O expressivo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ocorrido nas últimas décadas potencializou a Educação a Distância (EaD). Em relação a essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O uso das TIC na educação foi previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 exclusivamente para a modalidade a distância, uma vez que a educação presencial fundamenta-se no diálogo e na interação direta entre os atores envolvidos no processo educativo. ( ) A EaD altera os conceitos de espaço e tempo historicamente adotados pelas escolas e universidades, pois permite intercomunicação síncrona e assíncrona entre educadores e educandos posicionados em diferentes contextos geográficos e culturais. ( ) A educação a distância é potencializada pela integração de várias mídias que podem ser acessadas tanto em tempo real como no horário favorável a cada educador e educando. ( ) O professor que atua na EaD precisa estar atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação. Na condição de docente não impõe; acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende junto com o aluno. Assinale a sequência correta.
A educação para o trânsito requer adoção de projetos pedagógicos alternativos. Em relação aos pressupostos de tais projetos, analise as afirmativas. I - A educação para o trânsito pressupõe um processo de aprendizagem contínua e implica utilização de metodologias diversas para atingir diferentes faixas etárias e público diferenciado. II - Os projetos educativos devem difundir valores e normas de conduta da vida no trânsito por meio de cursos e/ou eventos rápidos e esporádicos voltados para a instrução sobre os sinais das vias públicas. III - Para reduzir o espantoso número de óbitos que ocorrem nas ruas e estradas brasileiras, faz-se necessário criar uma disciplina que desenvolva projetos alternativos de educação para o trânsito, visando especificamente ao ensino de normas e à explicitação das punições para as diferentes infrações. IV - A educação para o trânsito não se reduz à mera transmissão de informações, pois objetiva mudanças de valores, comportamentos e atitudes de condutores e pedestres. Está correto o que se afirma em
Sobre a educação para o trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro, assinale a afirmativa INCORRETA.
A coluna da esquerda apresenta modalidades do planejamento educacional, e a da direita, a definição de
cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Planejamento nacional de educação
2 - Planejamento ou plano curricular
3 - Planejamento ou plano escolar
4 - Planejamento ou plano de ensino
( ) É uma ação elaborada pelo professor, visto que é o processo que se desenvolve no nível mais concreto da atuação docente em sala de aula.
( ) Desenvolve-se no âmbito da escola a fim de promover a aprendizagem dos estudantes, considerando os objetivos e pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam o projeto de educação da instituição.
( ) Congrega a previsibilidade de todas as atividades da escola em consonância com as suas finalidades, organização, coordenação e filosofia.
( ) Possui força de lei, sendo capaz de conferir estabilidade às iniciativas governamentais na área da educação.
Marque a sequência correta.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir
e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da
experiência compõe o fenômeno educativo.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim,
compreender a natureza da educação é compreender a natureza
humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo
homem.
Julgue os itens seguintes, relativos à aprendizagem organizacional e ao desenvolvimento de competências como conhecimentos, habilidades e atitudes.
Em face da crise do emprego e da valorização de
potencialidades individuais, as negociações coletivas
orientam-se pelas categorias de trabalhadores, com base em
normas e regras pactuadas coletivamente e aplicadas
individualmente.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com
sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais
e coletivos da população majoritária definido coletivamente.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece
subsídios ao projeto político-pedagógico e orienta as ações dos
educadores e educandos. Ela tem um compromisso amplo, não
somente quanto a eficiência e a eficácia, mas também com os
resultados da própria organização do trabalho pedagógico.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
Por meio do planejamento de ensino, o professor direciona
suas ações para alcançar metas específicas, define estratégias
e recursos necessários para atingir os objetivos e propõe meios
de se avaliar os resultados obtidos.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
Entre os resultados imediatos gerados por uma ação, a reação
é a que demonstra o grau de utilidade e o nível de dificuldade
do curso, bem como o grau de satisfação de seus participantes.
Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.
O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem cuja
concepção pedagógica está fundamentada na aprendizagem
colaborativa e na concepção socioconstrutivista.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
A sociedade do conhecimento substitui a industrial e tem o
próprio conhecimento como novo fator de produção e motor da
economia.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
Nos projetos sociais, a ação pedagógica objetiva a promoção
da aprendizagem dos sujeitos em diferentes fases do
desenvolvimento humano e em diversos níveis e modalidades
do processo educativo.
Um experiente pedagogo foi designado para preparar uma turma de servidores públicos de nível superior para uma ação de desenvolvimento de equipe. Para iniciar as atividades, o profissional realizou uma dinâmica de grupo. Distribuiu várias caixas ilustradas com gravuras recortadas de revistas sobre diferentes situações de vida. Em uma primeira rodada, as caixas circulavam entre os membros do grupo para conhecimento. Na segunda rodada, cada membro deveria escolher e reter uma caixa. Na sequência compartilhava com o grupo o significado da sua escolha. As caixas não escolhidas ficavam dispostas no centro do círculo e os participantes poderiam indicar também suas rejeições, partilhando seus sentimentos, como o fizeram em relação à caixa de preferência. A técnica utilizada foi: