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Antônio foi convidado a apresentar um projeto para a sistematização da gestão por competências em sua empresa. Para apresentar um projeto adequado, Antônio estudou várias referências distintas e fez visitas a empresas que se destacavam na área. Ao término do processo, Antônio concluiu que a gestão por competências é um processo que possui um conjunto de etapas, incluindo:

A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:

O processo de aprendizagem é explicado por meio de várias maneiras, segundo Chianenato (2005). Dentre elas, podem ser citadas: I. Condicionamento clássico; II. Condicionamento operante; III. Aprendizagem por observação; IV. Aprendizagem por memorização; V. Aprendizagem por repetição. Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens

seguintes.

Os efeitos negativos da falta de autonomia, da baixa complexidade das tarefas e da pressão por resultados na produtividade dos funcionários podem ser corrigidos com a introdução de ações assistencialistas de qualidade de vida no trabalho, tais como ginásticas laborais, treinamentos psicoeducativos e programas de apoio psicossocial.

Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue

os itens subsequentes.

Como instrumento da gestão do desempenho individual, a elaboração e o monitoramento de planos de trabalho constituem técnicas de administração de conflitos, visto que demandam a proposição de metas compartilhadas pelos membros da equipe de trabalho e encontros regulares entre chefias e subordinados, respectivamente.

Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos

elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de

pessoas.

Considerando-se os modelos instrumental, estratégico e político, é correto afirmar que a efetividade das políticas e práticas da área depende da qualidade técnica dos processos e das atividades de gestão de pessoas e do seu ajustamento às características estratégicas, estruturais e culturais; da força de trabalho; e da articulação da unidade com atores e grupos de influência internos e externos às organizações.

Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas

organizações, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de desempenho centrada em traços individuais é comum em empresas orgânicas, ao passo que a centrada em resultados geralmente é adotada por empresas burocráticas.

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do

conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos

itens.

A gestão por competências orienta a realização do planejamento, da captação, do desenvolvimento e da avaliação das competências nos diferentes níveis organizacionais, visando à utilização e ao fortalecimento das competências da organização.

Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal

e do absenteísmo, julgue os itens subsequentes.

Funcionários insatisfeitos tendem a faltar ao trabalho com maior frequência. Para reduzir esse problema, a empresa pode permitir o cumprimento da carga horária de forma mais flexível, para que as necessidades pessoais do trabalhador não sejam prejudicadas.

Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

A partir do estabelecimento da missão, dos objetivos e das metas empresariais no planejamento estratégico, é possível indicar as competências corporativas necessárias para definir o perfil das pessoas da organização.

Uma das dimensões exploradas na abordagem da administração científica contempla o desenho de cargos e tarefas. De acordo com Chiavenato (2008 p. 8), “tarefa é toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização. A tarefa constitui a menor unidade possível dentro da divisão do trabalho em uma organização. Cargo é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou repetitiva. Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo (tarefas), os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes. O desenho de cargos é a maneira pela qual um cargo é criado e projetado e combinado com outros cargos para execução das tarefas”.
Considerando a abordagem e a dimensão referenciadas, as vantagens da simplificação de cargos constituem:
I- Minimização dos custos de treinamento.
II- Admissão de empregados potencialmente qualificados.
III- Aumento da eficiência do trabalhador e maior produtividade.
IV- Redução de erros na execução, diminuindo os refugos e as rejeições.
V- Facilidade de supervisão e de controle sobre um número reduzido de subordinados.
Estão corretas as afirmativas

Hoje, considera-se que os tradicionais fatores produtivos se encontram no limite da exaustão em termos de aumento de eficiência e produtividade, já que a riqueza das nações e organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que este encontre:

Na estruturação de um grupo, estabelecem-se: 1) normas de grupo.
2) sistema de recompensa e punições.
3) padrões de reprovação de condutas.
4) relações entre os membros e destes com os líderes.
5) estabelecimento de regras de punições e premiações.
Estão corretas, apenas:

Abraham Maslow, a partir de sua Teoria das Necessidades, foi um dos principais estudiosos da motivação humana. Conforme sua teoria, as necessidades humanas são organizadas hierarquicamente e a busca pela sua satisfação motiva o ser humano em sua tomada de decisões.
Acerca desse tema, faça a associação entre a necessidade humana e seu respectivo conceito, e indique a sequência CORRETA: (1) Segurança
(2) Fisiológicas
(3) Sociais
(4) Estima
(5) Autorrealização
( ) Nível mais baixo de necessidade.
( ) Busca de proteção contra ameaças.
( ) Sentimento de valor, força e poder.
( ) É o nível mais alto da pirâmide de Maslow.
( ) Aceitação e convívio em relação a outras pessoas.

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