Quanto às normas legais aplicáveis aos impostos e às contribuições, julgue o item a seguir.
Aquele que presta serviços de natureza contínua, mediante remuneração, à pessoa, à família ou à entidade familiar, no âmbito residencial, em atividade sem fins lucrativos deve contribuir para o regime geral de previdência social na qualidade de segurado empregado doméstico.
Acerca dos Conselhos Federal e Regionais de Química e do exercício da profissão de químico, julgue o item a seguir de acordo com a Lei n.º 2.800/1956 e com o Decreto n.º 85.877/1981.
O Conselho Federal de Química e os Conselhos Regionais de Química são dotados de personalidade jurídica de direito privado.
Acerca dos Conselhos Federal e Regionais de Química e do exercício da profissão de químico, julgue o item a seguir de acordo com a Lei n.º 2.800/1956 e com o Decreto n.º 85.877/1981.
A prestação de contas dos presidentes dos Conselhos Regionais de Química será feita ao Tribunal de Contas da União por intermédio do Conselho Federal de Química.
Acerca dos Conselhos Federal e Regionais de Química e do exercício da profissão de químico, julgue o item a seguir de acordo com a Lei n.º 2.800/1956 e com o Decreto n.º 85.877/1981.
O Conselho Federal de Química será constituído de brasileiros natos, não sendo admitidos brasileiros naturalizados.
À luz da Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto‐lei n.º 5.452/1943) – Seção dos Químicos, julgue o item a seguir.
O exercício da profissão de químico compreende o magistério nas cadeiras de química dos cursos superiores especializados em química.
À luz da Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto‐lei n.º 5.452/1943) – Seção dos Químicos, julgue o item a seguir.
O químico que assumir a direção técnica ou o cargo de químico de qualquer usina, fábrica ou laboratório industrial ou de análise deverá, no prazo de trinta dias, por escrito, comunicar essa ocorrência ao órgão fiscalizador.
Com relação à Resolução Normativa n.º 29/1971 do Conselho Federal de Química, que dispõe sobre o exercício da fiscalização e a imposição de penalidades, julgue o item a seguir.
Profissional especializado poderá ser investido, em caráter transitório, na função de agente fiscal, pelos presidentes dos Conselhos Regionais.
Com relação à Resolução Normativa n.º 29/1971 do Conselho Federal de Química, que dispõe sobre o exercício da fiscalização e a imposição de penalidades, julgue o item a seguir.
A intimação do infrator deverá ser realizada pessoalmente, não sendo admitida por meio de protocolo ou via postal, com aviso de recebimento.
Acerca das propriedades e reações características de hidretos, ácidos, hidróxidos, óxidos e sal, julgue o item a seguir.
Em uma reação de neutralização, ou reação ácido‐base, íons hidrogênio de um reagente ácido reagem com íons hidróxido de uma base, formando água.
Julgue o item a seguir quanto às reações e aos usos que envolvem o carbonato de cálcio e seus derivados.
Quando em solução aquosa, o carbonato de cálcio sofre hidrólise, produzindo uma base fraca, cuja reação é descrita quimicamente conforme a seguir.
A respeito de soluções e concentração de soluções, julgue o item a seguir.
O porcentual em massa/volume é geralmente utilizado para indicar a composição de soluções aquosas diluídas de reagentes sólidos. Desse modo, o nitrato de potássio a 5% aquoso normalmente se refere a uma solução preparada pela solubilização de 5 g de KNO3 em água suficiente para perfazer 100 mL de solução.
No que se refere à termoquímica, a reações exotérmicas e endotérmicas e à variação de entalpia, julgue o item a seguir.
Quando uma reação química se realiza à pressão constante, a quantidade de calor liberado ou absorvido é expressa pela variação da entalpia do sistema. Seu sinal algébrico indica se a reação é endotérmica ou exotérmica.
Com relação à velocidade de reação química, a fatores que a influenciam e a assuntos correlatos, julgue o item a seguir.
Catalisador é a substância ou espécie que aumenta a velocidade de reação, não é consumida e fornece um mecanismo alternativo de baixa energia de ativação para a reação. Um catalisador é capaz de afetar a constante de equilíbrio da reação considerada, por modificar a velocidade da reação direta, aumentando o tempo requerido para o estabelecimento do equilíbrio.
Julgue o item a seguir, relativo a ácidos e bases.
A solução‐tampão é aquela cujo pH é mantido constante quando pequenas quantidades de ácido ou base são adicionadas. Um tampão básico, que estabiliza soluções em pH > 7, é preparado com uma solução que contém CH3COOH e CH3CO2−.
Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue o item a seguir.
Em uma célula eletroquímica, ânodo é o eletrodo no qual ocorre a oxidação e cátodo é o eletrodo no qual ocorre a redução.