Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
Correspondências, mala direta, relatórios e spots são veículos de comunicação dirigida.
Acerca da formação da opinião pública, julgue o item que se segue.
O poder da opinião pública afeta as decisões gerenciais, e é função do relações-públicas identificar essa opinião e solucioná-la perante a sociedade.
Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.
É difícil conceituar opinião pública, tendo em vista que existem dezenas de conceitos e muitos deles já se popularizaram. Entretanto, o conceito de opinião pública está frequentemente relacionado aos resultados de pesquisas. Dessa forma, opinião pública seria a somatória do conjunto de opiniões individuais.
Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.
A pesquisa de opinião aplicada por uma organização visa conhecer a opinião do público externo de uma empresa, sendo inadequado aplicá-la para o público interno, já que, nesse caso, o mais indicado é a pesquisa de clima organizacional.
No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.
A audiência é composta por um grande número de pessoas que podem ou não ter algo em comum, exceto o fato de todas estarem recebendo a mesma comunicação transmitida, para serem caracterizadas como tal.
Julgue o próximo item, relativo a comunicação e sociedade.
Os blogues têm seu conteúdo dirigido para um público determinado em um ambiente online. Embora sejam um espaço de subjetividade compartilhada, eles devem ter seu conteúdo voltado à realidade, sem personagens, para não correrem o risco de perder seu público.
Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.
O profissional de relações públicas deve empenhar-se para criar estruturas e canais de comunicação para divulgar informações elaboradas com o intuito de favorecer e beneficiar a organização que representa, de modo a alcançar a eficiência máxima em seus serviços e valorizar a imagem institucional.
Em relação às dimensões da qualidade pessoal e profissional, à normalização técnica, à qualidade, à comunicação e a relações públicas, julgue o item a seguir.
A comunicação administrativa tem como propósito melhorar a imagem dos produtos ou serviços da empresa, valendo-se do marketing como uma de suas principais ferramentas.
O planejamento de relações públicas é uma atividade que requer análise sobre a realidade na qual se pretende interferir. Não se trata de fazer previsões, mas de preparar ações estratégicas que visem objetivos a serem alcançados.
Sobre a atividade de planejamento, é correto afirmar, EXCETO:
Otávio, relações-públicas de determinada organização, foi convidado a integrar o departamento de projetos especiais da empresa. Ele havia exercido na empresa o papel de relações institucionais por doze anos, período em que manteve contato com deputados federais e senadores. A vaga disponível para o departamento também era do interesse de outro relações-públicas da empresa, mas a disputa não afetou o clima organizacional. Otávio tinha em sua cartela de clientes concorrentes de sua empresa contratante, contudo, ao deixar o cargo anterior para assumir o novo cargo, ele apagou todos os arquivos e não repassou ao seu sucessor informações importantes para a continuidade das atividades de relações institucionais.
À luz do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, julgue o item subsequente, relativos à situação hipotética apresentada.
Otávio, como relações-públicas, é impedido de realizar lobby, mesmo que obedeça às normas quanto ao exercício do lobby emanadas pelo Congresso Nacional.
No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.
Dentro de uma organização, o relações-públicas assume uma função política ao lidar com relações de poder e ao atuar na administração de controvérsias, confrontos, crises e conflitos sociais.
Com relação a planejamento e organização de eventos, julgue o item seguinte.
Em território brasileiro, quando exposta dentre outras bandeiras, a Bandeira Nacional deve estar ao centro, se em dispositivos ímpares, ou o mais próximo possível do centro, à sua direita, se em dispositivos pares.
A viabilidade de um evento dependerá da elaboração de um planejamento orçamentário equilibrado. São fontes de captação de recursos financeiros:
A organização de eventos deve buscar oferecer meios de transporte e hospedagem que facilitem a participação dos interessados no evento. Analise as assertivas abaixo em relação aos serviços de transporte e hospedagem para eventos e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas. ( ) São requisitos dos serviços de transportes que atendam às demandas específicas de evento: praticar preços atrativos, possuir rotas frequentes, oferecer conforto e segurança. ( ) Convidados e palestrantes de outros estados e países deverão ser recepcionados em seus locais de desembarque e orientados quanto ao sistema de transporte local mais indicado. ( ) Quanto ao planejamento de hospedagem, deve-se apenas reservar ou bloquear o hotel e confirmar a reserva. ( ) As companhias de transporte que oferecem benefícios ao evento e seus participantes são denominadas de “transportadora oficial do evento”. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre as Feiras de Livros, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Evento voltado, em sua essência, à comercialização de variada gama de produtos a preços promocionais. II. Não exige a elaboração de um projeto, visto que é de conhecimento comum os objetivos e o público-alvo das Feiras de Livros. III. A valorização da leitura e da comunicação e o desenvolvimento da economia do livro são eixos do Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL). IV. O local da feira deverá ser um espaço público aberto, não sendo possível realizá-la em ambientes fechados.