O exemplo que melhor ilustra o objetivo da Educação Física para a tendência pedagógica Crítico Superadora é:
Segundo Voser, a tendência pedagógica que prioriza as capacidades, situando-as
como primeiro e mais relevante objetivo na formação do homem, é denominada:
O ponto de vista dos alunos, os significados e valores que eles vinculam às várias atividades do ensino devem ser considerados pelo professor, pois a alteridade é um dos princípios pedagógicos que deve orientar a Educação Física (BETTI, 1999). Para Ricouer (1991), a alteridade implica numa dialética entre o “si” e o “diverso de si”: o outro (o aluno) é constitutivo do si mesmo (o professor) – ou vice-versa. Em outras palavras, o professor constitui-se em função do aluno – e vice-versa. Todorov (1991) estabelece três níveis nesse relacionamento:
De acordo com os PCNEM, a educação física é organizada em três eixos. Quais são os conceitos que são abordados no eixo “Contextualização Sociocultural”?
Leia o trecho a seguir:

Sobre a classificação dos esportes utilizada na Base Nacional Comum Curricular, é INCORRETO afirmar que:
De acordo com o BNCC há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais, são eles:
A Educação Física escolar não pode se limitar a trabalhar apenas com o esporte. Precisa tematizar os variados conteúdos da cultura corporal de movimento. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental — PCNEF — da Educação Física (BRASIL, 1998), como objetivo de contribuir com a prática pedagógica do professor de Educação Física escolar, apresentam os três seguintes aspectos fundamentais para a construção das aulas da presente disciplina:
Segundo o artigo 1º da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais". Considerando que nos Institutos Federais a educação física é componente curricular obrigatório nos cursos técnicos, tal disciplina, para estar em consonância com o parágrafo 2º do referido artigo, deverá vincularse ao
De acordo com a LDB, no documento da BNCC, a disciplina de Educação Física está no conjunto da área de:
Dentro do campo da Educação Física escolar, existem diversas abordagens, como a desenvolvimentista, a saúde renovada, a crítico emancipatória, entre outras. Cada abordagem possui uma maneira de encarar o currículo. Neira (2011) defende o currículo cultural para a prática da Educação Física escolar. Nessa visão de currículo, a seleção dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas de Educação Física é feita de forma democrática, sobretudo respeitando os conhecimentos dos discentes. Sobre o currículo cultural da Educação Física escolar, o autor afirma que:
Considerando o instrumento de orientação Curricular para a educação brasileira, em vigor, a BNCC, “a exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador”, é denominado de unidade temática de:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais voltados a educação física trazem como contribuição para as reflexões alguns aspectos. Está CORRETO afirmar:
A Educação Física escolar possui um conjunto variado de conteúdos a serem trabalhados ao longo de toda a educação básica. Assim sendo, para o campo da Educação Física escolar, é fundamental possuir critérios para a seleção e a organização do conhecimento de modo que os conteúdos possuam ligação com a realidade do discente. De acordo com o Coletivo de Autores (2012), é fundamental levar em conta os seguintes princípios curriculares no trato com o conhecimento:
Uma das abordagens da Educação Física escolar é a denominada de esportivista (Maldonado e Silva, 2016). Quando esses autores se referem aos escritos de Darido, mencionam que adeptos dessa abordagem entendem que a Educação Física possui como finalidades a busca do rendimento, a seleção e a iniciação esportiva, e seus conteúdos procedimentais têm como foco o esporte e os valores, atitudes e normas ensinados que visam ao desenvolvimento
Um profissional de Educação Física que opte por fundamentar o ensino de uma modalidade esportiva na teoria de aprendizagem significativa mencionada por Silva & Guimarães (In: Nista-Picolo & Toledo, 2014) sondará o conhecimento prévio do aluno sobre tal modalidade esportiva e ordenará os conteúdos a ensinar como princípio a sua