A literatura de áreas como a Sociologia, a Administração, a
Psicologia e a Educação tem sido bastante pródiga na discussão
das transformações que vêm ocorrendo na realidade do trabalho.
Em função do conjunto de mudanças sociais, políticas e
econômicas que vem marcando o final do século XX e o início do
século XXI, o mundo do trabalho passa a apostar na ideia de que
cada trabalhador produzirá mais na razão direta de sua maior
capacidade de aprender a aprender. Esse contexto caracteriza-se
pela maximização das competências:
As organizações de trabalho em geral sistematizam sua estrutura e suas atividades. Uma das sistematizações organizacionais que mais interessa ao pedagogo empresarial é aquela que diz respeito ao desenho de cargos, pois o desenvolvimento de competências dos funcionários está diretamente relacionado a tal sistematização. Vários modelos são utilizados para essa sistematização, com destaque para os modelos clássico, humanístico e contingencial. São características do modelo contingencial:
A pedagogia não é uma ciência exata, mas ações investigativas e avaliativas nesse âmbito podem contribuir para o desenvolvimento de pessoas. O processo sistêmico de treinamento e desenvolvimento (T&D) é composto por um conjunto de etapas. Aquelas que se caracterizam como ações investigativas e avaliativas são:
O pedagogo empresarial Carlos foi chamado a construir um projeto de formação de equipes. Atualizado com as competências demandadas de um pedagogo, Carlos considerou, no desenho do ciclo de vida do projeto, o nível de esforço que cada uma das etapas do projeto – definição, planejamento, execução e entrega – demandaria do seu setor. Se o ciclo de vida projetado por Carlos estiver de acordo com o que é usual na maioria dos projetos, ele deve esperar:
Para construir um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente, é
necessário adequar os variados meios hoje disponíveis aos
conhecimentos e habilidades a serem adquiridos pelos
participantes dos cursos, de forma a facilitar o aprendizado. A fim
de colocar a tecnologia a serviço da metodologia de ensino, uma
equipe de pedagogos de uma empresa de grande parte do setor
bancário, presente em centenas de municípios brasileiros,
desenvolveu uma série de cursos sobre procedimentos bancários
e sobre desenvolvimento gerencial na modalidade a distância.
Considerando as especificidades da educação a distância, avaliase
que a decisão da equipe foi:
Sobre a Gestão da Educação para o Trânsito em instituições escolares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É inviável ser promovida na pré-escola em virtude da tenra idade dos infantes.
( ) Remete sua importância ao caráter sistemático e processual da Educação para o Trânsito.
( ) Torna-se indispensável pela responsabilidade institucional com a formação e não meramente com a instrução das novas gerações.
( ) Precisa enxergar e atender a realidade de cada escola à revelia do Código de Trânsito Brasileiro.
Assinale sequência correta.
Os jogos educativos computadorizados têm-se mostrado como importante ferramenta multimídia para a utilização da informática na Educação para o Trânsito. Assinale a alternativa que apresenta unicamente vantagens dessa ferramenta para a qualidade da educação.
No que diz respeito à inclusão digital na sociedade contemporânea, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Engloba a democratização da informação e da tecnologia, o letramento digital e a produção de conhecimento.
( ) Implica atividades de interação em que as pessoas passem a ter oportunidades de desenvolver posturas ativas e participativas na sociedade.
( ) Prioriza a questão do acesso e consumo em detrimento da produção de informação em websites, blogs, boletins digitais e e-mails.
( ) Prescinde da disseminação do software livre, da produção de comunicação comunitária e da capacitação profissional.
Assinale a sequência correta.
Na história da Educação no Brasil, há registro da criação dos Centros Populares de Cultura na primeira metade da década de 1960. Sobre estes Centros, é correto afirmar:
A gestão da educação abrange os sistemas de ensino e a escola. [...] A democratização dos processos de gestão da escola, estabelecida na Constituição Nacional, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N.º 9.394/96) e no Plano Nacional de Educação, acentua a necessidade da ação coletiva compartilhada. A descentralização dos processos de organização e tomada de decisões em educação e a consequente construção da autonomia da escola demandam o desenvolvimento de espírito de equipe e noção de gestão compartilhada nas instituições de ensino, em todos os níveis.
(LÜCK, H. Gestão educacional – uma questão paradigmática. 4ª Ed. Campinas, SP, Vozes, 2008 (Série Cadernos de Gestão).)
À luz da concepção de democratização dos processos de Gestão no texto acima, marque a afirmativa correta.
Existem diferentes concepções de mundo, de sujeito do e no mundo, bem como de seu agir no mundo, configurando modelos epistemológicos (BECKER, 1994).
Sobre o processo de ensino e aprendizagem na epistemologia empirista, assinale a afirmativa INCORRETA.
A educação para o trânsito é uma atividade complexa que requer articulação com o Projeto PolíticoPedagógico (PPP) das instituições educativas. Se o PPP for fundamentado nas teorias críticas, ele se configura como
No que diz respeito ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas fundamentadas nas teorias críticas, é INCORRETO afirmar:
Projetos pedagógicos alternativos de educação para o trânsito que adotam um problema da realidade vivida pela comunidade escolar como tema gerador, a fim de fomentar o diálogo e a busca de soluções coletivas para os desafios enfrentados como situações-limite, buscam amparo teórico na
Sobre as Políticas Afirmativas, é INCORRETO afirmar: