As expressões “fugere urbem” e “locus amoenus” são associadas à seguinte escola literária:
Nos versos “Mas como causar pode seu favor / nos corações humanos amizade, / se tão contrário a si é o mesmo Amor?”, há a ocorrência da seguinte figura de sintaxe:
Assinale, a seguir, a afirmativa que a apresenta um trecho em que há a presença de um marcador discursivo continuador.
No trecho “Peguei-lhe dos cabelos, [...]” (1º§), o pronome oblíquo tem a função de:
O texto I apresenta uma relação intertextual com outros textos que pode ser classificada como:
Assinale, a seguir, a afirmativa em que o substantivo composto não segue as regras vigentes da hifenização.
O processo de formação do vocábulo “embarque” é chamado de:
Sabendo-se que C está definido na origem e que o segmento AB é perpendicular ao eixo x, qual é a área do polígono ABCD?
Juliana está se preparando para uma prova de natação, na qual deseja atingir a marca de 1 minuto e 42 segundos para a finalização da prova. Considere que, antes de iniciar os treinos, ela possua uma execução de prova no tempo de 2 minutos e 51 segundos e que consegue melhorar esse tempo em 3 segundos após cada semana de treino. Seguindo-se nesse ritmo de melhoria, quantas semanas Juliana precisará treinar para atingir a marca desejada para a finalização da prova?

Sabe-se que o saldo da caderneta de poupança n meses após sua abertura é dado pela expressão an = 500 . (1,1)n–1.
Em relação à aplicação financeira anterior, assinale a afirmativa correta.
O prédio de uma faculdade possui três portas de entrada que levam a um saguão onde estão disponíveis dois elevadores e uma escada para acessar os andares do prédio. Um visitante deve dirigir-se ao 5º andar passando por uma das portas de entrada e utilizando um dos meios de acesso aos andares da instituição.
De quantas maneiras distintas ele pode chegar ao seu destino?
As medidas de tendência central e as medidas de dispersão são utilizadas na estatística descritiva para sumarizar um conjunto de dados.
Sobre essas medidas, analise as afirmativas a seguir.
I. A média aritmética simples não é afetada por valores discrepantes de uma amostra.
II. A moda representa o valor mais frequente em um conjunto de dados.
III. O desvio-padrão de uma amostra é sempre menor que a variância.
Está correto o que se afirma em
A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada uma das situações exemplificadas na tabela anterior, ao final de um ano letivo expressa:
O autor Michael Scriven (2018), no livro “Avaliação: um guia de conceitos”, apresenta várias definições fundamentais sobre a avaliação. Indique a alternativa que apresenta a conceituação de avaliação de desempenho.
Sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como Prova Brasil e as acepções que a orientam, assinale a alternativa INCORRETA.
As alternativas a seguir apresentam evidências obtidas a partir de estudos que abordam a eficácia, o efeito escola e efeito professor, EXCETO:
Maria Ferrão et al, no texto “Estudo longitudinal sobre eficácia educacional no Brasil: comparação entre resultados contextualizados e valor acrescentado” (2018), discutem os estudos sobre escola eficaz no Brasil. Segundo os autores, em países marcados pela desigualdade como o Brasil, a definição de estratégias para o alcance desse objetivo passa por incorporar o conhecimento de base científica que permite responder à questão fundamental: Como fazer com que todas as crianças e jovens tenham acesso e usufruam de uma educação de qualidade?
Considerando o exposto e os resultados dos estudos sobre escola eficaz no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.
O Programa Estadual de Aprendizagem foi criado a partir de decreto da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e sancionado pela Lei nº 20.597/2021. No decreto são evidenciados o público-alvo, parcerias e principais objetivos do Programa.
Sobre o Programa Estadual de Aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando o diagrama de níveis de energia para a molécula de Li2, assinale a afirmativa INCORRETA.
A Sociologia no Brasil ou a Sociologia brasileira é a ciência que busca compreender o funcionamento da sociedade brasileira; os intelectuais da área estabeleceram que iriam se dedicar a realizar pesquisas que procuravam construir uma compreensão a respeito da formação da sociedade brasileira.
Sobre a Sociologia brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. O período dos precursores vai até mais ou menos 1928 e caracteriza-se pelo exame da particular situação do país, principalmente a escravatura, até sua abolição. A influência, nessa etapa, é das correntes do pensamento funcionalista.
II. Num segundo período (1929-1964) da Sociologia brasileira, se observa a preocupação com a afirmação da ciência e a introdução da disciplina nos cursos das escolas normais.
III. No período de 1945 a 1965, a síntese dos trabalhos sociológicos está na preocupação com pesquisas educacionais e, principalmente, econômicas sob a ótica do desenvolvimentismo.
IV. O período que se inicia com o golpe militar tem como ênfase a temática dos problemas socioeconômicos e o posicionamento da Igreja Católica.
Está correto o que se afirma apenas em
O positivismo como método e doutrina teve grande importância na evolução de ideias no Brasil. Vários dos mais destacados propagandistas republicanos eram positivistas.
A respeito do papel e influência do positivismo na Primeira República, assinale a afirmativa correta.