Hoffmann já percorre há muito tempo o caminho da avaliação da aprendizagem e nele faz inúmeras observações e reflexões sobre as práticas avaliativas em diferentes escolas.
Construiu, assim, sua visão teórica a respeito do assunto. Diante do referencial e considerações teóricas de Hoffmann (2011), analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A avaliação mediadora ocorre, essencialmente, a partir da análise quantitativa das aprendizagens.
( ) O olhar avaliativo é complexo e multidimensional, pois se caracteriza por interpretações de diferentes intensidades e sobre as múltiplas dimensões da aprendizagem de cada aluno.
( ) Para que a autoavaliação aconteça, é necessário garantir tempo e espaço para o diálogo entre professores e alunos, para poder captar o significado do pensamento criativo da aprendizagem reconstrutiva.
( ) Ao propor, exclusivamente, tarefas escritas, o professor tem condições de compreender se o aluno está ou não se desenvolvendo integralmente.
( ) O processo da avaliação se destina a observar, refletir e favorecer melhores oportunidades aos
alunos durante as etapas que constituem a dinâmica da sua aprendizagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: