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A recepção de comunicações com base no que a pessoa enxerga e escuta à sua maneira, dependendo de suas necessidades, motivação, experiência e outras características pessoais, é característica de qual dessas barreiras para uma comunicação eficaz?

As funções básicas do administrador estão diretamente relacionadas com o ciclo PDCA – ferramenta de gestão utilizada nos programas de gestão da qualidade. Em relação a esses aspectos, a fase “D” do ciclo PDCA está relacionada

A liderança constitui um dos temas mais pesquisados e estudados nas últimas décadas. As teorias apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos: As Teorias de Traços de Personalidade, as Teorias sobre Estilos de Liderança e as Teorias Situacionais de Liderança. Sobre essas Teorias de Liderança, podemos afirmar que:

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros de uma organização. Além disso, é constituída de aspectos formais e abertos, informais e ocultos. Em relação à cultura organizacional, é correto afirmar que

Todo esforço de qualidade na organização tem custos associados. Entende-se, contudo, que tais custos são pequenos se comparados aos custos de não se ter qualidade. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta um custo de prevenção associado a um programa de melhoria e monitoramento da qualidade organizacional.

Um órgão de controle federal, ao ter finalizado uma auditoria, recomendou que a organização pública auditada adotasse medidas para aprimorar seu controle financeiro, a fim de mensurar a percepção da qualidade do serviço prestado e elevar a eficiência de seus processos.

A ferramenta gerencial adequada para atender às três recomendações apresentadas à organização auditada é

Veiga (2010) define que, durante o processo da comunicação, podem ocorrer situações que podem comprometer a eficácia da comunicação, e que são empecilhos à compreensão de uma mensagem, tais como mensagem incompleta, dificuldade de pronunciar uma palavra e interferência na linha telefônica. Essas barreiras à comunicação se denominam:

A implementação da gestão da qualidade exige que sejam feitas mudanças culturais na organização. Iniciando, com certeza, com o total comprometimento da alta administração e formando um efeito cascata, em que princípios de qualidade devem tornar-se parte do dia a dia da empresa. Conforme Maria Thereza Bond (2008), considerando as dimensões da qualidade total, a _____________________ do serviço de atendimento, ou mais genericamente, de qualquer serviço, tem a ver com:

• Competência – habilidades e conhecimentos dos funcionários para identificar corretamente as necessidades do cliente e atendê-las.

• Atendimento/atmosfera – personalização, reconhecimento e atenção especiais, cortesia, empatia, música ambiente, iluminação e limpeza.

• Flexibilidade – capacidade de atender a solicitações inesperadas ou a emergências dos clientes.

• Consistência – característica que confere previsibilidade ao serviço prestado; o cliente tem certeza de receber sempre a mesma qualidade de produto e atendimento.

• Acesso – localização, estacionamento, horário amplo de atendimento, facilidades de comunicação por telefone, fax e e-mail.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

O planejamento estratégico é um processo que consiste na análise sistemática do ambiente de negócios da organização. Dessa forma, é possível levantar pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças, e podem ser propostas ações estratégicas que elevem a competitividade da organização. Como forma de facilitar o processo analítico, ferramentas de análise do ambiente de negócios da organização, como a análise SWOT, propõe a divisão do ambiente da empresa em dois, a saber:

Um sistema de informações conta com cinco componentes, a saber:

Um gerente da Liquigás foi convidado a analisar a compra de um novo equipamento que custará R$ 1 milhão e gerará uma economia anual de R$ 200 mil durante 10 anos. O gerente usou o método de payback simples para avaliar a compra desse equipamento e chegou à conclusão de que o payback simples desse investimento é de

A respeito das Teorias de Liderança, assinale a alternativa INCORRETA.

A evolução do pensamento administrativo recebeu contribuições ao longo da história de diversos pensadores e organizações. Dentre estes pensadores, destacam-se os filósofos que influenciaram enormemente a ciência da Administração, como René Decartes (1596-1626), que descreveu o método cartesiano. O princípio do método cartesiano que consiste em dividir cada dificuldade em partes menores e então propor soluções separadas para cada uma destas partes é o princípio da:

A Teoria Clássica da Administração caracteriza-se por seu enfoque prescritivo e normativo. Assim, o princípio da Administração que determina que cada superior não pode ter mais que um certo número de subordinados é o da:

O sistema integrado de gestão de materiais que procura eliminar perdas pela diminuição do estoque, produzindo os bens e os serviços nas quantidades e no exato momento em que são necessários, minimizando custos, retrabalho e otimizando processos é o denominado:

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