O ‘Treinamento e Desenvolvimento’ é uma estratégia de gestão de pessoas que objetiva, por meio de um conjunto de métodos, procedimentos e recursos, proporcionar ações formais e informais de aprendizagem, para preparar as pessoas para agregar valor à organização e torná-las mais competitivas e inovadoras. A etapa do processo de treinamento e desenvolvimento caracterizada “não apenas pela análise das exigências atuais e futuras das funções e tarefas que precisam ser desempenhadas com resultados superiores, como também o perfil de cada pessoa” consiste em:
A gestão de recursos humanos ou de pessoas requer a utilização de vários bancos de dados interligados que permitam obter e armazenar dados a respeito de diferentes estratos ou níveis de complexidade. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses dados das pessoas nas organizações.
Quais são as áreas de atividades para o desenvolvimento de RH nas empresas?
O aprimoramento das competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho, é caracterizado por um processo de desenvolvimento de equipes de trabalho. Quais são os fatores críticos de desempenho que caracterizam um grupo de alto desempenho ou uma equipe de trabalho?
São critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional, exceto:
Os principais mecanismos e instrumentos de gestão estratégica de pessoas são, exceto:
A gestão de pessoas é um conjunto integrado de processos
dinâmicos e interativos. São processos básicos de gestão
de pessoas, exceto os processos de
São algumas razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus colaboradores, exceto:
A abordagem comportamental da administração representou uma corrente de pensamento fortemente influenciada pela psicologia (especialmente a corrente behaviorista), focada no desenvolvimento de teorias de motivação e de liderança e na proposição de práticas organizacionais voltadas para o alinhamento dos objetivos de realização e autodesenvolvimento humano aos objetivos organizacionais. Essa abordagem apoiavase em um conceito do ser humano como portador de autonomia de pensamento, de necessidades de desenvolvimento pessoal e de realização, para quem o trabalho é fornecedor de sentido para suas ações e medida de valor social. Esse conceito de ser humano é conhecido como homem:
Um dos desafios mais significativos à gestão contemporânea diz respeito à diversidade da mão de obra. A diversidade nas empresas deriva de processos sociais e econômicos que impõem novos padrões competitivos, pondo em cheque as práticas tradicionais de gestão de pessoas. A gestão da diversidade implica uma série de esforços – especialmente na gestão de pessoas – voltados para maximizar o potencial da diversidade e minimizar suas desvantagens. Entre as ações apresentadas abaixo, um programa de diversidade eficaz deve priorizar:
A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:
Soluções voltadas para situações de aprendizagem e de desenvolvimento de competências a partir do uso de métodos ativos apresentam uma estrutura comum, que adota a seguinte sequência: ( 1) Contextualização e Mobilização; (2 ) Atividade de Aprendizagem; ( 3) Organização da Atividade de Aprendizagem; ( 4) Coordenação e Acompanhamento; ( 5) Análise e Avaliação da Atividade de Aprendizagem; ( 6) Outras Referências; e ( 7) Síntese e Generalização. A etapa que propõe o envolvimento dos participantes no enfrentamento de um desafio, na resolução de um problema, na realização de uma pesquisa, no desenvolvimento de um projeto, na participação em um jogo ou dramatização é denominada:
Segundo Chiavenato há dois tipos básicos de Recrutamento de pessoal nas empresas:
A estrutura de Redes de Comunicação se dá
de três formas distintas: em roda, em cadeia ou em
círculo. A este propósito, considere a representação
gráfica e as descrições abaixo:

1- Nessa rede de comunicação, a influenciação é
lenta, a acuracidade é pobre e a ênfase no líder não
existe.
2- Nessa outra, a influenciação é rápida, a
acuracidade é boa e a ênfase no líder é marcada.
3- Nessa, a influenciação é rápida, a acuracidade é
boa e há muita ênfase no líder.
Assinale a opção que apresenta a correta correlação
entre a representação gráfica e a descrição dos três
tipos de redes de comunicação:
“Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um
critério específico de homogeneidade, das atividades e
correspondentes recursos – humanos, financeiros,
tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades
organizacionais.”
Na Departamentalização por produtos ou serviços, o
agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes
a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Assinale a
alternativa que não apresenta uma das vantagens desse tipo
de departamentalização.