Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 70 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

No que se refere à gestão de conflitos, julgue o item subsequente.

Na gestão de conflitos, ainda que a estratégia de adiamento seja ineficaz quando a intervenção propõe que a solução ocorra com o passar do tempo, ela é uma alternativa para gerir conflitos quando se decide manter-se à margem do conflito.

No que se refere à gestão de conflitos, julgue o item subsequente.

A abordagem de processo é uma forma de gestão de conflitos que pode envolver as partes envolvidas no conflito e uma terceira parte, com objetivo de amenizar o conflito por
meio de sua desativação — uma das partes opta pela cooperação —, de reunião de confrontação entre as partes, ou de colaboração, que ocorre após passadas as etapas anteriores, com as partes buscando uma resolução vantajosa para todos.

A Administração Científica constituiu uma escola pioneira do pensamento administrativo, cujo principal expoente é Frederick Taylor. Um dos principais focos de atenção de Taylor foi a organização racional do trabalho, com vistas à eliminação do desperdício, da ociosidade e à redução dos custos de produção. A organização racional do trabalho fundamenta-se na análise dos tempos e movimentos do trabalhador, na fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador – resultando em cargos simples e em trabalho repetitivo. Ao longo do tempo, a racionalização do trabalho evidenciou suas limitações, tais como a monotonia e a desmotivação dos trabalhadores.

No entanto, os cargos simples ainda hoje podem ser encontrados em muitas organizações, pois têm como uma vantagem esperada:

Frederick Taylor foi um dos principais colaboradores para a Administração Científica e suas teorias. Ele percebeu que com o crescimento e desenvolvimento das empresas e a crescente divisão do trabalho nas industrias, uma forma mais científica, ou seja, mais racional, deveria ser aplicada à administração. Dentre os princípios desenvolvidos por Taylor como: Hierarquia rígida, Incentivo aos salários, Seleção do trabalhador e o estudo dos Tempos e Movimentos, assinale a alternativa correta quanto às características da Hierarquia rígida.

Com relação à comunicação, julgue o item que se segue.

A comunicação, como ferramenta fundamental para o sucesso de um projeto, para que seja eficaz dentro da equipe e entre esta e o gerente de projeto, deve ser realizada de forma segura e sigilosa, excluindo partes externas interessadas ao projeto.

No que se refere à gestão de conflitos, julgue o item subsequente.

Como parte da gestão de conflitos, é importante que o gestor conheça a origem dos conflitos, que pode estar, por exemplo, na disputa de poder, nas resistências pessoais ou na falta de reconhecimento.

No que se refere à gestão de conflitos, julgue o item subsequente.

O gestor não deve negar a existência de possíveis conflitos, pois, a partir da sua descoberta, faz-se necessário investigar a situação e buscar solução da forma mais consensual possível, com objetivo de minimizar as chances de haver ressentimentos entre as partes envolvidas.

Julgue o item seguinte, relativos à motivação.

A motivação em um ambiente de projeto envolve a criação de um ambiente que ofereça satisfação às pessoas, o que inclui satisfação no emprego e oportunidade de trabalhar com desafios, mas dispensa o sentimento de realização, de conquista ou de crescimento dentro da organização.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282