Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e


O travessão foi utilizado no primeiro parágrafo para:


A última frase do terceiro parágrafo:

“_____________________ é uma forma de avaliar, informar, reforçar ou corrigir o desempenho humano". A palavra que completa adequadamente a lacuna é:

Considerando o Decreto n.° 1.171/1994, que estabelece o Código de Ética do Servidor Público Civil, avalie os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

Sobre o recurso em um processo administrativo, é incorreto afirmar que:

Um usuário, ao digitar o respectivo comando para listar os arquivos existentes em um diretório de trabalho do seu computador pessoal, recebeu a seguinte resposta do sistema:

Arq1.jpg

Arq2.doc

Arq3.mp3

Arq4.avi

Com base apenas nas extensões dos arquivos, é possível afirmar que:

A imagem abaixo contém um texto apresentando uma definição de computador. Esse texto foi digitado no programa MS Word versão 2010, um dos processadores de textos mais utilizados na atualidade.

Considere que esse texto foi todo selecionado e, após uma sequência de comandos com utilização de teclas de atalho, o texto resultante ficou com a aparência apresentada na próxima figura:

Dessa forma, uma sequência válida de comandos com utilização de teclas de atalho, que gera as alterações apresentadas, seria:

Entre os princípios básicos da Administração Pública previstos no caput do art. 37 da Constituição Federal não está a:

“As provas indicam que a polícia decidiu 'partir para cima' da população de forma abusiva e indiscriminada, matando mais de 100 pessoas, grande parte em circunstâncias que pouco tinha a ver com legítima defesa. Ademais, policiais encapuzados, integrantes de grupos de extermínio, mataram outras centenas de pessoas. Esses policiais realizaram 'caças' aleatórias de homens jovens pobres, alguns em função de seus antecedentes criminais ou de tatuagens (tidas como sinais de ligação com a criminalidade) e muitos outros com base em mero preconceito. Identificamos 122 homicídios contendo indícios de terem sido execuções praticadas por policiais naquele período." (São Paulo sob achaque: corrupção, crime organizado e violência institucional em maio de 2006. Human Rights Program at Harward University e Justiça Global)

O relato acima sobre os “crimes de maio de 2006 em São Paulo" é exemplo de

Sobre o Júri, considere as afirmações a seguir.

I. É, em tese, constitucional uma lei que atribua ao Júri a competência para julgar os crimes contra o patrimônio, além dos dolosos contra a vida.

II. Se, após instrução da primeira fase, o juiz entender pela desclassificação do homicídio tentado para lesão corporal consumada, poderá julgar imediatamente o feito.

III. Se, em plenário, a tese sustentada pela defesa consistir exclusivamente na negativa de autoria, a votação dos quesitos se encerrará se os jurados responderem afirmativamente aos dois primeiros quesitos.

IV. A decisão sobre a incidência ou não das agravantes e atenuantes alegadas nos debates será do Juiz- residente, no momento de prolação da sentença.

Está correto o que se afirma APENAS em

Em relação ao direito ao nome,

Comunidade com população predominantemente hipossuficiente, em processo de regularização fundiária, nos termos da Lei no 11.977/2009, teve concluída a etapa de demarcação urbanística e entrega de títulos de legitimação da posse pelo Poder Público local. Após a entrega dos títulos, os moradores constituem uma associação que, em assembleia geral, decide, por maioria absoluta, instalar um portão na única entrada da comunidade. Decidem ainda instituir uma contribuição mensal a ser paga por todos os moradores, visando o custeio de alguns serviços comunitários, tais como a manutenção e limpeza das partes comuns, pagamento do salário de um porteiro e a distribuição individualizada de correspondências. Um grupo de moradores da comunidade, discordando da cobrança aprovada pela assembleia, procura a Defensoria Pública, para obter orientação jurídica sobre a possibilidade de tal cobrança. Considerando o posicionamento consolidado do Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, a cobrança seria possível,

Sobre o posicionamento dos tribunais superiores em tema de processo coletivo e ações constitucionais, é INCORRETO afirmar:

Considere as letras de música abaixo.

A partir das letras de música acima, é INCORRETO afirmar:

Considere a notícia a seguir.

“Seis haitianos foram baleados em dois ataques diferentes na Baixada do Glicério, no centro de São Paulo, na tarde de sábado 1o [de agosto]. (…) A suspeita é que o crime tenha sido motivado por xenofobia. (…) De acordo com as vítimas que estavam na escadaria, o atentado partiu de um carro cinza, com quatro ocupantes. Antes de atirar, um deles teria gritado: "Haitianos, vocês roubam nossos empregos!"

(http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/seis-imigrantes-haitianos-sao-baleados-em-sao-paulo-9027.html)

Sobre as violações aos direitos humanos narradas, é correto afirmar:

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado, no exercício de seu poder normativo, editou a Deliberação CSDP no 63/2008, que versa sobre autonomia funcional, independência funcional, parâmetros mínimos de qualidade, teses institucionais, recomendações e rotinas administrativas. A respeito destes institutos, a legislação paulista infralegal disciplina que:

Apoiando-se na doutrina de Adolfo Ravà, Norberto Bobbio, em seu livro Teoria da norma jurídica, apresenta a concepção que compreende o direito como norma técnica. Segundo esta concepção, que se inspira na distinção kantiana entre imperativos categóricos e imperativos hipotéticos, as normas jurídicas são imperativos

“A exigência de uma sistematização do Direito acabou por impor aos juristas a valorização do preceito legal no julgamento de fatos vitais decisivos. Daí surgiu, na França, já no século XIX, a poderosa 'École de l'Exégèse', de grande influência nos países em que o espírito napoleônico predominou, correspondendo, no mundo germânico, à doutrina dos pandectistas. A tarefa do jurista circunscreveu- se, a partir daí, cada vez mais à teorização e sistematização da experiência jurídica, em termos de uma unificação construtiva dos juízos normativos e do esclarecimento dos seus fundamentos (...)".

No trecho acima, extraído de seu livro A Ciência do Direito, Tércio Sampaio Ferraz Júnior refere-se a características do

A Corte Constitucional deve “entender a si mesma como protetora de um processo legislativo democrático, isto é, como protetora de um processo de criação democrática do direito, e não como guardiã de uma suposta ordem supra-positiva de valores substanciais. A função da Corte é velar para que se respeitem os procedimentos democráticos para uma formação da opinião e da vontade políticas de tipo inclusivo, ou seja, em que todos possam intervir, sem assumir a mesma o papel de legislador político". (Más Allá del Estado Nacional. Madrid: Trotta, 1997, p. 99)

O trecho acima citado, acerca da postura de um Tribunal Constitucional durante o seu processo de interpretação da Cons tituição, corresponde à obra e concepção

Considere as assertivas abaixo acerca do tema Responsabilidade Civil do Estado.

I. A Constituição Federal define, em seu artigo 37, § 6o, o instituto da responsabilidade extracontratual objetiva às pessoas jurídicas de direito público interno e, com relação às pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos, a responsabilidade subjetiva, facultando, em ambos os casos, ação de regresso em face do funcionário responsável pela ocorrência.

II. Para configurar a hipótese de responsabilidade objetiva do Estado deverão concorrer requisitos, quais sejam o fato administrativo, assim compreendido o comportamento de agente do Poder Público, independentemente de culpa ou dolo, ainda que fora de suas funções, mas a título de realizá-las, o dano, patrimonial ou moral, que acarrete um prejuízo ao administrado e a relação de causalidade entre o fato e o dano percebido.

III. Em princípio, os atos judiciais, aqueles praticados por membros do Poder Judiciário como exercício típico da função jurisdicional, não acarretam a responsabilização objetiva do Estado em indenizar o jurisdicionado, salvo nas hipóteses de erro judiciário, prisão além do período definido em sentença e em outros casos expressos em lei.

Está correto o que se afirma APENAS em

Os Tribunais Superiores se posicionaram em matéria de defesa dos interesses dos contribuintes em face do poder público, no sentido de que


Em uma determinada semana observou-se que a quantidade de pessoas que frequentou a biblioteca na terça-feira é o dobro da quantidade de pessoas que frequentou a biblioteca na quarta-feira e metade da quantidade que frequentou a biblioteca na segunda-feira. Na quinta-feira a quantidade de pessoas que frequentou a biblioteca é igual à da sexta-feira e metade da quantidade de pessoas que frequentou a biblioteca na quarta-feira. Diante disso, conclui-se que:

Uma orquestra possui músicos que tocam instrumentos de sopro, corda e percussão. Dez músicos tocam instrumentos de sopro e de corda, oito tocam instrumentos de corda e percussão e cinco tocam instrumentos de sopro e percussão. Sabe-se, ainda, que dois músicos tocam os três tipos de instrumentos. Quantos músicos tocam mais de um instrumento?

Considere as assertivas a seguir referentes a elementos de hardware componentes de um computador: I – A memória cache de um microcomputador é uma memória não-volátil utilizada para armazenar as rotinas de entrada e saída e inicialização do sistema; II – É possível a utilização das interfaces do tipo SATA para realizar a conexão de discos rígidos a um microcomputador; III – Os microcomputadores modernos utilizam a BIOS para armazenamento temporário de dados de entrada e saída entre a memória RAM e o processador; Estão corretas as assertivas:

Acerca de certificados de segurança e assinatura digital, considere as seguintes assertivas: I – Um usuário pode utilizar a chave pública de um certificado para criar uma mensagem criptografada, que por sua vez poderá ser descriptografada usando a chave privada correspondente, que permanece em segredo com o destinatário; II – Uma assinatura digital tem por objetivo garantir o sigilo de um documento assinado por ela; III – A criptografia de chaves pública e privada é denominada criptografia simétrica; Estão corretas as assertivas:

O Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, conhecido por sua abreviação PCMAT, é regulamentado pela Norma Regulamentadora 18 (NR 18). O PCMAT é elaborado observando as fases da obra, e isso é muito importante, pois cada etapa da obra gera tipos de riscos diferentes. É obrigatória a elaboração e implantação do PCMAT para obras com número de funcionários, segundo NR 18.3.1., igual ou superior a:

Uma residência é composta por quatro habitantes, com área de telhado de 140m², cujas calhas são ligadas a um grande reservatório para acumular água da chuva para reaproveitamento. Para efeito de abastecimento residencial, o consumo de água por habitante é igual a 250l por dia. Supondo que o telhado seja perfeitamente impermeável, a precipitação pluviométrica média local seja de 60mm ao mês, que a água seja tratada e que não ocorram perdas, verifique o percentual equivalente da água oriunda da precipitação pluviométrica em relação ao consumo total mensal da residência, levando em consideração, para efeito de cálculo, um mês igual a 30 dias.

Quanto aos limites máximos para a expansão devido à reação álcali-agregado e teores de cloretos e sulfatos presentes nos agregados, de acordo com a tabela 4 da NBR 7211/2005 referente a Agregados Para Concretos, podemos dizer sobre os teores de cloreto, o que está adequado à Norma é:

Considerando uma barra de aço (E=205.000Mpa), com L=2,5m, tracionada sob a ação de uma carga de 50.000N. Calcule a área, em mm2, da barra para uma deformação de 50mm.

Constituem formas de provimento derivado de cargo público à luz da Constituição Federal:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282