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Correio Eletrônico ou E-Mail é um dos serviços disponíveis na Internet que permite o envio e o recebimento de mensagens. Para utilizar esse serviço, um usuário necessita estar cadastrado em um servidor e ter um endereço eletrônico.

 

Assinale a alternativa que contém um endereço eletrônico com formato válido.

Frente às transformações ocorridas nos últimos 50 anos, a escola deve assumir a capacidade de atuar e organizar os conhecimentos em função das questões que se levantam na atualidade, inclusive em relação aos modos como as crianças vivem as suas infâncias e à própria concepção de infância. Para a educação infantil, Barbosa (2008) propõe que seja adotada a concepção das crianças como

Ao explicar a capacidade de adaptação dos organismos vivos ao meio ambiente, Piaget (apud Portilho, 2009) infere que a inteligência humana é sempre uma construção endógena (fatores internos) de dados exógenos (fatores externos) provenientes da experiência. Essa adaptação apresenta duas invariantes funcionais básicas: a assimilação e a acomodação. Conforme Piaget (apud Portilho, 2009), é correto afirmar que a

Na educação infantil, de acordo com o Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998), o espaço da sala deve ser organizado de modo a privilegiar

A avaliação do desenvolvimento infantil deve atuar como recurso para auxiliar o progresso das crianças. Conforme Oliveira (2002), avaliar na educação infantil implica

Conforme Hoffmann (2010), transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção de conhecimento é um dos princípios coerentes a uma ação avaliativa

Ao discutir o trabalho com projetos pedagógicos na educação infantil, Barbosa (2008) afirma que, para redimensionar a concepção de currículo, uma das questões fundamentais é passar da ideia de programa escolar (oriunda da concepção tradicional) para aquela de programação, em que o currículo
 

A BPM (bateria psicomotora) é um conjunto de situações ou tarefas que buscam analisar dinamicamente o perfil psicomotor da criança (perfil intraindividual). Vitor da Fonseca (2012) apresenta alguns perfis psicomotores obtidos por meio da utilização da BPM. Conforme o autor, crianças que obviamente apresentam sinais disfuncionais evidentes, equivalentes a disfunções psiconeurológicas, cujo potencial de aprendizagem se caracteriza por uma lenta, ou muito lenta, modificabilidade, fazem parte do perfil psicomotor

No trabalho com crianças de zero a três anos, conforme o Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998), a prática educativa deve se organizar de forma a garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam, entre outras, a capacidade de
 

De acordo com Vygotsky (apud Oliveira, 2002), a construção do pensamento e da subjetividade é um processo

De acordo com a Constituição Federal, art. 208, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia, entre outras, de

Na educação infantil, no que diz respeito à relação entre a escola e a família, Zabalza (1998) afirma que a participação das mães e dos pais das crianças

Com relação às características evolutivas do ser humano, apenas como um recurso expositivo, é possível fazer uma divisão com os traços gerais da evolução da criança durante a etapa da educação infantil. Por exemplo, segundo Bassedas et alii (1999), os aspectos relacionados com as possibilidades de sentir-se bem consigo mesmo (equilíbrio pessoal) são englobados pela área

O Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998) apresenta importantes observações sobre o movimento corporal das crianças no cotidiano das creches, pré-escolas e instituições afins. Conforme esse documento, a julgar pelo papel que os gestos e as posturas desempenham junto à percepção e à representação, conclui-se que

Ao utilizar de modo metafórico a forma lúdica (objeto suporte de brincadeira) para estimular a construção do conhecimento, o brinquedo educativo conquistou espaço definitivo na educação infantil. Conforme Kishimoto et alii (2009), a utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros, bem como a

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