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Folha de respostas:

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Ao relacionarem gênero e bullying, foi destacado que meninos estão mais envolvidos com o bullying direto e meninas com o bullying indireto. O primeiro é caracterizado, sobretudo, por agressões físicas, e o segundo envolve agressões mais sutis, manifestando-se de forma verbal.

Sendo assim, o bullying pode:

I- estar presente de modo explicito.
II- manifestar-se sutilmente.
III- ser confundido com brincadeiras típicas da idade.
IV- existir somente da escola.
V- ser praticado com alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem.

Está (ão)correta(s):

Geralmente, os autores de Bullying abordam pessoas que tenham alguma característica que sirva de foco para suas agressões. Assim, é comum eles abordarem pessoas que apresentem algumas diferenças em relação ao grupo no qual estão inseridas, como por exemplo:

Por que algumas crianças praticam bullying?

I - Porque foram mal-acostumadas e por isso esperam que todo mundo faça todas as suas vontades e atenda sempre às suas ordens.
II - Gostam de experimentar a sensação de poder.
III - Não se sentem bem com outras crianças, tendo dificuldade de relacionamento.
IV - Sentem-se inseguras e inadequadas.
V - São filhos(as) únicos.

Está(ão) correta(as):

Leia as afirmativas a seguir:

I. Não é dever do psicólogo tratar cuidadosamente os usuários dos serviços.

II. O bullying é o termo utilizado para referir-se ao acolhimento sistemático, através de violência física, apenas.

Marque a alternativa CORRETA:

A Psicologia da Educação é o ramo da psicologia que se propõe a estudar o processo de ensino e aprendizagem em suas diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e nos adultos; a eficiência e eficácia das estratégias educacionais.

Também pode-se considerar definição da Psicologia da Educação:

  1. o estudo do funcionamento da própria instituição educacional enquanto organização, buscando compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.
  2. a compreensão e explicação dos fenômenos de ordem psicológica que ocorrem em contextos de educação formal e não formal.
  3. o fato de os psicólogos escolares desenvolverem o seu trabalho individualmente, independente dos educadores e das famílias, na tentativa de alcançar um processo de aprendizagem mais efetivo, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem.
  4. a Psicologia da Educação constitui um campo do conhecimento que historicamente vem atuando no sentido de subsidiar a prática educacional em todos os contextos nos quais o homem torna-se humano.
  5. a Psicologia da Educação é uma das áreas historicamente antigas.

Está(ão) correta(as):

Leia com atenção:

I - Criação do Laboratório de Psicologia Experimental na Escola Normal de São Paulo, mais tarde transferido para a cátedra de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Letras;

II - Helena Antipoff, através da Sociedade Pestalozzi, instala escola na Fazenda do Rosário;

III - Lei nº 4.119.

A ordem cronológica dos momentos da Psicologia brasileira, acima, é:

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