Assinale a alternativa que contém um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, segundo a Constituição Federal de 1988.
Segundo a Constituição Federal de 1988, compete privativamente à Câmara dos Deputados
Eventos como reuniões, palestras, fóruns, encontros, oficinas, depoimentos, entre outros, devem dispor e oferecer:
A Lei que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura em seu artigo 4º ratifica o Fundo de Promoção Cultural, criado pela Lei nº 7.505, de 2 de julho de 1986, que passou a denominar-se Fundo Nacional de Cultura (FNC), com o objetivo de captar e destinar recursos para projetos culturais compatíveis com as finalidades do Pronac. No que tange aos outros objetivos indicados nesse artigo, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que reúne três espaços científico-culturais vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
De acordo com a publicação Orientações para gestão e planejamento de museus (DUARTE CÂNDIDO, 2014), a recepção do museu realiza a transição do mundo exterior ao museu e, além de permitir uma visão geral do conjunto do prédio, deve favorecer a adaptação do público à situação que encontrará no seu interior, quanto aos aspectos:
Assinale a alternativa que apresenta o nome de um museu participante do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia – OMCC&T.
Com base na Cartilha 2013 – Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro (IBRAM), assinale a alternativa que apresenta as cinco ações de tratamento e controle de riscos que devem ser tomadas face aos agentes de risco.
André é assistente em administração e trabalha na recepção da emergência pediátrica preenchendo os boletins de atendimento dos pacientes que são encaminhados após avaliação da classificação de risco. André presenciou a reclamação de um acompanhante irritado, que aguardava atendimento de seu filho na recepção da emergência pediátrica, relatando que uma criança, que acabara de chegar, foi avaliada pela classificação de risco, e foi chamada para atendimento na sua frente. A Classificação de Risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa a avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. O princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde que pode ser aplicado na situação descrita é o princípio da:
Marilda é assistente em administração e trabalha no Núcleo Interno de Regulação – NIR de um Hospital Universitário, sendo responsável por confirmar as consultas de primeira vez realizadas por serviços especializados da referida Unidade, agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde, via SISREG. Marilda observou um grande número de consultas não realizadas, devido à ausência do paciente. A Regulação do Acesso à Assistência, dimensão da Política Nacional de Regulação do SUS, contempla ações de controle das agendas de consultas, de responsabilidade de estruturas denominadas complexos reguladores, formados por unidades operacionais denominadas centrais de regulação, preferencialmente, descentralizadas e com um nível central de coordenação e integração. A taxa de absenteísmo elevada nas consultas é uma ocorrência preocupante, que caberá notificação ao:
Ana é assistente em administração de um Hospital Universitário e integra a Comissão de Acompanhamento, Controle e Avaliação do Contrato celebrado com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro/RJ, conforme determina a Portaria GM/ MS nº 3.410, de 30 de Dezembro de 2013. À citada Comissão compete acompanhar os resultados internos, visando à segurança, efetividade e eficiência na qualidade dos serviços; avaliar o cumprimento das metas e a resolutividade das ações e serviços por meio de indicadores quali-quantitativos estabelecidos no instrumento formal de contratualização; avaliar a satisfação dos usuários e dos acompanhantes; participar dos processos de avaliação estabelecidos pelos gestores do SUS; realizar auditoria clínica para monitoramento da qualidade da assistência e do controle de riscos e monitorar a execução orçamentária e zelar pela adequada utilização dos recursos financeiros previstos no instrumento formal de contratualização. A contratualização de serviços de saúde, segundo as normas e políticas específicas do Ministério da Saúde, está prevista na Política Nacional de Regulação do SUS, especificamente na dimensão da:
No contexto organizacional, a afirmação “é a atribuição concedida a subordinados para realizarem uma função pela qual o concedente se responsabilizou”, é uma definição de
A escola burocrática caracteriza-se pela
Nas organizações, podem-se distinguir três tipos básicos de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional. É específico de um planejamento operacional a definição
A comunicação assume duas dimensões distintas na organização contemporânea: a organizacional, que leva em conta como a estrutura organizacional influencia a comunicação eficaz; e a interpessoal, que considera esta eficácia como função do processo básico de interação que envolve duas pessoas. São fatores restritivos à eficácia na comunicação interpessoal: