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No que se refere à educação inclusiva, Mittler (2003) afirma que “O objetivo da inclusão está atualmente no coração da política educacional e da política social”. De acordo com esse
autor, analise as seguintes assertivas:

I. A inclusão implica uma reforma radical nas escolas em termos de currículo, avaliação, pedagogia e formas de agrupamento dos alunos nas atividades de sala de aula.
II. O objetivo é auxiliar a criança a se encaixar no sistema educacional e beneficiá-la com o que a escola possa oferecer-lhe.
III. A política da inclusão foi planejada para beneficiar, exclusivamente, as crianças com deficiência ou dificuldades de aprendizagem.

Quais estão corretas?

O trabalho organizado e o fazer pedagógico realizado na escola precisam ser coerentes com o que acontece na sociedade. Para enfrentar essa realidade, a escola precisa conceber e organizar o seu trabalho como um todo e, nesse sentido, está a construção do Projeto Político- Pedagógico. Para Veiga (2015), é INCORRETO que a construção desse projeto:

Os processos educacionais, o docente e os alunos vivenciando novas tecnologias digitais de informação e de comunicação que mudam o cenário escolar como um todo. Diante dessa
perspectiva, assinale a alternativa correta que representa o pensamento de Gabriel (2013).

O desenvolvimento da função da Supervisão Educacional requer a realização de diversas atividades que visam a alcançar os resultados previstos no seu planejamento. Em relação à Supervisão Educacional em visitas em escolas do município, assinale a alternativa importante para concretizar com sucesso essa atividade.

Em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Uma diretriz dos conteúdos curriculares da educação básica.
2. Considerado um dos princípios do ensino.
3. Finalidade da educação Básica.
4. Um dos critérios para a verificação do rendimento escolar do aluno.
5. É uma incumbência dos professores.

Coluna 2
( ) Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
( ) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
( ) Desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A escola deve estar a serviço do aluno na busca constante da sua aprendizagem e, para que isso aconteça, precisa investir em condições que favoreçam um bom ensino. Para Libâneo (2011), o êxito da escola depende:

Sobre a prática da avaliação da aprendizagem na escola, Luckesi (2005) assume alguns posicionamentos que norteiam a sua trajetória de educador. Considerando a concepção de Luckesi a respeito da avaliação da aprendizagem, analise as seguintes assertivas:

I. Na avaliação não é preciso julgar, mas, sim, diagnosticar, tendo em vista encontrar soluções mais adequadas e mais satisfatórias para os impasses e dificuldades.
II. O que realmente importa, em primeiro lugar, são os instrumentos escolhidos para avaliar, independentemente de ter uma clareza da concepção do ato de avaliar e das suas exigências.
III. A avaliação da aprendizagem é um ato rigoroso para acompanhar a aprendizagem do aluno, permitindo tomar conhecimento do que ele aprendeu e não aprendeu e, assim, reorientá-lo para superar as dificuldades.

Quais estão corretas?

Hoffmann já percorre há muito tempo o caminho da avaliação da aprendizagem e nele faz inúmeras observações e reflexões sobre as práticas avaliativas em diferentes escolas.
Construiu, assim, sua visão teórica a respeito do assunto. Diante do referencial e considerações teóricas de Hoffmann (2011), analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) A avaliação mediadora ocorre, essencialmente, a partir da análise quantitativa das aprendizagens.
(  ) O olhar avaliativo é complexo e multidimensional, pois se caracteriza por interpretações de diferentes intensidades e sobre as múltiplas dimensões da aprendizagem de cada aluno.
(  ) Para que a autoavaliação aconteça, é necessário garantir tempo e espaço para o diálogo entre professores e alunos, para poder captar o significado do pensamento criativo da aprendizagem reconstrutiva.
(  ) Ao propor, exclusivamente, tarefas escritas, o professor tem condições de compreender se o aluno está ou não se desenvolvendo integralmente.
(  ) O processo da avaliação se destina a observar, refletir e favorecer melhores oportunidades aos
alunos durante as etapas que constituem a dinâmica da sua aprendizagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

“Para o professor, compreender o processo da aprendizagem é tão vital como para o médico entender a fisiologia do corpo humano” (Bordenave, 2004). Na sua análise do processo ensino aprendizagem, Bordenave cita alguns fatores que intervêm. Assinale a alternativa correta em relação a essa análise.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não se impõem como uma diretriz obrigatória, mas, sim, como uma referência que pode ser utilizada como recurso para adaptação ou elaboração de currículos escolares. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

A evolução da tecnologia da comunicação libertou o ser humano, acelerando cada vez mais rápido os processos de comunicação pelo mundo. Esse fenômeno tecnológico também chega à educação. Na opinião de Gabriel (2013) sobre as transformações tecnológicas, é correto afirmar que:

O currículo é um dos fatores que estruturam o processo educativo, pois não pode ser visto como um conceito abstrato. Dessa forma, para entender como a construção curricular deve ocorrer na escola, é necessário ressaltar que:

O aluno do século XXI vivencia um novo panorama em termos de escola e de sala de aula com a tecnologia da informação e da comunicação cada vez mais invadindo o trabalho escolar. Novos caminhos surgem para a construção da aprendizagem, como a implantação das metodologias ativas, que sugerem uma abordagem pedagógica em que:

I. O aluno assume uma postura mais participativa, na qual ele resolve problemas, desenvolve projetos e, com isso, cria oportunidades para a construção de conhecimento.
II. Na proposta da sala de aula invertida, o conteúdo e as instruções recebidas são estudados online, antes de o aluno frequentar a aula e, assim, a própria sala de aula se transforma no local para trabalhar o conteúdo que já foi estudado anteriormente.
III. A utilização do ensino híbrido mescla momentos em que o aluno estuda os conteúdos usando recursos on-line e outros em que o ensino ocorre em sala de aula, podendo ocorrer a interação com outros alunos e com os professores.

Quais estão corretas?

Pesquisando sobre a supervisão escolar, percebe-se que a sua origem foi fora da escola, pois ela surgiu com a industrialização e, posteriormente, foi inserida no contexto escolar. Em
relação ao papel e às atribuições da supervisão escolar, que já sofreu muitas mudanças com o passar do tempo, é correto afirmar que:

Cada vez com mais intensidade, a educação virtual influencia a educação presencial. Para Fava (2014), isso significa que:

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