Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O educador Edgar Morin é o responsável pela sistematização de um conjunto de reflexões cujo objetivo é servir como ponto de partida para se repensar a educação do século XXI, que originaram ‘Os sete saberes necessários à educação do futuro’. Nesse sentido, assinale a opção que não representa um desses saberes:

Henri Wallon foi um pesquisador interessado nos estudos sobre psiquismo humano a partir da:

Dentre as principais contribuições de Henri Wallon para a Educação é possível pontuar o conceito de afetividade. Sobre esse conceito, assinale a alternativa INCORRETA.

Ao explicar a capacidade de adaptação dos organismos vivos ao meio ambiente, Piaget (apud Portilho, 2009) infere que a inteligência humana é sempre uma construção endógena (fatores internos) de dados exógenos (fatores externos) provenientes da experiência. Essa adaptação apresenta duas invariantes funcionais básicas: a assimilação e a acomodação. Conforme Piaget (apud Portilho, 2009), é correto afirmar que a

A evolução da criança, para Wallon (apud Vitor da Fonseca, 2008), processa-se em uma dialética de desenvolvimento na qual entram em jogo inúmeros fatores: metabólicos, morfológicos, psicotônicos, psicoemocionais, psicomotores e psicossociais. Nos aspectos psicomotores mais específicos, Wallon (apud Vitor da Fonseca, 2008) realça vários estádios, sendo que, no estádio tônico-emocional (dos 6 aos 12 meses),

De acordo com Burbridge (2012), a falta de comunicação
efetiva é, ao mesmo tempo, a causa e o efeito de muitos
conflitos. Evidentemente, o diálogo é a solução. O problema
é como conseguir trazer para o diálogo alguém que
não esteja interessado em participar, ou pior, que esteja
com tantas restrições ou raiva que não queira, de jeito
algum, conversar. Segundo esses autores, existem cinco
considerações importantes que ajudam a trazer as pessoas
para o diálogo, são elas: a objetividade, o timing (fator
tempo, que está ligado à paciência), os interesses, o

As dificuldades de aprendizagem não podem ser confundidas com o ritmo e o estilo próprio de cada aluno, algo que é totalmente subjetivo e variável, porém, diversos fatores poderão influenciar negativamente a capacidade de aprendizagem do aluno, gerando uma real dificuldade. Quando um problema de aprendizagem for real, é importante considerar que:

A pedagoga Flávia destaca, no planejamento, a importância de atender as demandas identificadas no que se refere a linguagem oral e escrita, assim como por se constituir como um dos eixos básicos do Projeto de Trabalho nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os procedimentos pedagógicos nesta perspectiva, devem favorecer:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282