Ranking da educação: Brasil está nas últimas posições no Pisa 2022
Entre 2018 e 2022, o Brasil apresentou um desempenho estável no Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), prova aplicada em 81 países para avaliar o desempenho de alunos de 15 anos. Embora tenha ficado estável em relação a 2018, sem grandes perdas, o Brasil tem dados preocupantes: está bem abaixo da média da OCDE.
Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/12/05/ranking-da-educacao-brasil-esta-nas-ultimas-posicoes-no-pisa-2022-veja-notas-de-81-paises-[...]. Acesso em: 22 fev. 2024.
Adaptado.
O Pisa é um instrumento de avaliação internacional que oferece informações sobre
Quanto à avaliação Institucional, assinale a alternativa INCORRETA.
Julgue as questões a seguir:
Segundo o Referencial Curricular do Paraná, a delimitação dos objetivos de aprendizagem privilegia três dimensões de conhecimento inter-relacionadas: experimentação; uso e apropriação e reflexão sobre a ação.
Julgue as questões a seguir:
Em princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer modalidade de ensino. No entanto, alguns critérios de progressão do conhecimento devem ser atendidos, como: “os elementos específicos das diferentes práticas corporais; as características dos sujeitos e os contextos de atuação” (BNCC, 2018, p. 2019).
Leia o texto, a seguir, para responder à questão 43:
A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das
desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país. Nos anos em que a Prova Brasil é aplicada, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica, que possuem turmas de quinto e nono ano do Ensino Fundamental, recebem cadernos com Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.
(fonte: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil/apresentacao),
Acesso em agosto de 2021.
No total, a matriz de referência de Língua Portuguesa SAEB - Prova Brasil do 5º ano é composta de cinco tópicos: 1. Procedimentos de Leitura; 2. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto; 3. Relação entre Textos, 4. Coerência e Coesão no Processamento do Texto; 5. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido.
Sobre avaliação em larga escala, leia o texto a seguir para julgar os itens 41 e 42.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo diagnosticar a educação básica do País e contribuir para a melhoria de sua qualidade, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica. (Fonte: INEP, 2019, p. 4. Disponível em:
https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/cartilha_saeb_2019.pdf.
Acesso em agosto de 2021)
A Prova Brasil é aplicada todos os anos e avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa, com
foco em leitura, e em Matemática, com ênfase na resolução de problemas.
Sobre avaliação em larga escala, leia o texto a seguir para julgar os itens 41 e 42.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo diagnosticar a educação básica do País e contribuir para a melhoria de sua qualidade, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica. (Fonte: INEP, 2019, p. 4. Disponível em:
https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/cartilha_saeb_2019.pdf. Acesso em agosto de 2021)
Os itens da prova são elaborados com base em uma matriz de referência, que reúnem os conteúdos (tópicos ou temas) e as descrições das habilidades (descritores) a serem avaliados em cada área do conhecimento e etapa do ensino fundamental – 5º e 9º ano.
Julgue as questões a seguir:
Conforme Gasparin (2003, p. 54), A teoria Histórico-cultural “enfatiza a importância da interação dos indivíduos entre si, enquanto sujeitos sociais, e da relação destes com o todo social no processo de aquisição dos conhecimentos escolares.” Ao tratar da instrumentalização (terceiro momento metodológico), o autor afirma que os educandos e o professor, efetivam, aos poucos, o processo dialético de construção do conhecimento escolar que vai do concreto ao empírico pela mediação do abstrato.
Ao explicar a capacidade de adaptação dos organismos vivos ao meio ambiente, Piaget (apud Portilho, 2009) infere que a inteligência humana é sempre uma construção endógena (fatores internos) de dados exógenos (fatores externos) provenientes da experiência. Essa adaptação apresenta duas invariantes funcionais básicas: a assimilação e a acomodação. Conforme Piaget (apud Portilho, 2009), é correto afirmar que a
A avaliação do desenvolvimento infantil deve atuar como recurso para auxiliar o progresso das crianças. Conforme Oliveira (2002), avaliar na educação infantil implica

A perspectiva avaliativa abordada no fragmento acima é melhor representada pela seguinte dimensão de avaliação:
“Uma vez a empregada doméstica estava lavando o quintal no fundo da casa e eu ficava sentada observando a água suja de lama e sabão correndo até o bueiro. No meio desta sujeira estava um bicho estranho, de mais ou menos uns seis centímetros, que estava morto. Assustei-me porque associava com o bicho que vi na televisão outro dia, jacaré enorme que comia as pessoas e tive muitas noites de insônias, com medo da existência desse bicho no nosso quintal e que viria me pegar e comer. Só agora que entendo que não era um jacaré, e sim simplesmente uma lagartixa. Não havia ninguém que me informasse sobre isso.” (Strobel, 2008) Este é um relato de uma experiência da autora durante a sua infância. Na época, ela não tinha contato com sujeitos surdos e nem com a comunidade surda. A partir desta informação, escolha o artefato cultural que corresponde com o mencionado pela autora.
A autora Magda Soares, define:
I – Alfabetizar: Tornar o individuo capaz de Ler e Escrever;
II – Alfabetização: Fazer com que o individuo memorize o alfabeto.
Dos itens acima:
A dislexia é um dos distúrbios que mais afetam a aprendizagem. No caso dos disléxicos, o psicopedagogo deve planejar meios pelo qual ele irá promover a aprendizagem do aluno. A maneira correta de se trabalhar com um disléxico é: I. Explorar a aprendizagem multissensorial com o lúdico. II. Fazer a verificação dos testes de inteligência, audição e linguagem. III. Fazer o acompanhamento da criança, através de trabalhos dirigidos à autoestima. IV. Propor atividades de intervenção reeducativa e preventiva, com a ajuda dos pais. Estão corretas apenas: