O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) se constitui como um monumento histórico no Brasil, por ser a primeira escola voltada para surdos. São personalidades históricas que têm relação direta com a fundação do INES:
Roman Jakobson (1987) dividiu a área de tradução, ou os tipos de tradução, em três: tradução intralingual, tradução intersemiótica e tradução interlingual. A definição CORRETA de "Tradução Intersemiótica" é:
Os estudos de Lacerda (2011) apontam a importância da participação do Intérprete Educacional nas reuniões de planejamento docente. Justifica, de maneira mais adequada e em consonância com o texto citado, tal importância o que se afirma em:
Pensando na surdez por uma perspectiva culturalista, rompendo com os usos fundados em bases clínicas que declaram a anormalidade, colocando os surdos dentro de quadros e contextos socioculturais, podemos encontrar como possibilidades representações que diferem das posições que compreendem a surdez como deficiência. A compreensão da surdez sob a perspectiva culturalista é apresentada em:
The statement that best summarizes the main point being made in the text is:
The words underlined and boldtyped in the text (they / another / which / one / the latter) have the following referents, respectively:
The only alternative which DOES NOT describe a theoretical component in interpreter and translation training, according to Gile (1995), is:
The sentences in the alternatives below are written in Standard English, EXCEPT in:
The phrases that appear in bold in the sentences above (huge flood, common knowledge, a constant fear) can be replaced, respectively, with the LEAST change in meaning by:
The pairs of sentences in the alternatives below have semantic proximity and are grammatically accurate, EXCEPT in:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB), estabelece que o acesso à educação básica obrigatória constitui direito público subjetivo, sendo exigível, inclusive pela via judicial, em caso de não-oferecimento ou de oferta irregular do ensino obrigatório pelo Poder Público. Dentre os instrumentos jurídicos previstos na LDB, para efetivação de tal direito, encontramos os abaixo listados, EXCETO:
Profissionais do órgão executivo de trânsito, responsáveis pela Educação para o Trânsito, elaboraram um projeto a ser realizado em instituições escolares e não escolares fundamentado no conceito de aprendizagem significativa de Ausubel e em uma abordagem vygotskyana do desenvolvimento humano. Considerando essa fundamentação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ensino e a aprendizagem são garantidos por meio de atividades de estímulos, respostas e reforços.
( ) A tecnologia educacional utilizada possibilita o desenvolvimento de esquemas de assimilação e internalização de instrumentos e signos.
( ) Os objetivos estão voltados para significados compartilhados e integração construtiva de pensamentos, sentimentos e ações.
( ) Na avaliação da aprendizagem, o acompanhamento da internalização de signos desconsidera os significados socialmente compartilhados.
( ) O conhecimento prévio e relevante dos educandos é previsto na proposição de atividades de incorporação, compreensão e fixação dos novos conhecimentos.
Assinale a sequência correta.
Considerando a epistemologia interacionista como fundamento do desenvolvimento humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A categoria fundamental é a interpretação.
( ) Chama a atenção para o caráter conflitivo, dinâmico e histórico da realidade, do mundo.
( ) A educação é tida como uma prática nas transformações sociais e políticas.
( ) O professor renuncia àquilo que seria a característica fundamental da sua ação: a intervenção no processo de aprendizagem do aluno.
Assinale a sequência correta.
Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a intersetorialidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito, prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais. ( ) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada, não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade. ( ) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a organização administrativa e pedagógica da escola. ( ) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social, facilitando o trabalho dos educadores. Assinale a sequência correta.