As pessoas em todos os níveis da organização são
consideradas atualmente parceiros que conduzem os
negócios da empresa e tomam decisões para obter
resultados desejados.
PORQUE
atualmente há uma nova filosofia de ação nas
organizações bem sucedidas que considera o
colaborador agente proativo, o principal cliente da
empresa.
Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar
que
Julgue os itens seguintes, referentes a planejamento estratégico e estratégias organizacionais.
Entre as estratégias organizacionais mais praticadas,
destacam-se a estratégia de sobrevivência, para quando o
ambiente e a empresa estiverem em situação inadequada ou
apresentarem perspectivas caóticas; a estratégia de
manutenção, para o caso de a empresa identificar um ambiente
com ameaças, mas dispor de uma série de pontos fortes;
a estratégia de crescimento, para quando a empresa tiver
predominantemente pontos fracos, mas o ambiente
proporcionar situações favoráveis; e a estratégia de
desenvolvimento, para quando houver predominância
de pontos fortes e de oportunidades.
Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.
A adoção do Balanced Scorecard em um contexto público
requer adaptações desde a adequação das perspectivas até
o rearranjo de indicadores relevantes, válidos e confiáveis, o
que, por sua vez, potencializa as chances de sucesso do
processo de formulação e implementação de políticas públicas.
Julgue os itens que se seguem, referentes a educação, treinamento
e desenvolvimento.
A cultura de uma organização pode ser responsável pelo baixo
impacto de treinamentos dos servidores.
A respeito de planejamento estratégico e processos associados, bem
como de metas estratégicas e resultados pretendidos, julgue os itens
a seguir.
Antes das estratégias para o alcance dos objetivos, a empresa
deve definir sua missão organizacional, ou seja, seu objetivo
principal a ser perseguido: o ponto ao qual ela deverá chegar
no futuro próximo ou distante.
Com relação ao balanced scorecard (BSC) e a indicadores de desempenho, julgue os itens subsecutivos
O BSC é uma metodologia que trabalha sob três perspectivas empresariais, formando um tripé que, se bem observado, resultará no
equilíbrio organizacional da empresa.
Julgue os itens a seguir, acerca da educação corporativa.
Segundo a teoria do capital intelectual, quanto maior a
escolaridade do indivíduo, maiores serão suas chances de
aumento de renda.
O volume de atividades de um tribunal aumenta
significativamente, mas a mão de obra disponível não aumenta na
mesma proporção. A implantação de um programa de qualidade é
uma das alternativas para minimizar as dificuldades advindas desse
quadro.
Tendo como referência essas informações, assinale a opção correta
relacionada à gestão da qualidade.
Tanto em instituições privadas quanto nas públicas, é essencial a
liderança, consistente no poder de influenciar as pessoas para a
consecução dos objetivos institucionais. A partir dessa afirmação,
assinale a opção correta.
A busca pelo melhor resultado geral na realização das atividades da
organização — independentemente de onde elas sejam realizadas
— com foco no resultado do processo e na entrega de valor ao
cliente relaciona-se à
Julgue os próximos itens, referentes a administração geral e pública.
Um gestor que se utiliza da administração por objetivos deve fixar as metas organizacionais em conjunto com seus subordinados, buscando interligar os objetivos departamentais, mesmo que vários desses objetivos estejam apoiados em princípios básicos diferentes entre si.
A respeito de controle, gestão de pessoas, gestão da qualidade e
modelo de excelências gerencial, julgue os itens seguintes.
De acordo com Feigenbaum, a qualidade está associada à possibilidade de se disponibilizar para o cliente o melhor produto a despeito do preço de venda.
Uma empresa, com o objetivo de atrair mais clientes, está-se organizando para melhorar a qualidade de seus serviços.
Constitui condição necessária para que o cliente possa perceber a qualidade na prestação de um serviço a
Atualmente, a maior parte dos empregos concentra-se no setor de serviços. Torna-se fundamental que a prestação de serviços receba atenção das empresas, já que, se bem executada, pode significar um diferencial competitivo.
No atendimento ao público é fundamental que o atendente
Herzberg e seus associados desenvolveram um modelo de motivação baseado em fatores motivacionais e de