A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.
Desconsiderar os desejos do outro, tentando alcançar os próprios desejos, é um exemplo de assertividade na comunicação.
Acerca do trabalho em equipe, julgue o item a seguir.
Uma prática imprescindível para o desenvolvimento de equipes vencedoras é a definição de metas.
Acerca do trabalho em equipe, julgue o item a seguir.
As habilidades dos integrantes de uma equipe são aleatórias e variadas.
Com relação a planejamento estratégico, julgue o item a seguir.
São ações formais estratégicas de desenvolvimento de competências o treinamento e o desenvolvimento, a educação corporativa, a remuneração por competências, o planejamento de carreira, a avaliação de desempenho e o coaching.
No que se refere à gestão, julgue o item a seguir.
Atualmente, é comum organizações enfrentarem desafios pela má gestão do tempo. Um conhecimento importante para isso é a classificação de tarefas em urgência e prioridade. A urgência está ligada ao tempo e ao prazo de execução da tarefa, já a prioridade está ligada à combinação entre o grau de importância e a urgência da ação.
Julgue o seguinte item, relativo ao comportamento humano em organizações e a aspectos relacionados.
A atitude positiva de uma pessoa em relação ao salário que recebe em sua organização não constitui aspecto relevante para determinação da satisfação no trabalho.
Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.
A ciência clássica da administração apresenta um enfoque analítico, que possui uma orientação linear de causa e efeito.
Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização, seja ela pública ou privada. Logo que tomar posse para sua nova função na prefeitura de Sarzedo lhe será apresentado diversos departamentos estruturados e organizados por função, por localização, por produto ou serviço, por clientes, por processos, por projetos ou por algum outro critério.
Sobre departamentalização, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Dentre os modelos de avaliação de desempenho, tem-se o balanced scorecard com quatro perspectivas, sendo elas: financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento. Kaplan e Norton (2004) citados por Schmidt, Santos e Martins (2014) apresentam a integração destas quatro perspectivas à estratégia organizacional. Sobre este assunto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Desempenho financeiro: traduz-se no principal ingrediente para alavancar o sucesso financeiro. Kaplan e Norton (2004) enfatizam que o monitoramento dessa perspectiva passa pela estruturação de indicadores para medir a satisfação, retenção e crescimento do sucesso com os clientes-alvo. Além disso, define objetivamente a proposta de valor para os segmentos de clientes-alvo. A seleção adequada da proposição de valor para os clientes é o elemento central da estratégia.
( ) Sucesso dos clientes-alvo: é critério definitivo para mensurar o desempenho financeiro da organização. Cabe à organização estabelecer estratégias capazes de promover o crescimento de valor sustentável para os acionistas.
( ) Processos internos: constituem-se no mecanismo capaz de criar e cumprir a proposição de valor para os clientes. Ao estabelecer indicadores para acompanhar a evolução dos processos internos, estará monitorando-se, em última instância, a tendência de melhoria desses processos, e o impacto junto aos clientes e nos resultados.
( ) Aprendizado e crescimento: os objetivos estabelecidos nessa perspectiva descrevem como pessoas, tecnologia e clima organizacional que se conjugam para sustentar a estratégia. Os ativos intangíveis são a fonte definitiva de criação de valor sustentável, então, as melhorias obtidas nessa perspectiva constituem-se em indicadores de tendência para os processos internos, que impulsionam o sucesso para os clientes e acionistas.
A sequência está correta em
Entre as providências de controle geralmente adotadas para manter as organizações direcionadas ao cumprimento de seus objetivos, destaca−se a segregação de funções, como, por exemplo, atribuir a pessoas diferentes o(a)
A Gestão pela Qualidade busca a satisfação dos usuários. Neste sentido, este tipo de gestão desenvolveu ferramentais para se atingir este objetivo. Dentre estes ferramentais destacam-se o Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, e o Ciclo PDCA, que é uma SIGLA em inglês e esboça em suas letras as etapas que devem ser seguidas para se atingir a qualidade: Plan, Do, Check,Act. Esta sigla em português significa:
“O Manual de Instrução de Trabalho é aquele que descreve detalhadamente os processos de trabalho, tanto no nível administrativo quanto operacional”. (MENDONÇA, 2010, p. 70) Para tanto em condições normais uma Instrução de Trabalho deve conter, EXCETO:
Desenvolveu o conceito de Controle da Qualidade Total, publicando livro com mesmo nome.
No organograma funcional das organizações pode aparecer funções que não recebem ordens e não dão ordens, como denominamos essa função:
Uma empresa, para avaliar seus colaboradores, aplica uma prova escrita com questões objetivas. No entanto, após verificar os resultados insatisfatórios, ela decide oferecer gratuitamente cursos on-line para todos os colaboradores.
Com base nas competências pessoais, é correto afirmar que o problema dos colaboradores da empresa na situação descrita tem relação com