A Prefeitura de determinado Município do Estado de Sergipe pretende vender bens móveis que lhe são inservíveis como, por exemplo, cadeiras, mesas e estantes, bens estes muito antigos e sem serventia à Administração municipal. Nos termos da Lei no 8.666/1993, a modalidade licitatória apropriada ao caso narrado é
As questões 5 e 6 devem ser respondidas a partir da charge abaixo.
No caso do uso dos pronomes possessivos, marque
a alternativa que apresenta a interpretação
adequada da charge.
Conforme a Lei n.º 8.112/90, para que seja possível
o provimento em cargos públicos, faz-se necessário
que os cidadãos que pleiteiem essas vagas
cumpram alguns requisitos básicos para a
investidura no cargo. Qual das alternativas abaixo
não corresponde a um desses requisitos:
A Lei n.º 8.666/93, além de regulamentar o art. 37,
inciso XXI, da Constituição Federal, instituiu
normas gerais para licitações e contratos da
Administração Pública. A respeito dessa norma,
assinale a alternativa incorreta:
No que se refere aos princípios orientadores das
licitações públicas, marque a alternativa incorreta:
Analise as afirmativas a seguir e selecione a
alternativa verdadeira.
Quanto às características do ato administrativo, assinale a alternativa incorreta. eficácia jurídica.
Quanto às normas constitucionais pertinentes à Administração Pública, assinale a alternativa correta. eficiência.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade NBC TI 01 – Da Auditoria Interna, é correto afirmar sobre os papéis de trabalho: curso da auditoria a fim de evidenciar os exames e fundamentar a opinião e recomendações do auditor. curso da auditoria a fim de evidenciar os exames e fundamentar a opinião e recomendações do auditor.
Sobre a materialidade, relevância e criticidade na auditoria, assinale a alternativa que melhor exprime essas variáveis: em dado momento; e a criticidade representa as vulnerabilidades efetivas ou potenciais de dada unidade ou programa. refere-se ao montante de recursos financeiros/orçamentários alocados a determinada unidade ou programa; e a criticidade representa as vulnerabilidades efetivas ou potenciais de dada unidade ou programa. importância ou papel desempenhado por uma unidade ou programa em dado momento; e a criticidade representa as vulnerabilidades efetivas ou potenciais de dada unidade ou programa. volume de recursos financeiros/orçamentários alocados para uma unidade ou programa em dado momento; e a criticidade representa as vulnerabilidades efetivas ou potenciais de dada unidade ou programa. as vulnerabilidades efetivas ou potenciais de dada unidade ou programa.
Na atualidade, a Gestão de Pessoas procura soluções de remuneração mais compatíveis com a nova ênfase em valores como qualidade, serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade. Diante dessas novas estratégias e táticas de remuneração temos a remuneração por competência em que:
As organizações buscam o aumento da produtividade, análise de custos e fundamentam-se na estrutura de informações, entre outros fatores, para buscar o retorno do capital investido. Leia as alternativas a seguir e assinale a correta.
As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:
Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a
Teoria das Relações Humanas:
I. A experiência de Hawthorne realizada por
George Elton Mayo, na Western Electric
Company em Chicago, no período de 1927 à
1932 teve quatro fases.
II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o
melhor relacionamento entre o homem, o
trabalho e a empresa.
III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se
propagou a ideia de que os seres humanos,
enquanto operários, exerciam influência no
comportamento organizacional.
IV. A Teoria das Relações Humanas procurou
entender o comportamento do ambiente
organizacional. Assim, contribuindo para o
aumento da produtividade.
V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e
as empresas passaram a ser vistas como um
sistema organizacional.
A avaliação de desempenho fornece à administração informações importantes, facilitando o processo de tomada de decisões. Sobre sistema de medição de desempenho organizacional, qual a opção incorreta:
Em relação aos aspectos funcionais das fibras musculares do tipo IIB, é correto afirmar que:
Escolares com a mesma idade cronológica e com o mesmo nível de atividade física podem apresentar resultados bem diferentes em testes de aptidão física, devido à maturação. A maturação óssea ocorre de forma diferente em cada segmento do corpo humano. Escolha a alternativa que apresenta a ordem da velocidade de amadurecimento dos segmentos ósseos exemplificados abaixo:
Analise as asserções a seguir e a relação
estabelecida entre elas. No universo mídia e
esporte, as relações esporte-televisão vêm
alterando, progressivamente, a maneira como
percebemos e praticamos o esporte.
A televisão transformou-se em uma parceira para
apoio mútuo, indispensável aos espetáculos
esportivos, o que leva a uma relação de
dependência econômica.
PORQUE
A associação entre mídia e esporte conduziu, por
um lado, ao incremento do profissionalismo do
esporte e ao aprimoramento científico e tecnológico
do treinamento esportivo e, por outro, à busca da
vitória a qualquer preço.
Acerca das asserções, assinale a opção correta.
Nas orientações contidas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN’S), “o ensino médio
compõe o ciclo de aprofundamento da
sistematização do conhecimento. O aluno começa a
compreender que há propriedades comuns e lidar
com a regularidade científica [...] A Educação
Física precisa buscar sua identidade como área de
estudo fundamental para compreensão e
entendimento do ser humano enquanto produtor de
cultura”. (PCN’S, 1999, p.156). Sobre estes
aspectos é possível afirmar que:
I. Confrontando os objetivos do Ensino Médio
com os que têm no cotidiano da Educação
Física nas escolas, deparamo-nos com uma
incongruência. Enquanto as demais áreas de
estudo dedicam-se a aprofundar os
conhecimentos dos alunos através de
metodologias diversificadas, estudos do meio,
exposição de vídeos, apreciação de obras de
diversos autores, leituras de textos, solução de
problemas, discussão de assuntos atuais e
concretos, as aulas do “mais atraente” dos
componentes limita-se aos já conhecidos
fundamentos do esporte e jogo.
II. A influência do esporte no sistema escolar é de
tal magnitude, que temos não o esporte da
escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica
a subordinação da Educação Física aos
códigos/sentido da instituição esportiva: esporte
olímpico, sistema desportivo nacional e
internacional.
III. Os princípios de rendimento atlético/desportivo
determinam relações entre professor e aluno
que passam a ser: professor-treinador e alunoatleta,
o ideal proposto para o Ensino Médio
pelos PCN’S.
IV. A Educação Física no Ensino Médio precisa
romper com a ideia de compreender e entender
o ser humano enquanto produtor de cultura.
As alternativas corretas são:
O tratamento dos esgotos é usualmente classificado através dos níveis: preliminar, primário, secundário e terciário. Marque a alternativa incorreta:
Qual a vazão de projeto a ser adotada em uma cidade com população de 10000 habitantes, consumo per capita de 150 L/dia e coeficientes de máxima demanda diária K1 = 1,2 e horária e K2 = 1,5?
Avalie as afirmativas a seguir: I.A rede coletora de esgoto é um conjunto de canalizações destinadas a receber e conduzir os esgotos dos edifícios e residências; II.O interceptor é a canalização destinada a conduzir os esgotos a um destino conveniente sem receber contribuições em marcha; III.Estação elevatória de esgoto é o conjunto de instalações destinadas a transferir os esgotos de uma cota mais baixa para outra mais alta; IV.A declividade a ser adotada na rede coletora deverá proporcionar, para cada trecho da rede, uma tensão trativa média igual ou superior a 1,5 Pa. Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) incorreta (s).
A História da Alimentação, a partir do conceito de cultura material, contribui para a compreensão das práticas e representações sociais. Assim, o alimento revela-se uma importante categoria para a análise das rupturas e continuidades históricas, visto que ele expressa aspectos da dinâmica social. Deste modo, e considerando a História da Alimentação no período do Brasil Colonial, é possível afirmar que:
O controle dos ruídos pode ser feito na fonte, no percurso ou no receptor. Marque a alternativa incorreta:
O progressivo desgaste do regime czarista contribuiu decisivamente para a vitória da Revolução Bolchevique (outubro/1917) e para o estabelecimento de uma experiência socialista na Rússia. Acerca dos eventos históricos que conduziram o czarismo ao referido desgaste, podem ser corretamente citados(as):
A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) é um instrumento utilizado nos projetos e estudos ambientais, e deve ser conduzido dentro de um alto nível de rigor científico e metodológico. Analise as afirmativas abaixo: I. A AIA não é instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/81). II. A AIA é um processo participativo, pois envolve diferentes interesses (ambiental, social e econômico). III. Na AIA devem ser previstos os prováveis impactos ambientais nas fases de planejamento, implantação e operação do empreendimento. IV. São métodos de avaliação de impactos ambientais: método “ad hoc”, método da listagem de controle, método das redes de interação. Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s).
Leia os excertos a seguir:
Excerto I
Uma das primeiras teorias sobre a tecnologia
aborda enfaticamente seu caráter transformador da
sociedade. Neder denominou essa corrente de
pensamento instrumentalista; segundo ele, ? este
seria como um suporte instrumental para realizar
valores e desejos, sendo os meios tecnológicos
neutros . Herdeira do otimismo com o progresso,
desde a filosofia do iluminismo do século XVIII, a
tecnologia materializa-se apenas em meios para
atingir determinados fins.
Excerto II
Na concepção de Agazzi, até os anos cinquenta
pode-se dizer que a ciência era considerada como o
campo de investigação desinteressada, imparcial, e
objetiva da verdade; como depósito do
conhecimento infalível, descontaminada de
pressões e influências externas. Bem estabelecida
por cima de todo conflito ideológico e disposta de
imediato a ajudar à humanidade a resolver qualquer
tipo de problema graças à riqueza de seus
instrumentos. O tom desse discurso se
potencializou tanto por meio da autonomia da
ciência em relação à sociedade quanto da sua
neutralidade.
Excerto III
Dagnino descreve a respeito da concepção da
neutralidade científica em sua obra. Para esse autor,
enquanto o Iluminismo difundiu o ideal da
neutralidade, o Positivismo, no século XIX,
potencializou novos desdobramentos dessa
percepção. Desvinculada do primado religioso, no
positivismo, a razão subverteria a subjetividade
para reproduzir a realidade fielmente,
principalmente, ao reforçar o caráter de verdade do
conhecimento científico. Assim, ainda segundo o
autor, ?[...] a neutralidade da ciência parte de um
juízo de que a ciência e a tecnologia não se
relacionam com o contexto no qual são geradas.
Assim, permanecer sempre isolada é um objetivo e
uma regra da boa ciência.
SILVA, G.B; BOTELHO, M. I. V. Ciência,
tecnologia e sociedade: apontamentos teóricos.
Temporalidades – Revista Discente do Programa de
Pós-Graduação em História da UFMG. v. 8, n. 1
(jan./maio 2016) – Belo Horizonte: Departamento de
História, FAFICH/UFMG, 2016. Disponível em:
Com base nos apontamentos teóricos expostos nos
excertos, podemos argumentar que os textos
demonstram:
No projeto de sistemas de esgotamento sanitário, o
traçado da rede de esgoto está estreitamente
relacionado a topografia da cidade, uma vez que o
escoamento se processa segundo o caimento do
terreno. Observando a figura seguinte de um
projeto de rede coletora, podemos afirmar que a
Cota de Fundo e a Profundidade do PV-03 são,
respectivamente
O Decreto de Nº 5.098, 03/06/2004 dispõe sobre a criação do plano nacional de prevenção, preparação e resposta rápida a emergências ambientais com produtos químicos perigosos - P2R2. Analise as afirmativas abaixo: I. O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2 tem como objetivo prevenir a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no País. II. No Art. 2º do Decreto de Nº 5.098, 03/06/2004 são definidos princípios orientadores do P2R2, aqueles reconhecidos como princípios gerais do direito ambiental brasileiro, tais como: princípio da informação, princípio da participação; princípio da prevenção; princípio da precaução; princípio da reparação; e o princípio do poluidor-pagador. III. O Ministério do Meio Ambiente promove a articulação e a integração dos vários níveis de governo, do setor privado, das representações da sociedade civil e das demais partes interessadas na proteção da saúde humana e qualidade ambiental. Sendo assim, o Plano focaliza-se na prevenção, correção e estratégias. Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s).
O espaço é um elemento muito importante na comunicação via Língua de Sinais. Sua organização e seu uso podem estabelecer uma boa comunicação ou não. Liddell (2000) apresenta três tipos de uso de espaço nas Línguas de Sinais e um deles é o espaço token. A definição desse é: