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O desenvolvimento da função da Supervisão Educacional requer a realização de diversas atividades que visam a alcançar os resultados previstos no seu planejamento. Em relação à Supervisão Educacional em visitas em escolas do município, assinale a alternativa importante para concretizar com sucesso essa atividade.

Pesquisando sobre a supervisão escolar, percebe-se que a sua origem foi fora da escola, pois ela surgiu com a industrialização e, posteriormente, foi inserida no contexto escolar. Em
relação ao papel e às atribuições da supervisão escolar, que já sofreu muitas mudanças com o passar do tempo, é correto afirmar que:

A escola é uma instituição que engloba vários serviços que são executados por vários profissionais, cujo objetivo maior é a concretização da construção do processo da aprendizagem. Desta forma, a Supervisão Educacional comprometida com esse processo precisa desenvolver a sua ação buscando:

Vasconcellos (2009) sinaliza que a efetivação da ação supervisora nos processos de aprendizagem e a produção de mudanças da prática pedagógica exigem condições objetivas e subjetivas.

Para esse autor, não é considerada condição subjetiva para a ação supervisora:

No contexto da escola, o supervisor de ensino é o profissional que orienta e organiza o trabalho pedagógico, estabelecendo parcerias com os professores e demais membros da equipe escolar. Nesse sentido, uma ação supervisora efetiva:

Leia o trecho a seguir.

A coordenadora pedagógica da escola, em uma reunião pedagógica com uma professora do Ensino Fundamental, a orientou a adotar metodologias de ensino mais participativas e menos transmissivas, envolvendo mais os alunos no processo de construção do conhecimento.

Sobre a orientação da coordenadora, assinale a afirmativa correta.

São incumbências outorgadas a Supervisão Escolar, para que a educação possa alcançar os fins a que se propõe, EXCETO:

O conjunto ordenado de papeis que documentam e comprovam os fatos relativos à vida escolar do aluno e à vida funcional dos corpos docentes e administrativos, denomina-se:

Na escola, o coordenador pedagógico exerce um papel estratégico nas diversas instâncias que a permeiam. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a função do coordenador pedagógico na escola.

A Supervisora Escolar (SE) Francisca coordena o planejamento semanal com os docentes, o qual lhe possibilita um acompanhamento às salas de aula, de forma que ela possa contribuir com sugestões pedagógicas, fundamentadas nos conhecimentos científicos. Desse modo o planejamento se torna verdadeiramente:

Um dos papéis do supervisor escolar é estabelecer o posicionamento de fazer, agir, movimentar e envolver-se interagindo com a comunidade educativa e em sala de aula, conforme as demandas escolares. Assim sendo, o trabalho do supervisor, centrado na ação do professor deve:

“A Supervisão Escolar pode ser exercida de forma autocrática ou democrática.” Sobre isso assinale a alternativa INCORRETA:

A análise crítica sobre a Educação, a função social da escola, a formação inicial dos Profissionais da Educação, o Contexto histórico do SE através dos tempos, permitem compreender o papel do Supervisor como imprescindível na formação continuada do professor, viabilizando mudanças qualitativas na sua prática pedagógica. Este novo perfil de Supervisor está sendo gestado através da necessidade:

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao supervisor escolar, parceiro político e pedagógico do professor.

Com relação ao arquivo escolar, assinale as alternativas com V verdadeiro ou F falso: ( ) O arquivo escolar pode ser organizado como: ativo, passivo ou único. ( ) O responsável direto pelo arquivo é o assistente de educação. ( ) O arquivo morto (passivo) refere-se exclusivamente aos assentamentos dos professores. ( ) O arquivo ativo contém todas as pastas de assentamentos individuais e todos os documentos que se referem a alunos, funcionários e professores em atividade na Unidade Escolar. De acordo com as indicações acima, conclui-se que:

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