Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20833 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A respeito da “Era das Revoluções”, analise as afirmativas a seguir.
I. As consequências da Revolução Industrial Inglesa e da Revolução Francesa, em seu conjunto, consolidaram a França e a Inglaterra como potências capitalistas do mundo.
II. O período das guerras napoleônicas traduziu, em termos militares e econômicos, o confronto entre França e Inglaterra pela hegemonia europeia e mundial.
III. Os efeitos do Bloqueio Continental, decretado pela França durante o período das guerras napoleônicas, contribuíram para a afirmação da hegemonia comercial britânica na América do Sul.
Assinale:

As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) têm sido usadas como instrumentos para a pesquisa e o ensino da História. No entanto, o seu uso também acarreta mudanças epistemológicas na concepção, produção e comunicação do conhecimento histórico. Para superar o uso meramente instrumental das TICs, o historiador deve eletrônicas de fontes e aparatos bibliográficos.

Os mapas temáticos constituem um dos principais instrumentos empregados no ensino de geografia. Eles servem de suporte para a localização dos componentes do tema que está sendo abordado pelo professor e pelos alunos.
Em relação à análise de mapas temáticos, leia as afirmativas a seguir.
I. É necessário verificar a localização e a distribuição dos atributos relacionados ao tema.
II. É preciso assinalar as áreas díspares e atentar para as evidências contrastantes.
III. É necessário detectar a direção e a magnitude dos movimentos e das transformações.
Assinale:

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), leva em conta dados não considerados para o cálculo do Produto Nacional Bruno (PNB), como aqueles relativos à saúde e à educação.
É possível analisar a dinâmica do IDH no tempo e na escala dos municípios brasileiros.
Os mapas a seguir apresentam a evolução do IDH nos períodos de 1970 a 1991 e de 1991 a 2000.



A partir das informações obtidas na leitura dos mapas, analise as afirmativas a seguir.
I. No período de 1970 a 1991, as regiões marcadas pela modernização agrícola e pela progressão das frentes pioneiras tiveram um desenvolvimento acentuado do IDH.
II. Entre 1970 e 1991, o desenvolvimento do IDH da região Nordeste apresenta estagnação, com exceção das capitais e de outras pequenas regiões.
III. No período de 1991 a 2000, o progresso da região Nordeste em termos do IDH foi bastante acentuado.
Assinale:

Considerando a nova des-ordem mundial, podemos afirmar que a figura do Estado-nação tem desempenhado um papel ambivalente. Para alguns analistas, o Estado-nação encontra-se em processo de fragilização e extinção. Para outros, mais do que perdendo importância, está se reestruturando face à nova geopolítica mundial.
Sobre o Estado-nação e seu papel na nova des-ordem mundial, assinale a afirmativa correta.

Em relação às concepções teóricas e metodológicas da Geografia, analise as afirmativas a seguir.
I. O espaço tem sido o conceito central da Geografia desde a institucionalização da disciplina no século XIX.
II. A região aparece alternadamente como objeto, método, e conceito em diferentes escolas de pensamento geográfico.
III. A investigação da relação homem-natureza e a construção de ciência de síntese são ideias centrais no pensamento geográfico contemporâneo.
Assinale:

“...realizou extensa bibliográfica, sobre o tema das influências da natureza sobre o homem, e conclui criticando as duas posições mais correntes: a que nega a influência natural sobre a humanidade, e a que visa estalecê-la de imediato. Diz ele que essa influência vai ser matizada através das condições econômicas e sociais. Para ele, a sociedade é um organismo que mantém relações duráveis com o solo, manifestas, por exemplo, nas necessidades de moradia e alimentação. [...] Quanto maior o vínculo com o solo tanto maior seria para a sociedade a necessidade de manter sua posse.”
Assinale a alternativa que indica o autor a que o fragmento se refere e o conceito geográfico destacado no texto.

Observe as figuras a seguir:

Os fenômenos representados nas figuras 1 e 2, são, respectivamente,

Leia o fragmento a seguir.
“O corpo humano, como qualquer outra realidade do mundo, é _____ concebido e a análise de sua representação _____ oferece uma via de acesso à estrutura de uma sociedade particular. Cada sociedade elege um certo número de atributos que configuram o que e como o homem deve ser, tanto do ponto de vista intelectual ou moral quanto do ponto de vista ______”. (DAOLIO, 2007; p. 38 – 39)
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

O professor, ao se deparar com um aluno em sua turma que faz uso de medicamentos para controle da pressão arterial, deve

Sobre as possíveis dificuldades para a inclusão do ensino de lutas na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. A falta de vivência em lutas por parte dos professores, tanto no cotidiano de vida como no âmbito acadêmico, impede a prática adequada de lutas.
II. A falta de estrutura física e a falta de equipamentos nas escolas inviabilizam o treinamento adequado das diferentes vertentes da luta.
III. A preocupação com o fator violência, que julgam ser intrínseco às práticas de luta, incompatibiliza a possibilidade de abordagem deste conteúdo na escola.
Assinale:

“Numerosos estudos indicam a situação socioeconômica como um fator que influencia a ocorrência de vários problemas relacionados à saúde, incluindo as doenças cardiovasculares, a obesidade e o sedentarismo”. (PALMA, 2000. Adaptado)
Um conjunto de variáveis não biológicas tem sido utilizado para medir a situação socioeconômica como pista para a análise da prevalência de algumas destas doenças.
Quanto a essas variáveis, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) Nível educacional.
( ) Ocupação profissional.
( ) Valor dos rendimentos.
As afirmativas são, respectivamente,

Sobre o drible nos desportos coletivos com bola, analise as afirmativas a seguir.
I. No futebol, formas de drible de grande habilidade são realizadas com o objetivo de mostrar superioridade em relação ao adversário.
II. O objetivo do drible é permitir que o atleta aproveite os espaços deixados pelo adversário para se aproximar da meta.
III. Os objetivos do drible nos esportes coletivos com bola se diferenciam por usarem partes do corpo diferentes.
Assinale:

Com relação aos eixos temáticos da Educação Física no Ensino Médio, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Contemporaneidade – o mundo e a época em que vivemos caracterizam–se por grandes transformações, das quais o aumento do fluxo de informações é uma das mais impactantes, o que influencia os conceitos e as relações que as pessoas mantêm com seus corpos e com as outras pessoas.
( ) Mídias – os alunos percebem, valorizam e constroem suas experiências de Se–Movimentar atendendo a modelos que apenas dão suporte a interesses mercadológicos o que precisa ser submetido à análise crítica.
( ) Lazer e trabalho – os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados como possibilidade de lazer em seu tempo escolar, de controle sobre o próprio esforço físico e do direito ao repouso e ao lazer no mundo do trabalho.
As afirmativas são, respectivamente,

Uma das propostas mais modernas da taxionomia considera uma categoria acima de reino, denominada domínio. Assim, essa proposta agrupa os seres vivos em três domínios: Eubactérias, Arquea e Eucarya.
Comparando esse sistema com o sistema de cinco reinos nota–se que, na nova proposta,
I. o reino Monera foi dividido em dois domínios.
II. o domínio Eucarya inclui os reinos Protistas, Plantas, Fungos e Animais, da proposta anterior.
III. o reino Protista desapareceu e alguns de seus constituintes foram unidos a Fungos, outros a Plantas e outros a Animais.
Assinale: