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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não se impõem como uma diretriz obrigatória, mas, sim, como uma referência que pode ser utilizada como recurso para adaptação ou elaboração de currículos escolares. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:
A orientação proposta nos PCN reconhece a importância da participação construtiva do aluno.
A escola, por ser uma instituição social e com o propósito explicitamente educativo, tem como compromisso intervir efetivamente para promover o desenvolvimento e a socialização dos alunos.
Os PCN adotam como eixo o desenvolvimento de capacidades do aluno, ou seja, o processo em que os conteúdos curriculares atuam não como fins em si mesmos, mas como meios para a aquisição e desenvolvimento das referidas capacidades.
A educação escolar é concebida como uma prática com a possibilidade de criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade.
Nos PCN, a opção foi por um tratamento específico das áreas, deixando de contemplar a integração entre elas.
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