No Balanço Orçamentário do exercício financeiro de 2018 de uma entidade do setor público, as despesas orçamentárias totalizam R$ 6.200.000,00 sendo que, deste total, 20% referem-se às seguintes despesas realizadas no mês de dezembro/18:

De acordo com as informações acima, assinale a alternativa correta que corresponda ao total de despesas correntes e de despesas de capital, respectivamente.
De acordo com as notas explicativas do Balanço Orçamentário definida na Parte V do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), assinale a alternativa correta.
De acordo com a Parte V do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, para atender às determinações legais e às normas contábeis vigentes, analise as afirmativas abaixo sobre a composição do Balanço Patrimonial.
I. Quadro do Superávit / Déficit Financeiro.
II. Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes.
III. Quadro das Contas de Compensação (controle).
Assinale a alternativa correta
Em “Mas, a coisa não é tão simples assim” (2º parágrafo), o uso da palavra “coisa” é informal, pelo seguinte motivo:
Numa caixa foram colocadas apenas 12 bolas pretas e x bolas vermelhas. Se a probabilidade de retirar ao acaso uma única bola dessa caixa, e a sua cor ser vermelha é de 40%, o valor de x é iguala:
Fábio é vereador do município de Cuiabá e constata a necessidade de convocação extraordinária da Câmara Municipal. Nos termos da Lei Orgânica do Município de Cuiabá, a convocação extraordinária poderá ocorrer, em caso de urgência ou interesse público relevante, pelo:
O mapa a seguir mostra os rios e bacias que cortam o território nacional.

O maior divisor de águas da América do Sul está em Mato Grosso. Estende-se no sentido oeste-leste, separando as bacias fluviais opostas, vertentes umas para o norte e outras para o sul. Toda a extensa rede hidrográfica que serve o estado de Mato Grosso abrange grande parte das duas maiores bacias hidrográficas do Brasil - Amazônica e Platina -, cujas águas se acham separadas pela Chapada dos Parecis e pela Serra Azul. Destaca-se também uma terceira bacia hidrográfica, cujo tributário mais importante, em terras mato-grossenses, é o Rio Araguaia. Essa bacia hidrográfica é a do:
O sete de abri de 1831, mais do que o Sete de Setembro de 1822, representou a verdadeira independência nacional, o início do governo do país por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos. O govemo do país por si mesmo, levado a efeito pelas regências, revelou-se difícil e conturbado. Rebeliões e revoltas pipocaram por todo o país, algumas lideradas porgrupos de elite, outras pela população tanto urbana como rural, outras ainda por escravos.
CARVALHO, J. Murilo. Documentação política, 1808-1840. In: “Brasiliana da Biblioteca Nacional”. Nova Fronteira, 2001.
O período que se iniciou com a abdicação de D. Pedro | foi considerado o mais agitado do Império. À época foi consolidado o processo de independência, que acabou evidenciando as divisões nointerior das elites dominantes, abrindo espaço para as revoltas, ou de cunholiberal ou populares. Essa agitação política atingiu inúmeras províncias, incluindo a de Mato Grosso, que foi palco da revolta conhecida como Rusga, que eclodiu na noite de 30 de maio de 1834.
Considerando-se o conturbado Período Regencial (1831-1840) e as Revoltas Provinciais, em geral, e a Rusga, em particular, é correto afirmar que:
A categoria de agentes públicos a quem se incumbe a execução das diretrizes traçadas pelo Poder Público e que são os responsáveis pelos destinos fundamentais do Estado, caracterizando-se pelo exercício de funções de direção e orientação estabelecidas na constituição, é a denominada:
Segundo Zabala (1998), as disciplinas podem ser organizadoras dos conteúdos com diferentes graus de relação, os quais podem ser:
De acordo com o inciso Ill do Artigo 40 da Lei nº 11.494/2007, a Lei do FUNDEB, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão implantar planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica, de modo a assegurar a:
A Educação Física escolar possui um conjunto variado de conteúdos a serem trabalhados ao longo de toda a educação básica. Assim sendo, para o campo da Educação Física escolar, é fundamental possuir critérios para a seleção e a organização do conhecimento de modo que os conteúdos possuam ligação com a realidade do discente. De acordo com o Coletivo de Autores (2012), é fundamental levar em conta os seguintes princípios curriculares no trato com o conhecimento:
Segundo Kunz (2006), o processo de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar deveir além do simples desenvolvimento de habilidades e técnicas do esporte. Nesse sentido, o conhecimento cultural e social do esporte deve ser trabalhado junto com suas técnicas. O autor defende que, quando o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve sob a orientação de uma didática comunicativa, tem-se um aspecto importante a ser considerado ao longo do trabalho pedagógico que é a:
Segundo Castellani (2013), a Educação Física brasileira possui, em suas origens, uma forte influência do militarismo. Nesse sentido, desde o século XIX, a Educação Física está atrelada ao objetivo de formar o indivíduo “forte” e “saudável”. Entretanto, “esse entendimento de que a Educação Física seria a educação do físico não se deve exclusivamente aos militares” (p.30). De acordo com o autor citado, junto aos militares, nessa compreensão de Educação Física, estão os:
A avaliação é um instrumento importante na construção do processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar. O Coletivo de Autores (2012) considera que o sentido da avaliação é o de fazer com que a Educação Física sirva: