O fenômeno da polarização de ondas eletromagnéticas se manifesta na natureza em várias áreas da Ciência, da Física, da Química e até da Biologia, e possui muitas aplicações tecnológicas.
Em Astronomia, o estudo da polarização da radiação emitida por galáxias distantes fornece importantes informações sobre elas. Em Química, esse fenômeno é fundamental na compreensão da atividade ótica natural de algumas moléculas orgânicas. Em Biologia, muitos animais são capazes de perceber a polarização da luz. E em tecnologia a polarização das ondas eletromagnéticas está presente, por exemplo, na transmissão de ondas de rádio por antenas.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. É possível polarizar a luz por meio de absorção, como ocorre nos polaroides.
II. Em uma região plana e bastante refletora, como por exemplo à volta de um lago, a luz está parcialmente polarizada, com seu campo elétrico preponderantemente na direção horizontal.
III. A onda resultante da superposição de duas ondas eletromagnéticas planas e harmônicas, de mesma frequência e mesma direção e sentido de propagação pode não estar com polarização linear. Assinale: