movimento” ferramenta de qualidade 5S como parte do esforço para reconstruir o pais. O conceito “5S” é uma filosofia voltada para a mobilização dos colaboradores, através da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação de desperdícios, arrumação de salas e limpeza. Assinale a alternativa incorreta quanto às características do conceito 5S:

No nível institucional, o planejamento e a organização manifestam-se, respectivamente, como

Acerca de administração e processo administrativo, julgue o item a seguir.

A superespecialização é uma limitação comum na departamentalização funcional.

Em uma situação hipotética, após completar uma semana de expediente no Tribunal de Justiça, um analista se colocou em uma situação de tentar decifrar a cultura daquela organização. Contudo, com pouco tempo de admissão, ele constatou que aquilo que ele podia ver e decifrar estava restrito aos “artefatos”, que são representados por

Vários estudiosos já se debruçaram sobre o fenômeno da motivação no ambiente do trabalho, apresentando teorias que buscam explicar os fatores ou as dinâmicas que induzem a motivação e o que apresenta efeito inverso.

Nesse contexto, a Teoria X, apresentada por McGregor, centra-se em aspectos

Considere que determinado setor de uma organização (Setor “A”) tenha se destacado por apresentar um número significativo de decisões programadas em comparação com os demais setores, estes que apresentaram um volume mais expressivo de decisões não programadas.

Levando em conta os conceitos que a doutrina apresenta para tal categorização de decisões, é possível inferir que o referido Setor “A”

Uma organização que apresente um percentual de decisões não programadas significativamente superior ao de decisões programadas, considerando os conceitos que permeiam tal categorização corrente na doutrina,

Considere as quatro perguntas seguintes.

I O que somos?

II Aonde queremos chegar?

III O que temos na empresa?

IV Como fazer?

Essas perguntas representam, respectivamente, os seguintes conceitos.

Considere o organograma mostrado a seguir.

Segundo Herbert Simon, a organização pode ser entendida como um sistema de decisões, sendo a tomada de decisão uma das tarefas mais características do administrador. A literatura destaca, ainda, que as decisões podem ser tomadas tanto para solucionar problemas, como para aproveitar oportunidades.

Fixadas essas premissas gerais, emerge a conhecida categorização das decisões como “programadas” e “não programadas”, tomando por base

Um funcionário que ocupava um cargo de gerente na área comercial de uma organização dedicava boa parte do seu tempo à programação do trabalho dos subordinados e à partilha de informação com os subordinados por meio de reuniões formais. Ao ser promovido ao cargo de diretor da área, passou a dedicar a maior parte do tempo à identificação de novas oportunidades de negócios para a organização.

Os papéis desempenhados pelo funcionário como gerente e o papel desempenhado como diretor são, respectivamente:

Um gerente percebe que sua equipe está insatisfeita e desmotivada para a realização do trabalho. O gerente marcou uma reunião com os membros da equipe, para que pudessem exprimir as razões da sua desmotivação. De uma maneira geral, os membros da equipe relataram que: percebem que a avaliação de desempenho não é transparente e que “sempre as mesmas pessoas recebem as avaliações mais altas”; valorizam, acima de tudo, a cooperação e um ambiente de trabalho amigável.

De acordo com as teorias de motivação, os membros da equipe apresentam:

Em sua atuação nas diversas organizações, os administradores desempenham uma variedade de papéis, que podem ser agrupados em três categorias, como proposto por Minztberg: interpessoais, informacionais e decisórios. Essas três categorias abarcam, no total, dez papéis diversos.

Sobre o papel de monitor, é correto afirmar que:

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