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Para Mario Sergio Cortella, “Se o ensino da Filosofia trabalhar com a noção/ideia de pluralidade cultural, diversidade de vida e multiplicidade étnica, fará com que haja a compreensão do respeito à diversidade. Pobres, negros, mulheres, homossexuais, entre outros, precisam ser tratados, no campo da ética e do ensino da Filosofia, dentro do conceito que eu chamo de antropodiversidade. Lidamos muito com o conceito de biodiversidade, mas também é preciso introduzir a ideia de diversidade humana. Nessa direção, o ensino da Filosofia não tem a exclusiva tarefa de fazer essa conversão, mas tem a força de oferecer fundamentos para que se pense, no campo da história humana e da reflexão filosófica, o lugar da diversidade.”

Cabe ressaltar que, as chamadas minorias nas quais normalmente são referidas, são minorias:

Segundo Kant, a vontade dá dignidade ao ser humano: ele apenas obedece àquilo que lhe faz um profundo sentido interno. Na obra “Cinco Estudos de Educação Moral”, o organizador Lino de Macedo aborda questões referentes à autonomia e obediência. Sobre esses temas, é correto afirmar que

Leia atentamente o seguinte fragmento: “Parece impossível conceber um olhar sobre a história da arte sem que este caminho aponte também para a história do corpo. Em sua mais vasta fluidez ou mesmo na rigidez material que o limita, o corpo parece o espaço mais palpável onde a arte acontece, onde os sentidos são estimulados e percebidos, e a imensidão de um outro alguém, objeto ou espaço encontra possibilidade real de interação” (Jornal da Unicamp, out.2018, edição web). Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O indivíduo age no mundo por meio de seu corpo, mais especificamente pelo movimento, e é o movimento corporal que possibilita às pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidos.

II. Toda interação possível parece ligar a corporalidade de forma intrínseca a, pelo menos, duas distintas formas de educação: uma que estimule que o corpo diga, e outra que eduque para o não-movimento, portanto, para a repressão.

III. Uma das motivações para o silenciamento corporal reside no fato de boa parte das propostas educacionais valorizar o saber cognitivo, o pensamento, o uso isolado da mente, da reflexão, ignorando o corpo completamente

Pode-se dizer que os fundamentos sociofilosóficos constituem a base para o entendimento da educação na sociedade. As autoras Cecília Queiroz e Filomena Moita compartilham desta perspectiva, trazendo conceitos filosóficos para a reflexão do campo da educação. A respeito de um desses conceitos, elas afirmam: “[...] é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente
relacionado com uma dada cultura e/ou religião. [...] procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semideuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). [...] é uma primeira tentativa de explicar a realidade”.

Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito definido nesse excerto.

Sobre os fundamentos filosóficos da educação, é correto afirmar:

A liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, é de acordo com a Lei de diretrizes e bases da educação nacional, considerado:

Acerca da concepção empirista voltada à educação, é incorreto afirmar que:

A Pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco:

A teoria inatista do desenvolvimento é inspirada nas premissas do:

Filósofo iluminista que se preocupava com a ideia de que a educação para que tivesse início, deveria se preocupar com os interesses da criança, além de valorizar todas abordagens metodológicas que inspiravam o desenvolvimento saudável e natural da criança. Este pensador influenciou ao longo do tempo e até hoje influencia teoria e conceitos sobre a aprendizagem, trata-se de:

“O educador seja pedagogo, seja licenciado […] deve ter uma consciência crítica para transformar sua ação pedagógica num instrumento de construção e reconstrução do processo de conhecimento sem o qual não há civilização" (CARDOSO, Elpídio et al, 1993; s/p). A esse respeito, considere a seguir as contribuições formativas dos fundamentos filosófcos, históricos, sociológicos e econômicos da educação atrelada ao entendimento de sabedoria atribuindo-lhes valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ):

( ) Considerando a filosofia o exercício do pensamento direcionado, ela não deve apenas conhecer o que disseram os pensadores. Ela precisa modelar o pensamento. Este é o seu compromisso histórico, desde Pitágoras, que formulou o seu nome: filos + sofia (o amigo da sabedoria)

( ) Sendo a sabedoria ampla, abrangente e evolutiva, está na criatividade do pensamento humano a vida da filosofia

( ) A filosofia da educação, considerada esta uma atividade social de comunicação e a filosofia da pedagogia, como inspiradora das ciências da educação, são o exercício livre e criativo das inteligências pensantes que destas realidades se preocupam

( ) No livre exercício do pensamento que gera a filosofia e que por ela é gerado, deve haver lugar para todas as direções. E dos vetores da roda d'água deste moinho, se expandirá a sabedoria

( ) É apenas na filosofia aristotélico-tomista nem na ideologia do partido único anterior à Perestroika, que se fundamentam as ciências pedagógicas, portanto não na livre expressão das ideias que um novo currículo e uma nova metodologia nascerão

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Um filósofo, ao analisar a reprodução das condições de produção que implica a reprodução de forças produtivas e das relações de produção existentes, distingue no Estado vários aparelhos. Em um desses aparelhos a ideologia tem uma existência material, isto é, existe sempre radicada em práticas materiais reguladas por rituais materiais definidos por instituições materiais. Estamos falando do aparelho ideológico de Estado. Este pensador se chama:

Para John Dewey, a educação é: 

A afirmação: “O homem só pode tornar-se homem pela educação” foi feita por:

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