Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 464 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Correspondências, mala direta, relatórios e spots são veículos de comunicação dirigida.

Acerca da formação da opinião pública, julgue o item que se segue.

O poder da opinião pública afeta as decisões gerenciais, e é função do relações-públicas identificar essa opinião e solucioná-la perante a sociedade.

Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.

É difícil conceituar opinião pública, tendo em vista que existem dezenas de conceitos e muitos deles já se popularizaram. Entretanto, o conceito de opinião pública está frequentemente relacionado aos resultados de pesquisas. Dessa forma, opinião pública seria a somatória do conjunto de opiniões individuais.

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.

A pesquisa de opinião aplicada por uma organização visa conhecer a opinião do público externo de uma empresa, sendo inadequado aplicá-la para o público interno, já que, nesse caso, o mais indicado é a pesquisa de clima organizacional.

No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.

A audiência é composta por um grande número de pessoas que podem ou não ter algo em comum, exceto o fato de todas estarem recebendo a mesma comunicação transmitida, para serem caracterizadas como tal.

Julgue o próximo item, relativo a comunicação e sociedade.

Os blogues têm seu conteúdo dirigido para um público determinado em um ambiente online. Embora sejam um espaço de subjetividade compartilhada, eles devem ter seu conteúdo voltado à realidade, sem personagens, para não correrem o risco de perder seu público.

Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.

O profissional de relações públicas deve empenhar-se para criar estruturas e canais de comunicação para divulgar informações elaboradas com o intuito de favorecer e beneficiar a organização que representa, de modo a alcançar a eficiência máxima em seus serviços e valorizar a imagem institucional.

Em relação às dimensões da qualidade pessoal e profissional, à normalização técnica, à qualidade, à comunicação e a relações públicas, julgue o item a seguir.

A comunicação administrativa tem como propósito melhorar a imagem dos produtos ou serviços da empresa, valendo-se do marketing como uma de suas principais ferramentas.

O planejamento de relações públicas é uma atividade que requer análise sobre a realidade na qual se pretende interferir. Não se trata de fazer previsões, mas de preparar ações estratégicas que visem objetivos a serem alcançados.

Sobre a atividade de planejamento, é correto afirmar, EXCETO:

Otávio, relações-públicas de determinada organização, foi convidado a integrar o departamento de projetos especiais da empresa. Ele havia exercido na empresa o papel de relações institucionais por doze anos, período em que manteve contato com deputados federais e senadores. A vaga disponível para o departamento também era do interesse de outro relações-públicas da empresa, mas a disputa não afetou o clima organizacional. Otávio tinha em sua cartela de clientes concorrentes de sua empresa contratante, contudo, ao deixar o cargo anterior para assumir o novo cargo, ele apagou todos os arquivos e não repassou ao seu sucessor informações importantes para a continuidade das atividades de relações institucionais.

À luz do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, julgue o item subsequente, relativos à situação hipotética apresentada.

Otávio, como relações-públicas, é impedido de realizar lobby, mesmo que obedeça às normas quanto ao exercício do lobby emanadas pelo Congresso Nacional.

No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.

Dentro de uma organização, o relações-públicas assume uma função política ao lidar com relações de poder e ao atuar na administração de controvérsias, confrontos, crises e conflitos sociais.

Com relação a planejamento e organização de eventos, julgue o item seguinte.

Em território brasileiro, quando exposta dentre outras bandeiras, a Bandeira Nacional deve estar ao centro, se em dispositivos ímpares, ou o mais próximo possível do centro, à sua direita, se em dispositivos pares.

A viabilidade de um evento dependerá da elaboração de um planejamento orçamentário equilibrado. São fontes de captação de recursos financeiros:

A organização de eventos deve buscar oferecer meios de transporte e hospedagem que facilitem a participação dos interessados no evento. Analise as assertivas abaixo em relação aos serviços de transporte e hospedagem para eventos e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas. ( ) São requisitos dos serviços de transportes que atendam às demandas específicas de evento: praticar preços atrativos, possuir rotas frequentes, oferecer conforto e segurança. ( ) Convidados e palestrantes de outros estados e países deverão ser recepcionados em seus locais de desembarque e orientados quanto ao sistema de transporte local mais indicado. ( ) Quanto ao planejamento de hospedagem, deve-se apenas reservar ou bloquear o hotel e confirmar a reserva. ( ) As companhias de transporte que oferecem benefícios ao evento e seus participantes são denominadas de “transportadora oficial do evento”. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Sobre as Feiras de Livros, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Evento voltado, em sua essência, à comercialização de variada gama de produtos a preços promocionais. II. Não exige a elaboração de um projeto, visto que é de conhecimento comum os objetivos e o público-alvo das Feiras de Livros. III. A valorização da leitura e da comunicação e o desenvolvimento da economia do livro são eixos do Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL). IV. O local da feira deverá ser um espaço público aberto, não sendo possível realizá-la em ambientes fechados.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282