A respeito do papel dos gestores públicos no que se refere à excelência nos serviços prestados, julgue os itens a seguir.
Assinale a opção correta.
A Cláudia, Júlia e Lúcio, servidores do TJ/PA, foi concedida progressão funcional. Nos respectivos interstícios avaliatórios, após a progressão, Cláudia gozou licença sem vencimento, Júlia teve faltas abonadas e Lúcio recebeu suspensão disciplinar.
Nesse caso, será interrompido somente o interstício de
Assinale a opção que apresenta o princípio a ser atendido quando da concepção e da implantação de mostra de arte aberta ao público, a fim de promover a acessibilidade, salvo comprovada impossibilidade.
O retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez quando junta médica oficial declara insubsistentes os motivos da aposentadoria configura
Henrique, estudante de dezesseis anos de idade, recentemente nomeado para emprego público, celebrou negócio jurídico com Marcos, para venda de uma motocicleta avaliada em R$ 9.000, pelos índices de mercado. Marcos, o comprador, aceitou pagar à vista o valor de avaliação. Em dia acordado pelas partes, o negócio jurídico foi realizado, Marcos entregou a Henrique o valor e recebeu a motocicleta.
Acerca desse negócio jurídico, assinale a opção correta.
O Código de Processo Civil disciplina os atos processuais que podem ser praticados pelas partes e os que devem ser praticados pelo juiz. A respeito dos atos processuais, assinale a opção correta.
A ação penal pública pode ser incondicionada ou condicionada à representação. Em relação à ação penal pública condicionada à representação, há a exigência da manifestação do ofendido ou de quem tenha qualidade para representá-lo. Acerca da ação penal pública condicionada à representação, assinale a opção correta.
De acordo com o Código de Processo Penal, se o réu estiver preso, deverá ser citado
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

No segundo parágrafo, a fome de riqueza e poder do Homem é dada como justificativa para a
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto.

No último parágrafo do texto, sugere-se que
Em uma mistura de água e óleo, o óleo corresponde a 20% do volume. Se 25% da água na mistura evaporar, o volume de óleo passará a corresponder, em porcentagem, a
Analise as assertivas em relação ao título do texto:
I. É uma frase nominal porque em sua composição não há verbos de ação.
II. É uma frase interrogativa que tem por objetivo despertar a curiosidade do leitor.
III. É uma frase interrogativa que não é respondida ao longo do texto.
Está(ão) correta(s):
A expressão “no entanto” (linha 08) poderia ser substituída, sem prejuízos de sentido para o enunciado, por:
Em qual local da interface do Microsoft Word 2013, em português, se encontra a indicação da página na qual está o documento?
Com relação ao que é possível inserir em documento do Microsoft Word 2013, em português, presente na guia “Inserir”, analise as afirmativas e assinale V para a(s) verdadeiras ou F para a(s) falsa(s),
( ) Imagem.
( ) Clip-Art.
( ) Caixa de Texto.
Qual é a sequência correta?
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Em síntese, depreende-se da leitura do segundo parágrafo que
Atenção: Para responder à questã, baseie-se no texto abaixo.

Estabelecem entre si uma relação de causa e efeito, nessa ordem, os seguintes segmentos:
Atenção: Para responder à questã, baseie-se no texto abaixo.

É inegável que o século XX deixou-nos um legado de impasses, a gravidade desses impasses se faz sentir até hoje, uma vez que não solucionamos esses impasses nem mesmo amenizamos as consequências desses impasses.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
INSTRUÇÃO: Analise o texto a seguir para responder à questão.

O texto se trata de um(a)
Na figura a seguir, o cubo maior é constituído por 64 cubinhos idênticos.

O cubo maior terá todas as suas faces totalmente pintadas com tinta de mesma cor. Após as faces do cubo serem pintadas, a razão entre o número de cubinhos que não terão nenhuma das suas faces pintadas e o número dos que terão pelo menos uma de suas faces pintadas é igual a
INSTRUÇÃO: Leia o texto III a seguir, retirado da obra Gabriela, cravo e canela para responder à questão.
TEXTO III
— Bié...
— Seu Nacib...
— Por que “seu” Nacib? Sou seu marido, não seu
patrão...
Ela sorriu, arrancou os sapatos, começou a arrumar, os
pés descalços. Ele tomou-lhe da mão, repreendeu:
— Não pode mais não, Bié...
— O que?
— Andar sem sapatos. Agora você é uma senhora.
Assustou-se:
— Posso não? Andar descalça, de pé no chão?
— Pode não.
— E por que?
— Você é uma senhora, de posses, de representação.
— Sou não, seu Nacib. Sou só Gabriela...
— Vou te educar – tomou-a nos braços, levou-a pra
cama.
— Moço bonito...
AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela.
Releia o trecho a seguir.
“— Posso não? Andar descalça, de pé no chão?”
A seguinte figura de linguagem pode ser percebida na expressão em destaque:
Entre 2013 e 2015, ocorreram surtos decorrentes de pacientes vindos de outros países, sendo registrados neste período 1 310 casos da doença. O maior número de casos foi registrado nos estados de Pernambuco e Ceará.
Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/saramposituacao-epidemiologica>. Acesso em: 19 out. 2019.
O trecho da reportagem diz respeito aos casos de sarampo registrados no Brasil, no período que vai do ano de 2013 ao ano de 2015.
Nesse período, considerando o número de casos registrados da doença, a média de casos registrados anualmente foi de, aproximadamente,
O Código de Ética Profissional do Serviço Social, de 1993, nasceu da avaliação da categoria e das entidades do Serviço Social de que o Código homologado em 1986 apresentava insuficiências e que havia avanços nos últimos anos ocorridos nos debates e produções sobre a questão ética, bem como o acúmulo de reflexões existentes sobre a matéria. Dessa forma, o Código de Ética de 1993 atualiza as relações éticas entre os profissionais de Serviço Social e seus usuários, as instituições empregadoras, as outras categorias profissionais e as organizações da sociedade civil.
São deveres dos assistentes sociais, nas suas relações com os usuários, exceto:
A respeito do Microsoft Word para Office 365, analise as seguintes afirmativas.
Estão corretas as afirmativas
Conforme o cret.br, a política de segurança da informação define os direitos e as responsabilidades de cada um em relação à segurança dos recursos computacionais que utiliza.
A respeito das políticas de segurança, analise as seguintes afirmativas.
Estão corretas as afirmativas
Conforme o cert.br, o tipo de backup que copia apenas os arquivos alterados ou criados, e que deve ser feito somente após o último backup completo, é chamado de:
No que se refere ao processo de planejar e às suas três etapas principais, é possível classificar como dados de entrada:
Com relação às premissas e conceitos referentes à Lei de Licitações nº 8.666 de 1993 da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.
Estão corretas as afirmativas
Acerca da responsabilidade civil do Estado, julgue o item a seguir.
A condenação do Estado em ação indenizatória ajuizada em razão de dano causado por servidor público enseja a responsabilização do servidor em ação regressiva, independentemente da configuração de dolo ou culpa na conduta.
Julgue o próximo item, relativo a licitações e contratos administrativos.
No pregão para a aquisição de bens comuns, é ilegal a indicação de marcas, exceto quando houver justificativa técnica que indique a qualidade do material a ser adquirido.