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De acordo com Maximiano (2004, p. 26), “objetivos, decisões e recursos são as palavras-chave na definição de administração". Com relação ao conceito histórico e aplicação do processo de administrar, identifique como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:

( ) O processo de administrar tem baixo impacto no desempenho das organizações.

( ) Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.

( ) O processo de administrar é inerente a qualquer situação onde haja pessoas que utilizam recursos para atingir algum tipo de objetivo.

( ) A administração é mais importante quando uma grande quantidade de recursos estão envolvidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Os administradores, ou seja, aqueles que respondem pelas quatro atividades principais da administração em uma organização, podem ser classificados de dois modos: pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades organizacionais pelas quais são responsáveis. Com relação aos níveis ocupados pelos administradores, identifique como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:

( ) Gerentes de primeira linha são os responsáveis pela administração global da organização.

( ) Gerente funcional é responsável por apenas uma atividade da organização, como finanças ou recursos humanos.

( ) Gerente-geral é responsável por todas as atividades, como produção, vendas, marketing e finanças de uma organização.

( ) Gerentes médios são responsáveis apenas pelo trabalho de empregados operacionais, mas não supervisionam outros administradores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas (Robbins, 2002). A respeito dos elementos básicos a serem focados pelos administradores quando projetam a estrutura das suas organizações, considere as seguintes afirmativas:

1- A especialização do trabalho é a base para determinar que o subordinado tenha apenas um superior a quem se reportar.

2- A formalização é o grau em que as tarefas dentro da organização são padronizadas.

3- A amplitude de controle determina o número de escalões de chefia que uma organização terá.

4- A departamentalização é a base para o agrupamento das tarefas.

Assinale a alternativa correta.

A respeito das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.

Uma das características da abordagem sistêmica da administração consiste na visão da organização como uma realidade complexa e construída cognitivamente por membros dessa organização.

A respeito de ferramentas, técnicas e abordagens utilizadas por gestores em organizações, julgue o item subsequente.

Uma desvantagem da centralização das atividades de uma organização em um só departamento é o aumento dos custos operacionais dessa organização.

A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.

A preocupação com a qualidade, em sentido amplo, começou com Deming, na década de 1950, com o desenvolvimento do controle estatístico de processo.

A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.

A partir dos anos 1950, a gestão da qualidade foi deixando de ser uma simples análise do produto ou do serviço e passando a constituir uma preocupação da empresa como um todo.

Com relação à administração geral e pública, julgue o item.

Os aspectos informais e ocultos são os mais difíceis de miudar na cultura de uma organização. Entre esses, estão os sistemas de valores das pessoas, suas percepções da realidade, suas crenças e seus preconceitos.

Com relação à administração geral e pública, julgue o item.

Maslow hierarquizou as necessidades humanas – pirâmide de Maslow – para explicar a motivação das ações humanas. Segundo essa teoria, a satisfação das necessidades de crescimento dispensa o atendimento das necessidades por deficiência.

Com relação à administração geral e pública, julgue o item.

O planejamento estratégico é a metodologia administrativa destinada a imprimir a melhor direção à organização, visando ao maior grau de interação com o ambiente, onde todos os fatores são controláveis por essa organização.

Com relação à administração geral e pública, julgue o item.

Na metodologia conhecida como balanced scorecard, combinam‐se ações propostas e expectativas em uma relação de causa e efeito, como, por exemplo, em uma perspectiva interna, entregas pontuais e produtos sem defeito.

Com relação à administração geral e pública, julgue o item.

No tocante ao desempenho dos processos, os indicadores relacionados com as pessoas devem monitorar, entre outros fatores, a taxa de rotatividade do pessoal, o absenteísmo e a frequência de licenças médicas.

Com relação à educação corporativa, julgue o item.

O desenvolvimento de pessoas tornou‐se prioridade nas empresas porque é o único meio de obter vantagens competitivas.

A respeito da cultura das organizações e dos diferentes mecanismos de avaliação do seu funcionamento, julgue o item que se segue.

Ao fazer o diagnóstico estratégico, uma empresa precisa, antes de tudo, identificar os pontos fortes e fracos e as oportunidades e as ameaças que integram o ambiente interno da empresa.

A respeito da cultura das organizações e dos diferentes mecanismos de avaliação do seu funcionamento, julgue o item que se segue.

O resultado do pensamento estratégico é a visão ou o objetivo de longo prazo, bem como o plano que a empresa pretende adotar para alcançá‐lo.

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