Analise as afirmações abaixo sobre controle e assinale a alternativa correta.
I. A definição e o conhecimento de padrões de controle permitem avaliar eficazmente o desempenho e tomar decisões corretas.
II. Padrões de controle podem ser objetivos ou padrões de comportamento, que fornecem os critérios para a avaliação de desempenho.
Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmações abaixo sobre qualidade e assinale a alternativa correta.
I. Qualidade, para Deming, deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras.
II. Qualidade, para Juran, representa a adequação à finalidade ou ao uso.
Estão corretas as afirmativas:
As estruturas das organizações podem ser divididas em informal ou formal, podendo ser apontadas inúmeras vantagens ou mesmo desvantagens na sua implementação e "utilização". Analise com atenção as assertivas abaixo e assinale verdadeiro ou falso.
( ) As estruturas informais presentes nas organizações podem proporcionar maior rapidez no processo decisório.
( ) As estruturas formais representam a estrutura organizacional da empresa, com suas responsabilidades e autoridades distribuídas em função das unidades organizacionais.
( ) Nas estruturas informais, ocorrem o aumento da carga de comunicação dos chefes e responsáveis por unidades organizacionais.
( ) O organograma, estrutura presente na organização formal, é uma representação gráfica de determinados aspectos da organização.
( ) Apesar de uma maior facilidade de controle nas estruturas informais da organização, a possibilidade de conflitos entre as pessoas está sempre presente.
Assinale a sequência CORRETA.
Os seguintes fatores podem alterar de imediato o comportamento do consumo, EXCETO:
Com relação a administração de recursos humanos (ARH) e suas relações, julgue os itens a seguir.
A ARH é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, no sentido de ser uma responsabilidade de cada chefe, mas carecer de um órgão de staff para que as chefias atuem com certa uniformidade e consistência nas suas relações com os subordinados.
Na teoria Clássica da Administração, Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar,
comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da
Administração, isto é, as funções do administrador. (CHIAVENATO, 2003, p. 81 ). Associe a segunda
coluna com a primeira.
I. Previsão
II. Organização
III. Comando
IV. Coordenação
V. Controle
( ) Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins visados.
( ) Consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros
no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência.
( ) Avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele.
( ) Proporciona tudo o que é útil ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.
( ) Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
A respeito das teorias de administração, associe a segunda coluna com a primeira.
I. Administração Científica
II. Teoria da Burocracia
III. Teoria Estruturalista
IV. Teoria do Desenvolvimento Organizacional
V. Teoria da Contingência
( ) Corrente baseada na sociologia organizacional, procura consolidar e expandir os horizontes da administração.
( ) Considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.
( ) Possui uma postura altamente técnica e mecanicista. Preocupa-se com a estrutura e seu conjunto de cargos e funções.
( ) Corrente mais recente e que parte do princípio de que a administração é relativa e situacional, isto é, depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização.
( ) Corrente baseada na psicologia organizacional, redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
O tipo de departamentalização que divide a fabricação do bem em função das operações industriais que os funcionários terão que desempenhar para produzi-lo, é a departamentalização por:
0 Coordenador de um projeto, dentro da Administração Pública, ao encaminhar um pedido de compra de um determinado item, o fez com uma única proposta de fornecimento. Nesse caso, a compra:
Uma montadora de carros adota estratégia de diferenciação de produto no nível do negócio. Para fortalecer essa estratégia, a montadora quer rever alguns de seus requisitos organizacionais.
Em relação à estrutura organizacional, aos sistemas de controle gerencial e às políticas de remuneração, seria adequado implantar, respectivamente:
Na gestão profissional é comum ouvir que “o que se mede, melhora". Medir e avaliar pessoas é um dos assuntos mais delicados da gestão de pessoas.
A avaliação de desempenho tem como objetivos:
Um dos maiores problemas organizacionais é a comunicação. Sabendo disso, o novo gestor pretende escolher um canal rico de comunicação para comunicar seu plano de gestão.
Em relação à riqueza de informação dos canais de comunicação, um dos canais menos ricos de informação é o(a):
Determinado cartório passou por uma profunda reestruturação organizacional e alguns níveis hierárquicos intermediários foram eliminados.
Uma das características das organizações achatadas é que:
No início do ano, servidores do departamento de patrimônio da organização pública XYZ passaram um final de semana em um hotel para planejarem os objetivos do ano. Ao final do ano, os servidores voltaram ao hotel para verificar se os objetivos foram cumpridos.
Tão importante quanto planejar é comparar os resultados obtidos com o que foi planejado, e essa função administrativa de monitoração é denominada:
Uma agência do governo designou uma equipe de analistas para se reunirem algumas horas por semana para discutirem formas de melhorar a qualidade, a eficiência, os processos e os métodos de trabalho.
O tipo de equipe mais adequado para esse contexto é a: