Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8405 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O leiaute representa o arranjo físico dos elementos utilizados em um processo produtivo, devendo ser organizado de forma que propicie o melhor funcionamento possível das operações de dada organização.

Em relação a um fabricante que produz joias por encomenda, é correto afirmar que o tipo de processo mais adequado é

Assinale a única alternativa que NÃO está de acordo com a comunicação e inteligência empresarial.



Pode-se definir barreira de comunicação como uma falha no processo comunicativo. Preencha os parênteses com a correspondência adequada que corresponde às circunstâncias que dificultam a compreensão da mensagem:

I- Presunção

II- Defensividade

III- Escuta ativa

IV- Precisão

( ) Acontece quando o receptor já tem uma imagem formada sobre o assunto em questão ou quando não simpatiza com o emissor.

( ) Ocorre quando uma pessoa supõe que a outra já conhece o conteúdo de sua mensagem.

( ) Muitas vezes é confundida com excesso de zelo. Entretanto, é melhor repetir a mensagem de diferentes formas e garantir que ela seja compreendida adequadamente do que correr o risco de surgir um problema de entendimento.

( ) Se há dúvidas sobre o que está sendo dito, questione, pergunte, esclareça; evite que uma dúvida passe, pois ela pode prejudicar a compreensão da mensagem na íntegra. Emissor e receptor participam juntos do processo comunicativo, sempre em sintonia!

O preenchimento CORRETO está na alternativa:

Concernente à perspectiva estratégica proposta pela visão baseada em recursos (RBV), assinale a afirmativa correta.

O modelo de liderança situacional possui entendimento de que os líderes bem-sucedidos estão continuamente adaptando seus estilos de liderar.

Esse modelo parte do pressuposto que os líderes devem exercer estilos de liderança baseados

Relacione as ferramentas de gestão de qualidade, listadas a seguir, às suas respectivas funções.

1- Carta Controle

2- Matriz GUT

3- Diagrama de Ishikawa

( ) Gráfico utilizado para monitorar a variabilidade de um processo, verificando causas comuns e especiais.

( ) Representação das potenciais causas que podem levar a um problema específico.

( ) Tabela que trabalha com a priorização da resolução de problemas.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

Julgue o item seguinte, referente à cultura organizacional.

Histórias e símbolos são aspectos observáveis da cultura passíveis de ser compartilhados pelos membros da organização.

Com relação a motivação e liderança, julgue o próximo item.

A motivação é um processo coletivo que envolve a intensidade, a direção e a persistência dos esforços da equipe de trabalho para o alcance de metas.

No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue o item subsequente.

A administração científica elege uma única forma de se executar uma tarefa, com o intuito de que a especificação seja o meio ideal para maximização de eficiência.

Acerca de cultura, comunicação, liderança e motivação em organizações, julgue o item a seguir.

A cultura organizacional inclui tanto elementos visíveis, como padrões de comportamento, quanto elementos invisíveis, como os valores organizacionais, por exemplo.

Acerca de cultura, comunicação, liderança e motivação em organizações, julgue o item a seguir.

É conhecido como liderança interativa o estilo de liderança que prioriza a colaboração e o consenso e que se baseia nos relacionamentos, e não nas posições hierárquicas.

Teóricos de administração podem lançar mão de conceitos de economia, finanças, biologia e até psicologia. A partir dessa perspectiva, assinale a alternativa que corresponde à descrição: "Canalização dos impulsos básicos para formas socialmente aceitáveis".

Ao administrador cumpre a tarefa de planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades do pessoal que está sob suas ordens. Portanto, o administrador, constante ou simultaneamente, está planejando, organizando, dirigindo e controlando o trabalho dos empregados ou funcionários sob sua gestão.

Na prática da Total Quality Management (TQM), ou seja, da gestão da qualidade total, o controle constitui uma das quatro fases do conhecido ciclo PDCA, cujo modelo básico ilustra as atividades do administrador.

Faça a relação das atividades apresentadas na COLUNA II com os componentes do PDCA apresentados na COLUNAI:



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Quanto à informação e aos sistemas de informação hospitalar com seus consequentes desdobramentos e responsabilidades, analise as afirmativas a seguir. I. É comum, em muitas empresas e notadamente nos hospitais, as regras de confidencialidade serem incorporadas aos códigos de conduta dos funcionários, em cláusulas de contratos ou em classificações que incluem dados “somente para uso interno”, “confidencial”, “confidencial restrito” ou “confidencial registrado”. II. A disponibilização das informações aos usuários não pode ter a característica de uma prestação de serviço interna, pois a complexidade varia de acordo com o perfil dos departamentos ou setores e com o próprio perfil da organização. Eventuais deficiências nesse fluxo comunicacional podem gerar problemas e até casos de paralizações nas atividades da empresa. III. Para a integridade e exatidão das informações, é necessário ter o apoio de mecanismos para verificação de autenticidade de documentos no sistema de informação, checagem da consistência, integridade e exatidão de dados de entrada, controle de arquivos armazenados por qualquer meio, seja microfilmagem, eletrônico ou outros e inspeções de qualidade de relatórios e outros. No caso da área da saúde, a inexatidão de uma informação pode significar a morte de um paciente. Estão corretas as afirmativas

Fazem parte da abordagem do relacionamento da empresa com clientes e com a sociedade, exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282