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Folha de respostas:

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    • Errado
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  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado

Segundo Chiavenato (2010), a gestão de pessoas é

contingencial e situacional, pois depende de vários

aspectos, como a estrutura organizacional adotada, a

cultura que existe em cada organização, as características

do contexto ambiental, o negócio da empresa, os

processos internos e outras variáveis importantes. Analise

os itens a seguir e escolha a opção correta.

I. A gestão por competências não deve somente mapear

lacunas de competências entre a situação atual e

a necessária, mas se preparar para desenvolver as

competências que serão necessárias no futuro.

II. Em razão da importância da administração de recursos

humanos no âmbito das organizações, o órgão de gestão

de pessoas deve estar posicionado no nível decisório

da estrutura organizacional, o que corresponde ao nível

hierárquico de diretoria.

III. Os profissionais de recursos humanos devem preocuparse

em garantir que os empregados façam corretamente

as tarefas, com base nos padrões definidos pela

organização, para garantir a eficiência e o alcance dos

objetivos organizacionais e individuais.

IV. Para que seja realizado com sucesso, o processo de

gestão de pessoas deve ser contínuo e envolver toda a

organização.

V. Os líderes devem acompanhar de perto seu time,

devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que

eventualmente surgirem.

Estão corretos apenas os itens

Com base nas razões que os setores público e privado têm em

comum para implementar a Gestão do Conhecimento – GC, a

organização Delta decidiu implementá-la.

Dentre essas razões encontra(m)-se:

O desenvolvimento de recursos humanos é um conceito que envolve um conjunto de estratégias de gestão de pessoas. No cenário atual, os pressupostos teórico-metodológicos nas ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhados com:

A tecnologia, em muitos momentos, foi responsável pelo surgimento de novas formas de acesso ao conhecimento, por meio do rádio, da televisão e mais recentemente da internet. Considerando que as novas tecnologias de informação e de comunicação em educação podem ser úteis em diversos aspectos da educação corporativa, um analista de Educação Corporativa de uma multinacional realizou o desenho de um projeto de sistema que permitia substanciais alterações no gerenciamento da universidade corporativa de sua empresa. Considerando a finalidade dos softwares de suporte à educação, a proposta desse analista pode ser considerada:

Antônio foi convidado a apresentar um projeto para a sistematização da gestão por competências em sua empresa. Para apresentar um projeto adequado, Antônio estudou várias referências distintas e fez visitas a empresas que se destacavam na área. Ao término do processo, Antônio concluiu que a gestão por competências é um processo que possui um conjunto de etapas, incluindo:

A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:

“...associa‐se a competência não a um conjunto de qualificações do indivíduo, mas sim às realizações da pessoa em determinado contexto, ou seja, aquilo que ela produz ou realiza no trabalho” (Dutra, 2004). As combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional e que agregam valor às pessoas e às organizações, referem‐se à competência

A gestão de pessoas, além de concentrar-se no alcance de objetivos
organizacionais, contribui para satisfação de objetivos individuais.
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Por representarem seu capital intelectual, os empregados são considerados recursos tangíveis das organizações, contratados para entregar produtos e serviços específicos.

A dificuldade em encontrar pessoal qualificado pode
servir de estímulo para profissionalizar a gestão de pessoas
(...). Desde 2010, a formação de pessoal qualificado tornou-se
a principal preocupação de um empresário dono de uma rede
de hotéis. Até 2014, esse empresário deve investir pouco mais
de 1 milhão de reais para treinar o pessoal necessário para
manter seus planos de expansão. O dinheiro será usado num
programa de treinamento interno de funcionários que
ocupam cargos como de governantas e chefes de recepção.
“Selecionei quem tem mais potencial para liderar equipes”, diz
o empresário. “Esses funcionários terão aulas de finanças e
marketing, entre outras disciplinas”. Esse empresário está
recorrendo às próprias fileiras devido à dificuldade em
encontrar gente preparada (...). “Em alguns casos levei três
meses para encontrar o profissional que eu procurava (...).
Não posso correr o risco de parar de crescer por falta de
gente”, disse ele.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)


Em épocas de expansão e crescimento econômico é fundamental o país possuir pessoas qualificadas para que as empresas aproveitem esta fase. Uma das características apresentadas no texto, que é uma realidade atual do Brasil, diz respeito ao fenômeno denominado

Julgue os itens seguintes, relativos a avaliação de desempenho.

A avaliação de desempenho bem estruturada deve ter como objetivo a apreciação sistemática do desempenho dos colaboradores no exercício do cargo bem como a do seu potencial de desenvolvimento.

O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para
acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos
de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por
desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de
74 a 80.

Uma das vantagens da gestão por competências é a possibilidade de se trabalhar com os recursos humanos estratégicos.

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