São características dos líderes transformacionais:
I.Negocia a troca de recompensas por esforço, promete
recompensas pelo bom desempenho, reconhece
as conquistas.
II.Comunica suas altas expectativas, utiliza símbolos
para focar os esforços, expressa propósitos importantes
de maneira simples.
III.Promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa
resolução de problemas.
IV.Intervém apenas quando os padrões não são alcan-
çados.
Está correto o que consta APENAS em
Planejamento é essencial na gestão. A respeito de
ferramentas utilizadas nos níveis de planejamento das
organizações, considere:
I. A Administração de Portfólios (projetos, investimentos,
análise de viabilidade) é utilizada no Planejamento
Estratégico.
II. A Gestão Integrada de funções, por meio de aplicativos
ERP − Enterprise Resource Planning, é
utilizada no Planejamento Operacional.
III. A Administração por Processos é uma ferramenta
utilizada no Planejamento Funcional ou Tático.
Está correto o que consta APENAS em
Comunicar é gerar uma ação em comum. Sobre algumas
ações e definições envolvidas em um processo
comunicativo eficiente e eficaz, analise as sentenças
abaixo, atribua valores verdadeiro (V ) ou falso (F ),
e assinale a alternativa que representa a seqüência
correta de cima para baixo:
( ) Fazer comunicação é comungar, partilhar, tornar comum
a outros: ideias, sentimentos, ações.
( ) Ofertar é outro ato básico da comunicação. Significa
partilhar com o outro algo que é seu, ou que está sobre
seus cuidados.
( ) Ofertar algo que não se tem é inconsequência, e pode
gerar muitos desencontros ao longo de um processo
comunicativo. Nunca devemos ofertar ou prometer
aquilo que não poderemos cumprir.
Existem várias formas de se avaliar o desempenho
humano dentro das empresas. Sobre o tema, leia as
sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I.Por meio do processo de avaliação, informação e
reforço, ou correção do desempenho humano, podese
fornecer um retomo aos funcionários quanto à sua
atuação dentro da empresa, para que, a partir de então,
ele tenha condições de melhorar sua performance
quando assim se fizer necessário.
II.O reforço ou a correção de um desempenho deve ser
praticado em algum momento, sem grande brevidade.
Um comportamento avaliado muito tempo depois de
ocorrido geralmente surte efeitos mais positivos.
III.O bom desempenho deve ser incentivado por meio de
mecanismos de reforço, a exemplo das recompensas.
Estão corretas as afirmativas:
O desempenho da administração reflete diretamente
sobre o desempenho da empresa. Existem alguns
sistemas que avaliam o desempenho das organizações.
Sobre o tema e alguns conceitos pertinentes, leia as
sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I.A eficiência de uma organização depende de como seus
recursos são utilizados.
II.Existem alguns critérios importantes para a avaliação
do desempenho de uma organização. A exemplo da
eficiência no uso dos recursos, qualidade dos produtos
e serviços, satisfação dos clientes.
III.O desperdício é uma atividade que consome recursos
mas não agrega valor ao produto ou serviço.
Estão corretas as afirmativas:
O processo de tomada de decisões é um processo de
muita importância dentro da administração. Sobre o
tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:
I.Uma decisão é uma escolha que se faz dentre
alternativas ou possibilidades.
II.Uma decisão quando colocada em prática, nunca origina
outras decisões decorrentes ou um outro processo de
resolução de problemas.
III.As decisões elevem ser tomadas para que problemas
sejam resolvidos ou oportunidades aproveitadas.
Estão corretas as afirmativas:
O processo de controle produz informações úteis que
auxiliarão na tomada de decisões. Sobre o processo de
controle dentro das empresas, leia as sentenças abaixo
e assinale a alternativa correta:
I.Uma das finalidades do processo de controle é fornecer
informações relevantes aos gestores que os auxiliarão
no desempenho de suas atividades.
II.O processo de comparação entre o que foi planejado
e o que está sendo executado e a obtenção das
correspondentes conclusões sobre o desempenho é
também considerado processo de avaliação.
III.A definição e conhecimento dos padrões permite a
avaliação eficaz sobre o desempenho e a identificação
das decisões corretas a serem tomadas.
Estão corretas as afirmativas:
No que se refere às características básicas das organizações modernas, julgue os itens a seguir
Na evolução das estruturas organizacionais, espera-se que essas estruturas tornem-se gradativamente mais simples e flexíveis, de modo a terem, como consequência, níveis mais elevados de motivação, comprometimento, produtividade e qualidade.
A gestão de processos, tanto na administração pública quanto na privada, sustenta-se em conceitos fundamentais a partir dos quais se extraem os elementos de um processo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A parte referente a atividades é a de menor nível de
complexidade entre as que compõem um mapeamento
de processo.
A respeito de planejamento e avaliação, funções fundamentais em políticas públicas, julgue os itens subsequentes.
O processo de planejamento governamental compreende as
funções de planejamento, execução e controle.
Julgue os itens a seguir, referentes a comportamento organizacional
De acordo com a teoria motivacional do estabelecimento de
objetivos, pessoas orientadas por gestores que adotam estilos
mais participativos de liderança e de gestão apresentam melhor
desempenho profissional, já que elas trabalham com objetivos
claros, específicos e desafiadores e recebem feedbacks
gerenciais.
A coluna da esquerda apresenta Teorias da Administração e a da direita, seus principais teóricos e visão de homem (funcionário). Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Teoria da Administração Científica ( )H. Simon e D. McGregor; Homem Administrativo 2 - Teoria Contingencial ( )L. V. Bertanlanffy e D. Katz; Homem Funcional 3 - Teoria Comportamental ( )J. Woodward e A. Chandler; Homem Complexo 4 - Teoria Sistêmica ( )F. W. Taylor e F. Gilbreth; Homem Econômico Marque a sequência correta.
A Função Organizacional Marketing, embora muito presente nas empresas privadas, não é exclusiva desse setor, sendo desenvolvida também nas organizações públicas e no terceiro setor. Sobre as atividades e estratégias de Marketing, analise as assertivas abaixo. I - A Secretaria de Ação Social de um município, ao enviar um comunicado à imprensa, está se utilizando da ferramenta do composto de comunicação denominada marketing direto. II - Uma Prefeitura Municipal, ao construir um condomínio exclusivo às pessoas a partir de 60 anos de idade, utilizou-se da base de segmentação chamada demográfica. III - Um Banco Público, ao lançar um novo produto a seus clientes dentro de uma linha já existente, está utilizando a estratégia denominada profundidade. IV - O Departamento Estadual de Trânsito, ao levantar as situações mais recorrentes em que os usuários de carros descumprem a Lei Seca, está utilizando a pesquisa causal. Estão corretas as assertivas
A respeito do Planejamento Estratégico nas organizações, analise as afirmativas. I - Os planos estratégicos são orientados para o exterior da organização, bem como para o seu interior, abrangendo grande segmento dela. II - Os gestores devem monitorar frequentemente o desempenho efetivo de suas unidades de trabalho no que se refere às metas e planos. III - A gestão estratégica envolve gestores de algumas áreas da empresa na formulação e implementação das metas e das estratégias. IV - O planejamento tático objetiva traduzir metas e planos estratégicos e gerais em metas e planos específicos aplicáveis a uma delimitada parte funcional da organização, como marketing e recursos humanos. Está correto o que se afirma em
Na teoria sobre Administração Estratégica, há um conjunto de dez Escolas do Planejamento. Sobre a Escola do Design, é correto afirmar: