A primeira tentativa de definir e estabelecer racionalmente
cargos e tarefas aconteceu com a Administração Científica.
Nesse aspecto, Frederick Taylor foi o pioneiro. Sobre o tema,
considere as seguintes afirmativas.
I. O conceito de eficiência é fundamental para a
Administração Científica. A análise do trabalho e do
estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor
maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do
operário. A eficiência significa a correta utilização dos
recursos (meios de produção) disponíveis.
II. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou à
simplificação dos cargos no intuito de obter o máximo
de especialização de cada trabalhador: cada operário
ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que
deveria ser executada cíclica e repetitivamente para
aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefas são
desenhados para uma execução automatizada por parte
do trabalhador: ele deve fazer e não pensar ou decidir.
III. A Administração Científica baseou-se no conceito de
homo economicus, isto é, do homem econômico.
Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como
influenciada exclusivamente por recompensas salariais,
econômicas e materiais.
Pode-se afirmar que:
Henry Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Ford introduziu conceitos modernos, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos. Estabeleceu, portanto, três princípios pelos quais deve se orientar a produção:
Ao ingressar em uma determinada empresa o Analista − Administrador se depara com um conjunto de premissas e crenças que permeiam todos os escalões hierárquicos, perceptíveis tanto nas situações cotidianas como no enfrentamento de crise, porém que não estavam evidenciados nas políticas e diretrizes explicitadas pela empresa. Pode-se concluir, corretamente, que esses aspectos
Analise as afirmativas sobre a estrutura Funcional: I. A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função. II. A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”. III. Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente. Está correto o que se afirma em:
Em Teorias da Administração, afirma-se que o homem é um individuo flexível, resistente à frustração, capaz de adiar recompensas, com desejo permanente de realização, tem participação simultânea em vários sistemas sociais e variação de papéis sociais. É um indivíduo que consegue lidar de forma adequada com as mudanças rápidas e contínuas. É ainda um homem político, que age estrategicamente para o atingimento de suas metas e objetivos organizacionais. Essa caracterização se refere ao homem do tipo:
A avaliação de desempenho nas organizações possui duas vertentes: técnico/operacional e desenvolvimento/aprendizagem. Um dos métodos de avaliação utilizados pela avaliação de desempenho, com foco no desenvolvimento e aprendizagem, é:
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
Ao longo do processo de desenvolvimento, as lideranças devem eliminar os conflitos entre os membros das equipes, pois eles prejudicam a coesão e a identificação necessárias ao alcance dos níveis de produtividade exigidos.
Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue
os itens subsequentes.
Em razão de se fundamentar em crenças arraigadas, atitudes, valores e pressupostos básicos — embora seja observada em artefatos, símbolos, linguagens e normas —, a cultura organizacional não está sujeita à mudança deliberada.
Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal
e do absenteísmo, julgue os itens subsequentes.
A seleção de pessoal realizada de forma inadequada pode provocar elevação da rotatividade de pessoas na organização.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.
Em um estudo pioneiro sobre liderança, White e Lippitt
fizeram uma pesquisa em 1939 para verificar o impacto
causado por três diferentes estilos de liderança e os climas
sociais resultantes. Para esses autores, existem três tipos
básicos de liderança: a autocrática, a liberal (laissez-faire)
e a democrática. Assinale a única afirmativa referente à
liderança democrática.
A organização da atividade de aprendizagem demanda dos educadores a preparação do processo de desenvolvimento concreto das ações ou etapas que a compõem, retratado no(a):
As organizações têm repassado suas estratégias de desenvolvimento de competências em função de diversas mudanças no mundo do trabalho, incluindo a maior competitividade e maior obsolescência do conhecimento. Diante desse contexto, uma tendência que tem se confirmado na área de educação corporativa é o uso do blended learning, que pode ser entendido como:
De modo geral, as abordagens de diagnóstico e mapeamento de necessidades de ações de capacitação nas instituições ainda estão atreladas a modelos burocráticos, sem visualizar adequadamente cenários futuros. É necessária uma mudança nos modelos usualmente utilizados para o mapeamento de necessidades de ações de capacitação, de forma a considerar não apenas os elementos tradicionalmente mapeados, mas também:
As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estruturados, trabalhar em equipes e assumir responsabilidades mais complexas, para atuar em ambientes com maior incerteza. Esse contexto atual também demanda alterações na forma de se pensar a educação corporativa. Um exemplo de novo paradigma para a educação corporativa nesse recente ambiente laboral compreende: