Rebouças (2014) apresenta o conceito de estruturas organizacionais. A respeito disso, a rede de relações sociais e pessoais, que surge da interação das pessoas, caracteriza:
Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:
A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da instituição têm, entre outras, a finalidade de identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com o intuito de corrigi-los e de evitar suas reincidências. Existem três conceitos inerentes à ideia de controle e avaliação: eficiência, efetividade e eficácia. Alguns aspectos podem prejudicar tais conceitos, como os listados a seguir, exceto:
Na atualidade, a Gestão de Pessoas procura soluções de remuneração mais compatíveis com a nova ênfase em valores como qualidade, serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade. Diante dessas novas estratégias e táticas de remuneração temos a remuneração por competência em que:
As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:
Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a
Teoria das Relações Humanas:
I. A experiência de Hawthorne realizada por
George Elton Mayo, na Western Electric
Company em Chicago, no período de 1927 à
1932 teve quatro fases.
II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o
melhor relacionamento entre o homem, o
trabalho e a empresa.
III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se
propagou a ideia de que os seres humanos,
enquanto operários, exerciam influência no
comportamento organizacional.
IV. A Teoria das Relações Humanas procurou
entender o comportamento do ambiente
organizacional. Assim, contribuindo para o
aumento da produtividade.
V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e
as empresas passaram a ser vistas como um
sistema organizacional.
A avaliação de desempenho fornece à administração informações importantes, facilitando o processo de tomada de decisões. Sobre sistema de medição de desempenho organizacional, qual a opção incorreta:
No Brasil, com o surgimento da primeira Associação de Secretários, o profissional começa a atuar como membro efetivo de gerência.
Assinale o ano do surgimento dessa primeira associação.
A função direção costuma ser exercida, no nível operacional, com foco no curto prazo. Seus gestores se responsabilizam pela implementação de planos de nível intermediários, envolvendo-se diretamente com funcionários não administrativos, além de conduzir as operações necessárias. Este tipo de administrador é conhecido como:
A eficiência é um dos critérios básicos de mensuração
e avaliação do desempenho das organizações.
“Eficiência” é:
1) cumprir regulamentos internos.
2) fazer corretamente as coisas.
3) fazer as coisas necessárias.
4) preocupar-se com os fins.
5) ser pontual no trabalho.
Estão corretas, apenas:
A coesão de um grupo de trabalho depende de:
1) união.
2) sucesso.
3) heterogeneidade.
4) ameaças de agressão.
5) quantitativo grande de componentes.
Estão corretas, apenas:
No que se refere ao comportamento grupal e intergrupal em uma
organização, julgue os próximos itens.
A distribuição justa de recursos, o suporte gerencial e as retribuições organizacionais influenciam na percepção dos funcionários de que existe suporte organizacional, resultando na redução do absenteísmo e da intenção de abandonar a empresa e no aumento do desempenho, da satisfação e do comprometimento dos funcionários
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
As transferências de pessoal dentro da organização, as promoções e os planos de carreira são modalidades de recrutamento interno.
De acordo com Robbins (2014), o ato de comunicar envolve o
compartilhamento, assim como a compreensão de significados.
Tendo em vista a comunicação organizacional, relacione os elementos
do processo de comunicação às respectivas descrições.

A sequência correta é
Quanto ao relacionamento homem x máquina, segundo Taylor, é correto afirmar: