Sob a ótica dos impactos ambientais causados pelos processos construtivos, existe todo um procedimento preconizado para gestão dos resíduos. Com relação ao licenciamento ambiental, existe uma legislação específica que disciplina todo processo. Com relação a essa afirmativa, é correto afirmar:
Quase uma década depois de participarem do plantio de aproximadamente 150 mil mudas de leguminosas florestais, em áreas de mineração de areia de um polo produtor em uma região, pesquisadores da Embrapa Agrobiologia retornaram ao local para analisar a atual situação. Diante do quadro acima, algumas considerações podem ser feitas, com EXCEÇÃO de:
Maria Helena Souza Patto (2005) aponta que pesquisas recentes têm demonstrado que a origem da violência que vem marcando a vida nas escolas públicas só pode ser entendida ao se levar em conta:
Segundo Gadotti (1999), pode-se dizer, sinteticamente, que o pensamento pedagógico brasileiro tem sido definido por duas tendências gerais: a liberal e a progressista. Os teóricos da educação progressista defendem:
Para Piaget, o conhecimento humano ocorre em quatro fases ou estágios, que são:
Com relação às diretrizes da SME/Cuiabá para a Educação Especial, pode-se afirmar que esta deve ser oferecida:
A história da Educação Física confunde-se, em certos momentos, com a própria escolarização no Brasil. Entre decretos e reformas, a Educação Física, desde o século XIX, ocupou um papel de destaque, seja na preparação de um corpo forte, saudável, de hábitos higiênicos ou na constituição de princípios da eugenia da raça. A importação de métodos de ensino marcou um período em que as atividades eram determinadas por princípios ginásticas, fortemente marcados por métodos de origem militar. A implementação desses métodos ginásticas nas escolas brasileiras seguiu a seguinte ordem histórica:
O modelo denominado docimológico clásico, com métodos e técnicas, a partir de testagens, com fins classificatórios e seletivos predominou por um período de tempo como parâmetro avaliativo nas aulas de Educação Física escolar. A avaliação é um processo que vai além de verificações e testagens que legitimam a meritocracia e a exclusão. Para considerar a avaliação um processo que supere o parâmetro docimológico clássico, é necessário compreender:
De acordo com o primeiro parágrafo do Texto 11, pode-se afirmar que:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, os curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos iniciais do Ensino Fundamental, serão:
Para Luckesi, a avaliação educacional, no contexto de uma pedagogia transformadora, deve resgatar sua essência constitutiva, ou seja, sua função:
Considere a seguinte afirmação:
A negação lógica dessa sentença é:
A figura abaixo ilustra as três fases básicas da gestão de documentos
As fase I, lI e III são denominadas, respectivamente:
Na "receita" de Ano Novo, o poeta afirma que, ao se seguir essa receita, o Ano Novo será tão belo e novo que:
A figura abaixo representa a multiplicação de um número de dois algarismos por um número de um algarismo.
Nessa multiplicação, as letras a, b, c, e m, representam os quatro algarismos pertencentes ao conjunto {1, 3, 4 e 5}.
A letra m representa o seguinte algarismo: