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O jogo tem um papel importante na vida da criança. O jogo está estritamente relacionado com o processo evolutivo do pensamento, “jogar é pensar” (PIAGET, 1975). Em relação à utilização de jogos como ferramenta de ensino e aprendizagem, é CORRETO afirmar.

Na educação infantil, de acordo com o Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998), o espaço da sala deve ser organizado de modo a privilegiar

A recreação é a prática de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria e o prazer de forma individual ou coletiva. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Acredita-se que, pela escola ser uma instituição social, o ambiente escolar é um meio que influência, produz ou reproduz, os processos de construção do sujeito. E assim o jogo é um importante caminho no processo educativo do indivíduo, com potencial para aproximar atividades e o comportamento das pessoas, no que diz respeito a condições básicas à liberdade, a separação nos limites de tempo e espaço estabelecidos e a regulamentação.

( ) A recreação possui como principais objetivos: integrar o indivíduo ao meio social; desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal; facilitar o agrupamento por idade ou afinidades; desenvolver ocupação para o tempo ocioso; adquirir hábitos de relações interpessoais; desinibir e desbloquear; desenvolver a comunicação verbal e não-verbal; descobrir habilidades lúdicas; desenvolver adaptação emocional; descobrir sistemas de valores; dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental do indivíduo.

( ) O jogo, a brincadeira e o brinquedo são importantes nos anos iniciais, visto que a criança transporta para esses instrumentos o que vive cotidianamente. Assim, o momento lúdico proposto é uma imitação da realidade já vivida pelos adultos. Por meio da brincadeira a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo social e transformar sua realidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O brincar constitui-se em um conjunto de práticas, conhecimentos e fatos construídos e acumulados pelos sujeitos no meio em que estão inseridos e que facilitam a aprendizagem, ensinando e repassando valores essenciais para a vida do ser humano, dando a ele uma nova concepção de mundo. Diante disto, estudiosos contribuíram, ao longo dos tempos com suas teorias em relação à infância e a ludicidade, consequentemente abriram caminhos para a maior flexibilização e inovação dos modelos de educação infantil nas escolas. Sobre esse contexto e perspectivas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A brincadeira não chega a ser uma atividade que transforma o real, embora haja em dado momento, certa assimilação frente às algumas necessidades da criança e/ou em razão dos seus próprios interesses afetivos e cognitivos.

II. O jogo, devido à abrangência de significados, é uma forma de expressão da linguagem afetiva e refere-se àquele cuja estrutura é o símbolo.

III. O brincar pode ser visto como uma atividade que reflete os estados internos do sujeito diante de uma realidade vivida ou imaginada.

Ao observarmos as aulas de Educação Infantil é possível encontrar uma boa parte escolas que ainda não disponibilizam aos educando aulas recreativas, com atividades que valorizem o desenvolvimento psicomotor, o equilíbrio “[...]. Para Rousseau (1712-1771), recreação é a liberdade total da criança. [...] O aluno deve ser educado por, e para a liberdade. É preciso que saltem, corram, gritem quando tiver vontade” (Portal Educação). Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.

O Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998) apresenta importantes observações sobre o movimento corporal das crianças no cotidiano das creches, pré-escolas e instituições afins. Conforme esse documento, a julgar pelo papel que os gestos e as posturas desempenham junto à percepção e à representação, conclui-se que

Por meio do brinquedo, a criança tem oportunidade de se desenvolver. Aquela que tiver poucas oportunidades lúdicas apresentará dificuldades na idade adulta. Brincando, a criança penetra e interioriza o mundo adulto. Nesse sentido, a multiplicidade de formas e materiais induz a criança a desenvolver certos aspectos. Sobre estes, assinale a alternativa incorreta.

Analise as seguintes afirmativas sobre o brincar.

I. Enquanto brincam, as crianças constroem conhecimentos e vivem relações sociais específicas, repletas de valores e significados.

II. As brincadeiras de faz de conta possibilitam às crianças treinarem sua entrada no mundo adulto e expressarem suas vivências afetivas.

III. Brincar permite à criança desenvolver algumas capacidades importantes, como a de viver sem regras ou linguagens.

Estão corretas as afirmativas:

Os jogos constituem-se como uma forma interessante de ensinar e aprender, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo, favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e estimula a busca de soluções. Dentre outros benefícios os jogos devem propiciar:

Diariamente, ao chegar em sala de aula, os alunos da professora Luciana, que têm idade entre 3 e 4 anos, podem escolher as atividades que irão realizar e os amigos com os quais irão brincar naquele momento. Para ajudar na escolha dos brinquedos e atividades, Luciana organiza cantinhos na sala e, em cada um, ela coloca massinha, papéis e giz de cera, brinquedos de casinha, carrinhos ou jogos de encaixe para que as crianças escolham, livremente.

Sobre a ação da professora, é correto afirmar que está:

Leia as assertivas e assinale ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso:

( ) A utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula não é um fato recente. No século XIX, Friderich Froebel, fundador dos jardins de infância, defendia sua importância para o ensino e a aprendizagem.

( ) Além de facilitar a aprendizagem de conceitos, o uso de jogos permite que os alunos desenvolvam outras capacidades, como a organização, a análise, a reflexão e a argumentação.

( ) O jogo não deve ser usado em sala de aula, pois envolve ganhar e perder, gerando muitos conflitos entre os alunos.

( ) Para que o jogo se caracterize como uma metodologia que realmente favoreça o processo de aprendizagem, é essencial a intencionalidade pedagógica do professor, explorando os aspectos educativos desse tipo de material.

Após ler e analisar as assertivas acima, assinale a alternativa com a sequência correta.

As atividades recreativas e lúdicas no âmbito educacional possuem grande valor e importância enquanto forma de socialização, interação, cooperação e desenvolvimento cognitivo e motor, executadas através de diversos meios, exceto:

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