Acerca de organização e motivação, julgue os itens a seguir.
Caso se busque motivar um colaborador que tenha alta necessidade de realização nos termos propostos pela teoria das necessidades adquiridas, deve-se considerar que pessoas com essa característica preferem trabalhar sozinhas.
Julgue os próximos itens, referentes a administração geral e pública.
Uma das vantagens trazidas pelo emprego do balanced scorecard é a possibilidade de se alinharem os objetivos individuais com os objetivos estratégicos da organização.

A prática de nepotismo, além de ser uma atitude antiética,
fere qual dos princípios explícitos da Administração Pública?
E qual é a restrição imposta por esse princípio?
As sentenças abaixo retratam algumas das principais
aplicações dos resultados de uma avaliação de
desempenho. Analise-as e assinale a alternativa incorreta:
Uma empresa fabricante de chocolates acaba de realizar um
treinamento voltado para a equipe de vendas. A gerente de
recursos humanos gostaria de avaliar os resultados do
treinamento no nível organizacional e no nível dos cargos. Seriam
indicadores adequados, respectivamente:
Uma empresa atua em um ambiente estável e adota estratégia
de negócio conservadora e defensiva. Nesse contexto, a
estratégia de recursos humanos relativa à admissão de
funcionários deve estar voltada para:
Acerca das tendências na gestão de pessoas e na gestão de
desempenho, julgue os itens subsequentes.
A capacidade de influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia central que sustenta um programa de avaliação de desempenho.
Em uma metalúrgica, o planejamento de pessoal é feito por meio da análise histórica do movimento de entradas, saídas, promoções e transferências internas do pessoal. A diretora de recursos humanos quer implantar um modelo de planejamento integrado para o planejamento de pessoal. Para isso, seria necessário considerar, como fatores intervenientes no planejamento de pessoal, entre outros:
Na gestão por competências, a pessoa pode aumentar o
nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades
sem mudar de cargo ou posição na empresa. Esse
processo é chamado de
Existem várias formas de se avaliar o desempenho
humano dentro das empresas. Sobre o tema, leia as
sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I.Por meio do processo de avaliação, informação e
reforço, ou correção do desempenho humano, podese
fornecer um retomo aos funcionários quanto à sua
atuação dentro da empresa, para que, a partir de então,
ele tenha condições de melhorar sua performance
quando assim se fizer necessário.
II.O reforço ou a correção de um desempenho deve ser
praticado em algum momento, sem grande brevidade.
Um comportamento avaliado muito tempo depois de
ocorrido geralmente surte efeitos mais positivos.
III.O bom desempenho deve ser incentivado por meio de
mecanismos de reforço, a exemplo das recompensas.
Estão corretas as afirmativas:
Acerca da evolução da administração, julgue os itens seguintes
Uma das principais diferenças entre a abordagem clássica da administração e a contingencial diz respeito às hipóteses de racionalidade do ser humano, de forma que, na primeira, prevalece o Homo economicus, e, na segunda, predomina o que pode ser chamado de homem complexo.
Julgue os itens que se seguem, referentes a educação, treinamento
e desenvolvimento.
A cultura de uma organização pode ser responsável pelo baixo
impacto de treinamentos dos servidores.
Julgue os itens a seguir, acerca da educação corporativa.
Segundo a teoria do capital intelectual, quanto maior a
escolaridade do indivíduo, maiores serão suas chances de
aumento de renda.
A diretora de RH de uma instituição de ensino e pesquisa vai
formular as estratégias de treinamento e desenvolvimento da
instituição para o ano de 2016 e 2017. Tendo em vista o alto
custo do treinamento e desenvolvimento dos profissionais da
instituição, especialmente dos professores e dos pesquisadores, a
diretora quer fazer um levantamento amplo das necessidades de
treinamento, considerando os níveis de análise organizacional,
dos recursos humanos e da estrutura de cargos, apoiada em
vários indicadores.
São indicadores de necessidades de treinamento:
No que diz respeito ao estudo do comportamento organizacional,
apontam-se variáveis dependentes e independentes.
As variáveis dependentes são os fatores-chave
que se pretende explicar ou prever e que são afetadas por
outros fatores. Os estudiosos do assunto, tradicionalmente,
enfatizam como variáveis dependentes