Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20833 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Sobre auditoria governamental, analise as afirmativas a seguir.
I. O exame da legitimidade é mais importante no tipo de auditoria de conformidade.
II. A auditoria de avaliação de programas de governo é adequada para avaliar os processos licitatórios de compras e serviços com a finalidade do cumprimento do projeto ou da atividade aprovada no orçamento.
III. A forma mais adequada de auditoria governamental é a indireta integrada, por oferecer maior isenção ou neutralidade no parecer.
Assinale:

Quanto ao controle externo, analise as afirmativas a seguir.
I. A natureza jurídica da decisão do Tribunal de Contas é administrativa e por essa razão poderá ser objeto de controle por parte do Poder Judiciário.
II. A decisão do Tribunal de Contas, de que resulta imputação de débito ou multa, terá eficácia de título executivo.
III. Se o parecer prévio definitivo do Tribunal de Contas aponta irregularidade das contas por grave infração à norma legal, de natureza contábil, cabe ao Poder Legislativo apenas a ratificação do parecer pela reprovação das contas analisadas.
Assinale:

Imagine a existência de um planeta esférico de raio R e cuja massa esteja uniformemente distribuída em seu volume. Suponha que, nele, não haja atmosfera e que o referencial a ele solidário possa ser considerado um referencial inercial. Seja VR o módulo da velocidade de uma partícula em uma órbita rasante, ou seja, uma órbita cujo raio pode ser considerado como R (órbita tracejada na figura). Seja VE a velocidade de escape desse planeta, isto é, o menor valor para o módulo da velocidade de lançamento vertical de uma partícula da superfície do planeta para que ela não retorne mais ao planeta. 

 

A razão VE / VR é

Dispõem.se de n resistores de mesma resistência e de uma fonte de tensão capaz de manter em seus terminais uma diferença de potencial constante sob quaisquer condições. Quando os resistores são ligados em série com a fonte de tensão, a potência total consumida por eles é de 25W. Quando são ligados em paralelo com a fonte de tensão, a potência total consumida por eles é de 900W. O número n de resistores utilizados foi

Sejam PE e PS as respectivas potências totais irradiadas por uma certa estrela e pelo Sol, cada um deles considerado como um corpo negro. A partir da observação dos espectros de radiação emitidos por essa estrela e pelo Sol, conclui.se que as temperaturas em suas superfícies são, respectivamente, 2900K e 5800K. Considere tanto a estrela quanto o sol como esferas perfeitas de raios RE e RS respectivamente. Verifica.se, ainda, que PE = 16 PS. Com essas informações, podemos afirmar que a razão entre o raio da estrela e o raio do Sol,EE / RS, é

Os carros modernos são dotados de freios ABS (popularmente chamados freios inteligentes) nas quatro rodas. Com relação à eficiência obtida com esse avanço tecnológico durante a frenagem, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.

( ) Permitem que a distância percorrida durante a frenagem seja sempre a mesma, seja qual for a velocidade do carro no instante em que são aplicados os freios.

( ) Fazem com que o tempo de duração da frenagem seja o mesmo independente do número de pessoas dentro do carro.

( ) Fazem com que, durante a frenagem, as forças que atuam sobre as rodas sejam dosadas eletronicamente, de modo que elas continuem a rolar sem deslizar sobre a estrada, aumentando a eficiência, pois o valor máximo do módulo da força de atrito estático é maior do que o módulo da força de atrito de deslizamento.

As afirmativas são, respectivamente,

O fenômeno da polarização de ondas eletromagnéticas se manifesta na natureza em várias áreas da Ciência, da Física, da Química e até da Biologia, e possui muitas aplicações tecnológicas.
Em Astronomia, o estudo da polarização da radiação emitida por galáxias distantes fornece importantes informações sobre elas. Em Química, esse fenômeno é fundamental na compreensão da atividade ótica natural de algumas moléculas orgânicas. Em Biologia, muitos animais são capazes de perceber a polarização da luz. E em tecnologia a polarização das ondas eletromagnéticas está presente, por exemplo, na transmissão de ondas de rádio por antenas.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. É possível polarizar a luz por meio de absorção, como ocorre nos polaroides.
II. Em uma região plana e bastante refletora, como por exemplo à volta de um lago, a luz está parcialmente polarizada, com seu campo elétrico preponderantemente na direção horizontal.
III. A onda resultante da superposição de duas ondas eletromagnéticas planas e harmônicas, de mesma frequência e mesma direção e sentido de propagação pode não estar com polarização linear. Assinale:

As leis de Kepler foram fundamentais para os estudos sobre movimentos planetários feitos por Galileu e Newton, entre outros.
A figura a seguir mostra a órbita elíptica de um planeta, de semieixo maior a, com o Sol em um dos focos da elipse e quatro posições do planeta nessa órbita, representadas pelos pontos A, B, C e D, tais que os ângulos AÔB e CÔD são iguais.

Considerando o Sol e o planeta como partículas, assinale a afirmativa correta.

Segundo o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a discussão é a fase dos trabalhos destinada ao debate em Plenário, e a votação completa o turno regimental da discussão, devendo ser feita logo após o encerramento da discussão.

Assinale a alternativa que identifica os dois processos de votação previstos no citado Regimento.

O procedimento de auditoria em que o auditor busca informações das operações registradas nos demonstrativos contábeis auditados com fontes externas à entidade auditada, solicitando a confirmação de transações com aqueles que diz manter relações de negócios, é denominado

O Estado Federal Brasileiro firmou tratado com o Estado Delta, no qual constou uma cláusula concedendo isenção de ICMS. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

O Estado Tétis concedeu, por meio da Lei n. 2.222/11, isenção do imposto de transmissão mortis causa para os herdeiros do falecido que residam no imóvel inventariado, havendo um único imóvel a inventariar, desde que seu valor não ultrapasse R$ 100.000,00. Aberto o inventário de Cássio, verificou-se que dois de seus três herdeiros moram na única casa herdada, que tem o valor de mercado de R$ 95.000,00. O terceiro filho herdeiro mora em casa própria.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Miguel pretende pagar tributo devido à Fazenda Estadual, especificando valor, espécie e exercício. A Fazenda, entretanto, verificou que Miguel tem outra dívida tributária, mais antiga, da qual ela é a credora.
Com base na situação hipotética, assinale a afirmativa correta.

Lei Estadual XXXX/YY reduziu o valor da multa de 30 para 20% dos débitos declarados e não pagos do ICMS de determinado exercício fiscal. A empresa Beta estava sendo executada pela Fazenda com relação a débitos desta natureza, quando sobreveio esta lei, encontrando-se a execução fiscal em fase de avaliação do bem penhorado.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Com relação à competência tributária, assinale a afirmativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282