Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Quanto à avaliação Institucional, assinale a alternativa INCORRETA.

Ao explicar a capacidade de adaptação dos organismos vivos ao meio ambiente, Piaget (apud Portilho, 2009) infere que a inteligência humana é sempre uma construção endógena (fatores internos) de dados exógenos (fatores externos) provenientes da experiência. Essa adaptação apresenta duas invariantes funcionais básicas: a assimilação e a acomodação. Conforme Piaget (apud Portilho, 2009), é correto afirmar que a

A avaliação do desenvolvimento infantil deve atuar como recurso para auxiliar o progresso das crianças. Conforme Oliveira (2002), avaliar na educação infantil implica

De acordo com Vygotsky (apud Oliveira, 2002), a construção do pensamento e da subjetividade é um processo

A perspectiva avaliativa abordada no fragmento acima é melhor representada pela seguinte dimensão de avaliação:

“Uma vez a empregada doméstica estava lavando o quintal no fundo da casa e eu ficava sentada observando a água suja de lama e sabão correndo até o bueiro. No meio desta sujeira estava um bicho estranho, de mais ou menos uns seis centímetros, que estava morto. Assustei-me porque associava com o bicho que vi na televisão outro dia, jacaré enorme que comia as pessoas e tive muitas noites de insônias, com medo da existência desse bicho no nosso quintal e que viria me pegar e comer. Só agora que entendo que não era um jacaré, e sim simplesmente uma lagartixa. Não havia ninguém que me informasse sobre isso.” (Strobel, 2008) Este é um relato de uma experiência da autora durante a sua infância. Na época, ela não tinha contato com sujeitos surdos e nem com a comunidade surda. A partir desta informação, escolha o artefato cultural que corresponde com o mencionado pela autora.

A autora Magda Soares, define:

I – Alfabetizar: Tornar o individuo capaz de Ler e Escrever;

II – Alfabetização: Fazer com que o individuo memorize o alfabeto.

Dos itens acima:

A dislexia é um dos distúrbios que mais afetam a aprendizagem. No caso dos disléxicos, o psicopedagogo deve planejar meios pelo qual ele irá promover a aprendizagem do aluno. A maneira correta de se trabalhar com um disléxico é: I. Explorar a aprendizagem multissensorial com o lúdico. II. Fazer a verificação dos testes de inteligência, audição e linguagem. III. Fazer o acompanhamento da criança, através de trabalhos dirigidos à autoestima. IV. Propor atividades de intervenção reeducativa e preventiva, com a ajuda dos pais. Estão corretas apenas:

A professora do Segundo Ano do Ensino Fundamental recebeu em agosto, um aluno vindo de outro município. Neste dia a turma está trabalhando uma poesia construída coletivamente. Para obter um diagnóstico do aluno, a professora solicita que o mesmo leia a poesia que está escrita no quadro em voz alta. Ele gagueja, foca nervoso e não consegue, a professora percebe que ele não é alfabetizado; ao olhar seu caderno vê atividades incompletas e muitas páginas em branco. Qual atitude CORRETA a professora deve tomar nesta situação?

No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.

O marco lógico, adotado como ferramenta de planejamento e

avaliação, serve para medir as relações entre as ações de

TD&E e os resultados pretendidos em termos de desempenhos

individuais, organizacionais e de grupos e equipes de trabalho.

Quanto à avaliação institucional, assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282