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A primeira tentativa de definir e estabelecer racionalmente cargos e tarefas aconteceu com a Administração Científica. Nesse aspecto, Frederick Taylor foi o pioneiro. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas.
I. O conceito de eficiência é fundamental para a Administração Científica. A análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do operário. A eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de produção) disponíveis.
II. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou à simplificação dos cargos no intuito de obter o máximo de especialização de cada trabalhador: cada operário ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que deveria ser executada cíclica e repetitivamente para aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefas são desenhados para uma execução automatizada por parte do trabalhador: ele deve fazer e não pensar ou decidir. III. A Administração Científica baseou-se no conceito de homo economicus, isto é, do homem econômico.
Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. Pode-se afirmar que:

Henry Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Ford introduziu conceitos modernos, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos. Estabeleceu, portanto, três princípios pelos quais deve se orientar a produção:

Ao ingressar em uma determinada empresa o Analista − Administrador se depara com um conjunto de premissas e crenças que permeiam todos os escalões hierárquicos, perceptíveis tanto nas situações cotidianas como no enfrentamento de crise, porém que não estavam evidenciados nas políticas e diretrizes explicitadas pela empresa. Pode-se concluir, corretamente, que esses aspectos

Analise as afirmativas sobre a estrutura Funcional: I. A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função. II. A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”. III. Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente. Está correto o que se afirma em:

Em Teorias da Administração, afirma-se que o homem é um individuo flexível, resistente à frustração, capaz de adiar recompensas, com desejo permanente de realização, tem participação simultânea em vários sistemas sociais e variação de papéis sociais. É um indivíduo que consegue lidar de forma adequada com as mudanças rápidas e contínuas. É ainda um homem político, que age estrategicamente para o atingimento de suas metas e objetivos organizacionais. Essa caracterização se refere ao homem do tipo:

A avaliação de desempenho nas organizações possui duas vertentes: técnico/operacional e desenvolvimento/aprendizagem. Um dos métodos de avaliação utilizados pela avaliação de desempenho, com foco no desenvolvimento e aprendizagem, é:

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens

seguintes.

Ao longo do processo de desenvolvimento, as lideranças devem eliminar os conflitos entre os membros das equipes, pois eles prejudicam a coesão e a identificação necessárias ao alcance dos níveis de produtividade exigidos.

Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue

os itens subsequentes.

Em razão de se fundamentar em crenças arraigadas, atitudes, valores e pressupostos básicos — embora seja observada em artefatos, símbolos, linguagens e normas —, a cultura organizacional não está sujeita à mudança deliberada.

Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal

e do absenteísmo, julgue os itens subsequentes.

A seleção de pessoal realizada de forma inadequada pode provocar elevação da rotatividade de pessoas na organização.

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.

O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.

Em um estudo pioneiro sobre liderança, White e Lippitt

fizeram uma pesquisa em 1939 para verificar o impacto

causado por três diferentes estilos de liderança e os climas

sociais resultantes. Para esses autores, existem três tipos

básicos de liderança: a autocrática, a liberal (laissez-faire)

e a democrática. Assinale a única afirmativa referente à

liderança democrática.

A organização da atividade de aprendizagem demanda dos educadores a preparação do processo de desenvolvimento concreto das ações ou etapas que a compõem, retratado no(a):

As organizações têm repassado suas estratégias de desenvolvimento de competências em função de diversas mudanças no mundo do trabalho, incluindo a maior competitividade e maior obsolescência do conhecimento. Diante desse contexto, uma tendência que tem se confirmado na área de educação corporativa é o uso do blended learning, que pode ser entendido como:

De modo geral, as abordagens de diagnóstico e mapeamento de necessidades de ações de capacitação nas instituições ainda estão atreladas a modelos burocráticos, sem visualizar adequadamente cenários futuros. É necessária uma mudança nos modelos usualmente utilizados para o mapeamento de necessidades de ações de capacitação, de forma a considerar não apenas os elementos tradicionalmente mapeados, mas também:

As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estruturados, trabalhar em equipes e assumir responsabilidades mais complexas, para atuar em ambientes com maior incerteza. Esse contexto atual também demanda alterações na forma de se pensar a educação corporativa. Um exemplo de novo paradigma para a educação corporativa nesse recente ambiente laboral compreende:

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