Com que antecedência deve-se formalizar um convite para um evento particular e para solenidades formais, respectivamente?
No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.
No estudo do ambiente organizacional, o levantamento de variáveis dos setores tecnológico, legal e social compõe a etapa de análise do ambiente setorial da empresa.
A Ecologia da Informação baseia-se:
Sobre o sigilo profissional, de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, NÃO é correto afirmar:
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
Como atividade profissional, o relações-públicas, cujo papel consiste em desenvolver políticas de relacionamento e programas de comunicação para administrar conflitos existentes, tem por objeto, especificamente, os públicos das organizações.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
Devido a raízes históricas, as relações públicas se concentravam com prioridade na área externa, planejando e operando as estratégias de projeção da imagem; por um longo período de tempo, a comunicação interna das organizações esteve a cargo da área de recursos humanos, o que criava tensões com o setor de relações públicas.
Públicos são indivíduos cujos interesses comuns sejam atingidos pelas ações de uma organização e cujos atos afetem direta ou indiretamente os interesses da organização. Com relação à classificação dos públicos, julgue o próximo item.
Os públicos podem ser classificados sob diversos critérios, entre eles, quanto a localização, vínculo com a organização, tipo de relacionamento com a organização e influência na organização.
Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.
Entende-se por comunicação integrada a filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, possibilitando-lhes uma atuação sinérgica.
Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
Comunicação dirigida é uma área nova que começa a ser estudada no campo da comunicação, devido à importância de conhecimento mais profundo dos públicos.
Acerca da formação da opinião pública, julgue o item que se segue.
A opinião pública decorre das massas que, tendo um objetivo de observação, expressam seu apoio ou sua discordância durante a análise das proposições controvertidas.
Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.
A opinião pública tem sua origem no debate público, tendo em vista que, dificilmente, uma pessoa, isoladamente, conceba uma opinião. Diversas fontes são levadas em conta na formação da opinião de uma pessoa, tais como as pessoas com que ela se relaciona e as informações que recebe diariamente das diversas mídias com que convive.
Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.
As ações de avaliação e controle são distintas e acontecem em momentos específicos de uma pesquisa de opinião. A avaliação ocorre durante a execução da pesquisa, oportunidade em que se podem avaliar e corrigir possíveis erros. O controle ocorre quando já foi finalizada a pesquisa, com o intuito de apurar os resultados obtidos.
No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.
Pode-se entender como não público de uma empresa o grupo de pessoas que enfrenta o mesmo problema, sem necessariamente reconhecer a existência dele ou fazer alguma coisa a respeito, não exercendo influência sobre a empresa, mas sendo influenciado por ela de alguma maneira.
Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.
Para as instituições de comunicação, o conceito de accountability está relacionado ao mecanismo de participação escolhido, como, por exemplo, o retorno para cada contato que enviou pautas e mensagens, como forma de responsabilização social.
A comunicação organizacional, segundo a estudiosa da área Margarida Kunsch, aglutina várias modalidades comunicacionais que se expressam no interior das organizações, tais como a