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O auditor, quando obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis, deve expressar-se por meio de

A dívida e o endividamento público são temas de grande

relevância nas atribuições do controle externo, e é na Lei

de Responsabilidade Fiscal - LRF que se encontra uma

extensa regulação dos vários aspectos a eles relacionados.

No tocante à composição da dívida e do endividamento,

a LRF estabelece que

Segundo a Constituição Federal, compete aos Municípios manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação

Determinada sociedade de economia mista controlada pelo Estado de Goiás necessita contratar serviços técnicos especializados de auditoria financeira, indispensáveis na estruturação de operação envolvendo a emissão de debêntures, para fins de obtenção de recursos no mercado de capitais necessários à implementação de seu programa de investimentos. De acordo com as disposições da Lei no 8.666/93, a referida sociedade de economia mista

De acordo com a Lei Federal no 9.717/1998, que estabelece as Regras Gerais para a organização e o funcionamento dos Regimes Próprios de Previdência Social dos servidores públicos − RPPS, o servidor público titular de cargo efetivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ou o militar dos Estados e do Distrito Federal filiado a regime próprio de previdência social, quando cedido a órgão ou entidade de outro ente da federação,

No tocante à Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, é correto afirmar que a

No que se refere aos deveres das partes e seus procuradores, é INCORRETO afirmar:

Cláudio, agente fiscal de rendas, constatou sonegação de impostos por parte da empresa Alpha. No entanto, deixou de autuá-la, retardando a prática do ato de ofício, por ser amigo do sócio administrador da empresa. Porém, outro fiscal, sabendo do ocorrido, foi até a empresa e lavrou o auto de infração. Nesse caso, Cláudio

Segundo as Normas de Auditoria Governamental - NAG,

aplicáveis ao controle externo, a fase do processo de

auditoria governamental na qual as evidências são coletadas

e examinadas, de modo a fundamentar os comentários e

opiniões, e que envolve o exame de registros e documentos,

a avaliação de processos e sistemas orçamentários,

financeiros, patrimoniais e operacionais, com vistas a

informar sobre a confiabilidade do Sistema de Controles

Internos - SCI, a legalidade, legitimidade, impessoalidade,

moralidade e publicidade dos atos, regularidade das contas,

o desempenho da gestão e os resultados das políticas,

programas e projetos públicos, corresponde à etapa de

Na condução de auditorias, devem ser observados os princípios éticos estruturais do código de Ética do International Organization of Supreme Audit Institutios - INTOSAI, recomendado às Entidades Fiscalizadoras Superiores - EFS, tais como os princípios de integridade, da independência, do conflito de interesse, da objetividade, da imparcialidade, da aparência, da neutralidade política, da confidencialidade e do profissionalismo. O princípio ético que requer que o auditor observe a forma e a finalidade dos padrões de auditoria e de ética, considere os princípios de independência e objetividade, seja absolutamente honesto na realização de seu trabalho e na utilização dos recursos da EFS, mantenha impecáveis padrões de conduta profissional e tome decisões de acordo com o interesse público, é o princípio

A Constituição Federal estabeleceu um elenco de competências ao controle externo que abrange a sustação de contratos. Nos termos do que dispõem tais normas constitucionais, o ato de sustação de contrato

O imposto sobre propriedade predial e territorial urbana

Suponha que o Estado de Goiás pretenda contar com a participação de entidades privadas na gestão dos serviços de alguns hospitais da rede pública. De acordo com a legislação federal que rege a matéria, tal participação poderá se dar mediante

Considere:

I.Realização de avaliação atuarial inicial e em cada

balanço utilizando-se parâmetros gerais, para a

organização e revisão do plano de custeio e

benefícios.

II.Cobertura exclusiva a servidores públicos titulares de

cargos efetivos e a militares, e a seus respectivos

dependentes, de cada ente estatal, permitido o

pagamento de benefícios, mediante convênios ou

consórcios entre Estados, entre Estados e Municípios

e entre Municípios.

III.Registro contábil individualizado das contribuições

de cada servidor e dos entes estatais, conforme

diretrizes gerais.

IV.Sujeição às inspeções e auditorias de natureza

atuarial, contábil, financeira, orçamentária e patrimonial

dos órgãos de controle interno e externo.

De acordo com a Lei Federal no 9.717/1998 os regimes

próprios de previdência social dos servidores públicos da

União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,

dos militares dos Estados e do Distrito Federal deverão

ser organizados, baseados em normas gerais de contabilidade

e atuária, de modo a garantir o seu equilíbrio financeiro

e atuarial, observados, dentre outros, os critérios

indicados APENAS em

No tocante ao inadimplemento das obrigações, considere: I.Nas obrigações negativas o devedor é havido por inadimplente desde o dia em que executou o ato de que se devia abster. II.O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, em nenhuma hipótese. III.Inadimplida a obrigação, o devedor responde por perdas e danos, bem como por juros e atualização monetária, segundo os índices oficiais regularmente estabelecidos e honorários advocatícios. IV.O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, em seu termo, constitui o devedor em mora após sua interpelação judicial ou extrajudicial. Está correto o que se afirma em

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