Antônio foi convidado a apresentar um projeto para a sistematização da gestão por competências em sua empresa. Para apresentar um projeto adequado, Antônio estudou várias referências distintas e fez visitas a empresas que se destacavam na área. Ao término do processo, Antônio concluiu que a gestão por competências é um processo que possui um conjunto de etapas, incluindo:
A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:
O processo de aprendizagem é explicado por meio de várias maneiras, segundo Chianenato (2005). Dentre elas, podem ser citadas: I. Condicionamento clássico; II. Condicionamento operante; III. Aprendizagem por observação; IV. Aprendizagem por memorização; V. Aprendizagem por repetição. Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
Os efeitos negativos da falta de autonomia, da baixa complexidade das tarefas e da pressão por resultados na produtividade dos funcionários podem ser corrigidos com a introdução de ações assistencialistas de qualidade de vida no trabalho, tais como ginásticas laborais, treinamentos psicoeducativos e programas de apoio psicossocial.
Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue
os itens subsequentes.
Como instrumento da gestão do desempenho individual, a elaboração e o monitoramento de planos de trabalho constituem técnicas de administração de conflitos, visto que demandam a proposição de metas compartilhadas pelos membros da equipe de trabalho e encontros regulares entre chefias e subordinados, respectivamente.
Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos
elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de
pessoas.
Considerando-se os modelos instrumental, estratégico e político, é correto afirmar que a efetividade das políticas e práticas da área depende da qualidade técnica dos processos e das atividades de gestão de pessoas e do seu ajustamento às características estratégicas, estruturais e culturais; da força de trabalho; e da articulação da unidade com atores e grupos de influência internos e externos às organizações.
Com referência ao papel estratégico e ao crescimento da área
de recursos humanos (RH) nas organizações, julgue os itens que
se seguem.
A área de RH passará a estratégica, se delimitar seu campo de atuação aos processos e funções clássicas do RH.
Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas
organizações, julgue os itens que se seguem.
A avaliação de desempenho centrada em traços individuais é comum em empresas orgânicas, ao passo que a centrada em resultados geralmente é adotada por empresas burocráticas.
No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
A gestão por competências orienta a realização do planejamento, da captação, do desenvolvimento e da avaliação das competências nos diferentes níveis organizacionais, visando à utilização e ao fortalecimento das competências da organização.
Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal
e do absenteísmo, julgue os itens subsequentes.
Funcionários insatisfeitos tendem a faltar ao trabalho com maior frequência. Para reduzir esse problema, a empresa pode permitir o cumprimento da carga horária de forma mais flexível, para que as necessidades pessoais do trabalhador não sejam prejudicadas.
Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
A partir do estabelecimento da missão, dos objetivos e das metas empresariais no planejamento estratégico, é possível indicar as competências corporativas necessárias para definir o perfil das pessoas da organização.
Uma das dimensões exploradas na abordagem da administração
científica contempla o desenho de cargos e tarefas.
De acordo com Chiavenato (2008 p. 8), “tarefa é toda atividade
executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da
organização. A tarefa constitui a menor unidade possível
dentro da divisão do trabalho em uma organização. Cargo
é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou
repetitiva. Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo
(tarefas), os métodos de executar as tarefas e as relações
com os demais cargos existentes. O desenho de cargos é a
maneira pela qual um cargo é criado e projetado e combinado
com outros cargos para execução das tarefas”.
Considerando a abordagem e a dimensão referenciadas, as vantagens
da simplificação de cargos constituem:
I- Minimização dos custos de treinamento.
II- Admissão de empregados potencialmente qualificados.
III- Aumento da eficiência do trabalhador e maior produtividade.
IV- Redução de erros na execução, diminuindo os refugos e as
rejeições.
V- Facilidade de supervisão e de controle sobre um número reduzido
de subordinados.
Estão corretas as afirmativas
Hoje, considera-se que os tradicionais fatores produtivos se encontram no limite da exaustão em termos de aumento de eficiência e produtividade, já que a riqueza das nações e organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que este encontre:
Na estruturação de um grupo, estabelecem-se:
1) normas de grupo.
2) sistema de recompensa e punições.
3) padrões de reprovação de condutas.
4) relações entre os membros e destes com os líderes.
5) estabelecimento de regras de punições e premiações.
Estão corretas, apenas:
Abraham Maslow, a partir de sua Teoria das
Necessidades, foi um dos principais estudiosos
da motivação humana. Conforme sua teoria,
as necessidades humanas são organizadas
hierarquicamente e a busca pela sua satisfação
motiva o ser humano em sua tomada de decisões.
Acerca desse tema, faça a associação entre a
necessidade humana e seu respectivo conceito,
e indique a sequência CORRETA:
(1) Segurança
(2) Fisiológicas
(3) Sociais
(4) Estima
(5) Autorrealização
( ) Nível mais baixo de necessidade.
( ) Busca de proteção contra ameaças.
( ) Sentimento de valor, força e poder.
( ) É o nível mais alto da pirâmide de Maslow.
( ) Aceitação e convívio em relação a outras
pessoas.